Papaiouannou e as suas ideosincrisias

25 Maio 2018, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

MAIO                                    6ª FEIRA                                          24ª Aula

 

 

25

 

Introduzimos hoje no nosso estudo dedicado à dança um novo coreógrafo, Dimitris Papaioannou, de origem grega. Tal como Sasha Waltz, Papaiouannou desenvolve a sua arte soberana, a dança, em directa articulação com outras artes. No seu caso, a formação primeira nas artes plásticas, agrega-o a uma capacidade meticulosa de observação e criação de imagens que desenha para cena e que os seus bailarinos executam de forma rigorosa. Acresce dizer que Papaioannou dança quase sempre nas suas coreografias. De que tratam elas? Podemos dizer que de muita coisa, porque o espaço de representação, exterior e interior, é um mundo de pequenos mundos entre si associados e que reflectem formas de conflitualidade humana no quotidiano, com enquadramento mitológico muitas vezes, nomeadamente a partir de mitos da civilização ocidental, como reflexão sobre a arte pictórica de distintas épocas, sobre a arte cinematográfica como criação de utopias em que o ser humano se projecta mas de cuja realização apenas se abeira no reconhecimento da sua incompletude. E é desta incompletude que são feitas as coreografias de Papaiouannou. A vida e a morte planeiam juntas os labirintos entre o orgânico e o mecânico, entre o corpo plástico e o corpo-prótese, entre as singularidades de uma cadeia humana que sustenta o mito da Criação ou a amplitude do espaço sideral onde navega um touro-Europa empurrado pelas poalhas cósmicas.

A riqueza imaginativa do coreógrafo, que a partir de 2004 alcança o reconhecimento internacional, está associada a uma leitura do nosso tempo de grande relevância crítica. O seu comprometimento estético próprio e singular propõe obra que incentiva o pensamento dos seus espectadores. É por isso que a citação nas suas composições coreográficas se vem tornando cada vez mais frequente. Tudo vale por si mesmo e tudo vale na extensão da troca com outras imagens e objectos.

Na impossibilidade de termos tido acesso a obras completas, optámos por visitar pequenos vídeos que nos ajudassem a comprovar apenas uma pequena dimensão da obra deste coreógrafo grego contemporâneo.

 

Vídeos visionados:

https://vimeo.com/papaioannou

https://vimeo.com/100021239

https://vimeo.com/38186013

https://vimeo.com/190056876