Coreografia de uma ópera no colapso de uma paixão

15 Maio 2018, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

MAIO                                    3ª FEIRA                               21ª Aula

 

15

 

Por exigência exterior a nós e ao nosso programa tivemos de inventar uma substituição para a não-presença da nossa convidada Ângela Orbay. Muito lamentamos e compreendemos o contexto da sua ausência. Ela ter-nos-ia instruído sobre uma área que recebe pouca atenção nos nossos cursos. Refiro-me a Têxteis e Performance (a capacidade do tecido interagir com a presença do corpo artístico) e que preserva distância face à função dos figurinos em cena.

Decidi, perante a circunstância que nos foi adversa, que insistíssemos no trabalho de Sasha Waltz. Escolhi o DVD da ópera de Henry Purcell Dido & Aeneas, coreografada pela artista em 2005, e que nos possibilitou a entrada num outro registo e género artístico, a ópera, articulado com a dança.

Visionámos cerca de dois terços desse objecto. Primeiro extasiámo-nos com os bailarinos a dançar dentro de uma gigantesca tina de água, treinando a respiração como mergulhadores sem qualquer dispositivo de apoio, acção que cedo se distinguiu como marca deste espectáculo, e que viria a ter no final do mesmo uma replicação que iriamos observar e comentar posteriormente.

Cedo percebemos como se duplicam corpos e vozes, criando espaço aberto de representação para bailarinos e cantores. Voltámos a recuperar a materialidade do espaço como interveniente activo na concepção coreográfica de Sasha Waltz. Apercebemo-nos dos efeitos produzidos pelo desenho de luz, em particular, sobre a organização do espaço vertical. Tomámos o nosso tempo na recuperação de uma história antiga, que conhecemos do livro IV da Eneida, escrita por Virgílio, e que nos conta a trágica história de uma paixão com fim mortal, a história da rainha Dido de Cartago que se suicida por ter visto partir para sempre Eneias, o herói de Troia e o seu homem.

 

Vídeo visionado:

Dido &Aeneas, ópera coreográfica de Henry Purcell e Sasha Waltz, Sasha Waltz & Guests, Akademie für Alte Musik Berlin, Vocalconsort Berlin, Arthaus Music, 2005, 98 min.