Discussão de trabalhos práticos / Classificações
8 Maio 2019, 08:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
Notas de TEORIA DA HISTÓRIA DA ARTE – 3º ano – 2018/2019
(ASSINALAM-SE COM ASTERISCO OS ALUNOS QUE APRESENTARAM / DISCUTIRAM TRABALHOS NA AULA DE 15-V *)
Teste Trabalho Prático Nota Final
Alice Nunes Faria – ……………………………………………………………... 15 15+ 15
(TP: Arte como Terapia. A arte dos doentes mentais e a descoberta do mundo interior).
Ana Bela Valentim Pereira Águas – ………………………………………. 14+ 17 16
(TP: A Suplicante, de Camille Claudel …).
Ana Carolina Ribeiro Westwood – ………………………………………… 14+ 15+ 15
(TP: A Mulher como Artista. Realidades da História da Arte).
Ana Catarina Cecília Fontes – …………………………………………………. f f F
(TP: Francisco de Paula Oliveira (Pavel / António Rodriguez) e a crítica de arte neo-realista no México).
Andreia Filipa Avidago da Cunha Gomes – *………………………………… 16+ 18 18
(TP: A génese do Futurismo. Reflexão sobre uma arte de vanguarda, com comentário crítico de Clive Bell.
Beatriz Ataíde Lisboa de Macedo Faria – ………………………………………. 12+ 16+ 15
(TP: Revitalização do valor de culto da obra de arte – reflexão a partir de um exemplo de Richard Serra).
Beatriz Maria Avelar Teodoro – ………………………………………………………. 15+ 15+ 15+
(TP: A iconoclastia na arte contemporânea: o caso de Nicola Samorai -- ex: The Golden Child).
Bruna de Oliveira Azevedo -- ………………………………………………………………. 15+ 14+ 15
(TP: The Principles of Art, de Robin George Collingwood).
Carlota da Silva Cortesão – ………………………………………………………………….. 13+ 15+ 15
(TP: A escultura pública em rotundas portuguesas).
Carolina de Azevedo Ramos – ……………………………………………………………….. 12 14 13
(TP: A crescente aura nas pinturas de Vincent van Gogh).
Catarina Fernandes Rodrigues – …………………………………………………………… 12+ f F
(TP: …)
Cláudia da Silva Costa – ……………………………………………………………………….. 12+ 14+ 14
(TP: Simbiose entre Arte e Publicidade).
Diogo Garcia Rodrigues – *……………………………………………………………………… 16+ 16 17
(TP: O Artista e a sua Liberdade. Análise às iluminuras presentes nas margens dos manuscritos medievais)
Francisca de Campos Martins – ………………………………………………………………… 12+ 14+ 14
(TP: Comentário à obra ‘Do Espiritual na Arte’ de Vassily Kandinsky).
Gabriel Formigo Domingues – …………………………………………………………………. 13+ 14+ 14+
(TP: Alberto Giacometti, ‘Monumental head’)
Inês Abreu do Carmo Garcia – ……………………………………….………………………….. 17+ 17 17
(TP: Obra de Karl Blassfeldt: de Fotografia Técnica a Obra de Arte. Um Ensaio sobre Fotografia)
Inês Serrorio de Macedo – ………………………………………………………………………… 13+ 14 14
(TP: Frida Kahlo e a depressão na arte).
Inês Simão Chumbinho dos Reis Sebastião – *………………………………………………… 13+ 15 15
(TP: A Capela de Santa Eufémia da Serra de Sintra…)
Jennifer Bettencourt Vieira – *………………………………………………………………………… 14+ 15+ 16
(TP: A Melancolia na Arte. O poder e a fragilidade das obras de arte)
Jéssica Mira Freitas – ……………………………………………………………………………………….. 13 15 14
(TP: Inês de Castro pressentindo os assassinos…)
Joana Marisa B. T. Bessa – ………………………………………………………………………………… 14 15+ 15
(TP: O contributo da arte urbana na vila de Riachos).
Joana da Gama Dominguez – ……………………………………………………………………………. 12 15 14
(TP: A Transfiguração de Cristo de Rafael Sanzio (e Giulio Romano) e as suas retomas).
João Gomes Pereira Duarte Belo – ……………………………………………………………............ 16+ 16 16
(TP: Yve Minjun , Execution – Avant Garde chinesa, 1995).
Laura Maria Fonseca de Carvalho Torres – *……………………………………………………………. 16+ 18+ 18+
(TP: A religiosidade em Alexander Mcqueen – Dessacralização da arte ? Uma análise iconográfica, simbólica e sociológica).
Laura Catarina de Jesus e Silva e Matos Farias – ……………………………………………........... 16+ 17+ 18
(TP: Arte & Feminismo. Teorias e Práticas na Arte)
Mafalda Sofia Cunha Roças – ……………………………………………………………………………….… 16+ 17 17
(TP: A Autenticidade do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha: de edifício monacal a complexo museológico).
Margarida Capelo – …………………………………………………………………………………………………. 14 13+ 14
(TP: Revestimento azulejar das capelas da igreja matriz de Alhos Vedros…).
Maria Ângela da Silva Rosa – *…………………………………………………………………………………. 14+ 16+ 16
(TP: Introdução ao método de identificação da obra de arte: análise do conceito de artworld de Arthur Danto, com um estudo de caso: Beyoncé Mass, de Yolanda Norton, no programa da Bienal BOCA, de 2019).
Maria Joaquina A. Carita – …………………………………………………………………………………………. f f F
(TP: O Templo de Abu-Simbel, no Egipto (questões de ética patrimonial na trasladação de monumentos…)
Maria da Luz Pinheiro – *…………………………………………………………………………………………….. 17+ 18+ 18+
(TP: «para vossa disposição, tudo o que de mais precioso me pertence»: Aurélia de Sousa e a pintura feminina na viragem do século XIX para o XX).
Mariana da Cruz Alves – ………………………………………………………………………………………………… 13 15 14
(TP: A efemeridade do gosto).
Mariana Casimiro Coelho dos Santos Roque – ………………………………………………………………. 14+ 15 15
TP: sem título – sobre a Iconoclastia e a destruição do Cinema Monumental, do arq. Rodrigues Lima)
Mariana Filipa Americano da Silva – *……………………………………………………………………….. 14+ 16 16
(TP: Sobre o fenecimento das auras: o Calvário de Gregório Lopes (1544) no Bom Jesus de Valverde e as suas variantes e réplicas).
Marta Paula de Almeida – …………………………………………………………………………………………… 15 18 17
(TP: Reflexão acerca das relações entre a Aura e as intervenções de restauro. Análise de cinco casos de estudo).
Marta Seixas Parente – …………………………………………………………………………………………………… 13 15 14
(TP: ‘Ciúme’, de José Malhoa).
Marta Silva Pereira – *……………………………………………………………………………………………….... 14+ 16 16
(TP: O espectáculo Pedro e Inês, de Olga Roriz: a aura e a reprodutibilidade na dança e nas artes do espectáculo).
Natacha Sofia Guerreiro de Jesus – ………………………………………………………………………………… 14+ 16 16
(TP: Guy Ribes, a Aura e o Fake).
Patrícia Alexandra Rodrigues – …………………………………………………………………………..…………… 14+ 15 15
(TP: O Monumento a José Afonso: uma obra com aura ?)
Pedro Mendonça Cantoneiro – ……………………………………………………………………………………….. 14 15+ 15
(TP: O Auditório José Afonso: um olhar sobre a renovação estética da principal avenida de setúbal e as suas influências culturais)
Pedro Miguel Oliveira Ramos -- ………………………………………………………………………………………… 12 14+ 14
(TP: A Beleza Artística na perspectiva de Roger Scruton)
Raquel Filipa Vinagre Soares – ………………………………………………………………………………………….. 14+ 15 15
(TP: Bordalo II e a dimensão do fantástico das Street Art).
Rita Dias Esteves – ………………………………………………………………………………………………………….. 14+ 15 15
(TP: As pinturas murais na Capela de São Sebastião e a arte na vila de Castro Marim depois da Guerra da Restauração)
Rita Ribeiro Castro Serra – ……………………………………………………………………………………………… 14+ 15+ 15
(TP: A Obra de Arte: obtenção de Aura e validação contemporânea).
Rodrigo José da Silva Fidalgo – *……………………………………………………………………………………….. 14+ 16 16
(TP: Daniel na Cova dos Leões. Pintura; diversos usos artísticos e perenidade de aura).
Rúben Alexandre Silva Henriques – …………………………………………………………………………….……… 15 17+ 17
(TP: A arte enquanto mecanismo de criar memória).
Rui Miguel Correia Parreira – *…………………………………………………………………………………………….. 14+ 15+ 16
(TP: Arte Contemporânea: limites e fronteiras. O Ready-made).
Tatiana Nunes – ………………………………………………………………………………………………………………….. f f F
TP: A Última Ceia de Leonardo da Vinci…).
Teresa Maria dos Santos Ribeiro – ……………………………………………………………………………………….. 15+ 16+ 17
(TP: Rapariga com brinco de pérola, de Vermeer …)
Tomás Mexia Gorjão – …………………………………………………………………………………………………………. 16 17+ 17
(TP: Live in your head. When Attitude becomes form (Kunsthalle, Berna, 1969). Os discursos, o espaço iconoclasta e a curadoria de Harald Szeemann. Uma análise).
Vanessa Guimarães da Costa Bastos – ……..……………………………………………………………………………. 11 14 13
(TP: Comentário ao conceito de Artworld de Arthur Danto).
Vera Curiel – *………………………………………………………………………………………………………………………. 16 17 17
(TP: O simbolismo na obra de Josefa de Óbidos).