Discussão de trabalhos práticos / Classificações

8 Maio 2019, 08:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

Notas de TEORIA DA HISTÓRIA DA ARTE – 3º ano – 2018/2019


(ASSINALAM-SE COM ASTERISCO OS ALUNOS QUE APRESENTARAM / DISCUTIRAM TRABALHOS NA AULA DE 15-V *)

 

                                                                                                             Teste      Trabalho Prático      Nota Final

 

 

Alice Nunes Faria – ……………………………………………………………...        15                       15+                             15

(TP: Arte como Terapia. A arte dos doentes mentais e a descoberta do mundo interior).

 

Ana Bela Valentim Pereira Águas – ……………………………………….        14+                     17                              16

(TP: A Suplicante, de Camille Claudel …).

 

Ana Carolina Ribeiro Westwood – …………………………………………         14+                     15+                            15

(TP: A Mulher como Artista. Realidades da História da Arte).

 

Ana Catarina Cecília Fontes – ………………………………………………….           f                         f                                 F

(TP: Francisco de Paula Oliveira (Pavel / António Rodriguez) e a crítica de arte neo-realista no México).

 

Andreia Filipa Avidago da Cunha Gomes – *…………………………………   16+                        18                           18 

(TP: A génese do Futurismo. Reflexão sobre uma arte de vanguarda, com comentário crítico de Clive Bell.

 

Beatriz Ataíde Lisboa de Macedo Faria – ……………………………………….    12+                     16+                            15 

(TP: Revitalização do valor de culto da obra de arte – reflexão a partir de um exemplo de Richard Serra).

 

Beatriz Maria Avelar Teodoro – ……………………………………………………….   15+                      15+                          15+

(TP: A iconoclastia na arte contemporânea: o caso de Nicola Samorai --  ex: The Golden Child).

 

Bruna de Oliveira Azevedo -- ……………………………………………………………….  15+                    14+                           15

(TP: The Principles of Art, de Robin George Collingwood).

 

Carlota da Silva Cortesão – …………………………………………………………………..   13+                  15+                        15

(TP: A escultura pública em rotundas portuguesas).

 

Carolina de Azevedo Ramos – ………………………………………………………………..  12                     14                        13

(TP: A crescente aura nas pinturas de Vincent van Gogh).

 

Catarina Fernandes Rodrigues – ……………………………………………………………   12+                     f                          F

(TP: …)

 

Cláudia da Silva Costa – ………………………………………………………………………..   12+                    14+                    14            

(TP: Simbiose entre Arte e Publicidade).

 

Diogo Garcia Rodrigues – *………………………………………………………………………   16+                 16                     17

(TP: O Artista e a sua Liberdade. Análise às iluminuras presentes nas margens dos manuscritos medievais)

 

Francisca de Campos Martins – …………………………………………………………………  12+                  14+                  14

(TP: Comentário à obra ‘Do Espiritual na Arte’ de Vassily Kandinsky).

 

Gabriel Formigo Domingues – ………………………………………………………………….    13+                   14+                 14+

(TP: Alberto Giacometti, ‘Monumental head’)

 

Inês Abreu do Carmo Garcia – ……………………………………….…………………………..   17+                  17                    17

(TP: Obra de Karl Blassfeldt: de Fotografia Técnica a Obra de Arte. Um Ensaio sobre Fotografia)

 

Inês Serrorio de Macedo – …………………………………………………………………………    13+                   14                    14

(TP: Frida Kahlo e a depressão na arte).

 

Inês Simão Chumbinho dos Reis Sebastião – *…………………………………………………  13+               15                  15

(TP: A Capela de Santa Eufémia da Serra de Sintra…)

 

Jennifer Bettencourt Vieira – *………………………………………………………………………… 14+                  15+                16

(TP: A Melancolia na Arte. O poder e a fragilidade das obras de arte)

 

Jéssica Mira Freitas – ……………………………………………………………………………………….. 13                 15                  14

(TP: Inês de Castro pressentindo os assassinos…)

 

Joana Marisa B. T. Bessa – ………………………………………………………………………………… 14                 15+                 15

(TP: O contributo da arte urbana na vila de Riachos).

 

Joana da Gama Dominguez – …………………………………………………………………………….  12                15                   14

(TP: A Transfiguração de Cristo de Rafael Sanzio (e Giulio Romano) e as suas retomas).

 

João Gomes Pereira Duarte Belo – ……………………………………………………………............  16+               16                    16

(TP: Yve Minjun , Execution – Avant Garde chinesa, 1995).

 

Laura Maria Fonseca de Carvalho Torres – *……………………………………………………………. 16+            18+                18+

(TP: A religiosidade em Alexander Mcqueen –  Dessacralização da arte ? Uma análise iconográfica, simbólica e sociológica).

 

Laura Catarina de Jesus e Silva e Matos Farias – ……………………………………………...........  16+            17+              18

(TP: Arte & Feminismo. Teorias e Práticas na Arte)

 

Mafalda Sofia Cunha Roças – ……………………………………………………………………………….…    16+            17              17

(TP: A Autenticidade do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha: de edifício monacal a complexo museológico).

 

Margarida Capelo – ………………………………………………………………………………………………….   14           13+             14

(TP: Revestimento azulejar das capelas da igreja matriz de Alhos Vedros…).

 

Maria Ângela da Silva Rosa – *………………………………………………………………………………….   14+          16+            16

(TP: Introdução ao método de identificação da obra de arte: análise do conceito de artworld de Arthur Danto, com um estudo de caso: Beyoncé Mass, de Yolanda Norton, no programa da Bienal BOCA, de 2019).

 

Maria Joaquina A. Carita – ………………………………………………………………………………………….   f              f              F

(TP: O Templo de Abu-Simbel, no Egipto (questões de ética patrimonial na trasladação de monumentos…)

 

Maria da Luz Pinheiro – *…………………………………………………………………………………………….. 17+        18+          18+

(TP: «para vossa disposição, tudo o que de mais precioso me pertence»: Aurélia de Sousa e a pintura feminina na viragem do século XIX para o XX).

 

Mariana da Cruz Alves – ………………………………………………………………………………………………… 13         15           14

(TP: A efemeridade do gosto).

 

Mariana Casimiro Coelho dos Santos Roque – ………………………………………………………………. 14+        15          15

TP: sem título – sobre a Iconoclastia e a destruição do Cinema Monumental, do arq. Rodrigues Lima)

 

Mariana Filipa Americano da Silva – *………………………………………………………………………..    14+          16         16

(TP: Sobre o fenecimento das auras: o Calvário de Gregório Lopes (1544) no Bom Jesus de Valverde e as suas variantes e réplicas).

 

Marta Paula de Almeida – ……………………………………………………………………………………………  15          18          17

(TP: Reflexão acerca das relações entre a Aura e as intervenções de restauro. Análise de cinco casos de estudo).

 

Marta Seixas Parente – …………………………………………………………………………………………………… 13         15             14

(TP: ‘Ciúme, de José Malhoa).

 

Marta Silva Pereira – *………………………………………………………………………………………………....   14+        16            16

(TP: O espectáculo Pedro e Inês, de Olga Roriz: a aura e a reprodutibilidade na dança e nas artes do espectáculo).

 

Natacha Sofia Guerreiro de Jesus – ………………………………………………………………………………… 14+         16           16

(TP: Guy Ribes, a Aura e o Fake).

 

Patrícia Alexandra Rodrigues – …………………………………………………………………………..…………… 14+        15           15

(TP: O Monumento a José Afonso: uma obra com aura ?)

 

Pedro Mendonça Cantoneiro – ………………………………………………………………………………………..  14          15+          15

(TP: O Auditório José Afonso: um olhar sobre a renovação estética da principal avenida de setúbal e as suas influências culturais)

 

Pedro Miguel Oliveira Ramos -- ………………………………………………………………………………………… 12            14+          14

(TP: A Beleza Artística na perspectiva de Roger Scruton)

 

Raquel Filipa Vinagre Soares – ………………………………………………………………………………………….. 14+          15           15

(TP: Bordalo II e a dimensão do fantástico das Street Art).

 

Rita Dias Esteves – …………………………………………………………………………………………………………..    14+         15        15

(TP: As pinturas murais na Capela de São Sebastião e a arte na vila de Castro Marim depois da Guerra da Restauração)

 

Rita Ribeiro Castro Serra – ………………………………………………………………………………………………      14+         15+      15

(TP: A Obra de Arte: obtenção de Aura e validação contemporânea).

 

Rodrigo José da Silva Fidalgo – *………………………………………………………………………………………..   14+        16           16

(TP: Daniel na Cova dos Leões. Pintura; diversos usos artísticos e perenidade de aura).

 

Rúben Alexandre Silva Henriques – …………………………………………………………………………….………  15          17+      17

(TP: A arte enquanto mecanismo de criar memória).

 

Rui Miguel Correia Parreira – *……………………………………………………………………………………………..  14+      15+        16           

(TP: Arte Contemporânea: limites e fronteiras. O Ready-made).

 

Tatiana Nunes – …………………………………………………………………………………………………………………..    f             f           F

TP: A Última Ceia de Leonardo da Vinci…).

 

Teresa Maria dos Santos Ribeiro – ………………………………………………………………………………………..  15+       16+       17

(TP: Rapariga com brinco de pérola, de Vermeer …)

 

Tomás Mexia Gorjão – …………………………………………………………………………………………………………. 16     17+           17

(TP: Live in your head. When Attitude becomes form (Kunsthalle, Berna, 1969). Os discursos, o espaço iconoclasta e a curadoria de Harald Szeemann. Uma análise).

 

Vanessa Guimarães da Costa Bastos – ……..……………………………………………………………………………. 11        14        13

(TP: Comentário ao conceito de Artworld de Arthur Danto).

 

Vera Curiel – *……………………………………………………………………………………………………………………….  16          17        17

(TP: O simbolismo na obra de Josefa de Óbidos).