Uma encenação polémica
6 Abril 2018, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Visionamento do espectáculo duplo Die Schutzflehenden /Die Schutzbefohlenen - As Suplicantes de Ésquilo / Os Protegidos de Elfriede Jelinek, numa encenação de Enrico Lübbe, Schauspiel Leipzig, 2016.
Foram os alunos convidados a ver um espectáculo em língua desconhecida, o alemão, com o intuito de se concentrarem em outras linguagens, nomeadamente cénicas e de representação.
A proposta não foi exactamente sujeitar os alunos a uma sessão de tortura, uma vez que tanto o texto de Ésquilo como o de Jelinek eram conhecidos.
A opção de construção do espectáculo suscitou controvérsia, e ainda bem, pois esse era o principal intento. Os alunos reagiram com vigor às opções do encenador, em particular, à sua obsessão por pôr em cena a transvestização. Considerando ainda o provincianismo de recursos, verificámos que a peça Os Protegidos de Jelinek se encontrava reduzida a medíocres lugares-comuns.
O exercício crítico, neste caso, revelou-se proveitoso, na medida em que um mau objecto estético, dramatúrgico e político-social deu origem a discussão inesperada.
DVD visionado:
Die Schutzflehenden /Die Schutzbefohlenen - As Suplicantes de Ésquilo / Os Protegidos de Elfriede Jelinek, numa encenação de Enrico Lübbe, Schauspiel Leipzig, 2016.