Apresentação e Discussão de trabalhos práticos

31 Maio 2016, 08:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

Apresentação oral/discussão de trabalhos práticos:

  

Alexandra Fernandes: Teorias da reprodutibilidade na arte, desde Benjamin a Bourriaud.

Ana Teresa Baptista Dias da Silva: A Ética nos Mercados da Arte.

Ana Vanessa Gonçalves Fernandes: A Escola de Atenas de Rafael: estudo iconológico.                 

Andreia Ricardo Amorim: Uma crítica à sociedade através da arte urbana: Bordalo II.

Beatriz Jacinto Bilrero: A experiência estética e a aura das obras de arte. Uma perspectiva sobre Imanuel Kant e Walter Benjamin.

Beatriz Ayala Moreira Saraiva: Comentário à obra ‘Do Espiritual na Arte’ de Wassily Kandinsky. f

Carolina Sofia Ferreira Mogos: A obra de Walter Benjamin ‘A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica’ e os movimentos de vanguarda do século XX.

Catarina do Castelo Nascimento: Rui Chafes. Breve reflexão sobre o espectador que termina a obra.

Catarina Alexandra Claudino Pinto: Melancolia na Arte e Transcontextualidade (referência à exposição ‘Melancolia’, Paris, Berlin, e a Walter Benjamin) f                    

Catarina Moura Pires: Um novo olhar sobre o património azulejar. Três painéis de azulejos do Museu Nacional do Azulejo.

Catarina Almeida Ramos: Recensão crítica a ‘O que é a Arte ?’ de Nigel Warburton.

Cláudia Borges Santos: Comparação das pinturas de ‘Judite e Holofernes’ de Caravaggio e de ‘Byronesque’ de Dan Witz. Aplicação do conceito de nachleben.                                                                                                                                           

Daniela Lesco: Estudo da obra de Frida Kahlo à luz da teoria da arte (a definir). f

Diana da Conceição Costa: Função e interpretação do Surrealismo entre Breton e Bataille: o jogo lúgubre.

Henrique Paulino Sotero: Análise da obra de Walter Benjamin Prescrutando a Aura benjaminiana (sobre ‘A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica’).

Inês Lima: Graffittis como arte urbana em Lisboa.

Inês Saiote: Paul Klee: arte degenerada e relação com Kandinsky na obra ‘Da Espiritualidade na Arte’. f

Jéssica Lais Machado da Silva: … f

Jéssica P. Sousa Louro: Comentário crítico à obra ‘O que é a arte ?’ de Nigel Worburtern.

José Manuel Neves Baptista: … f

Letícia Alexandra Pires Simões: …f

Lia Furtado Castro Neves: Malévitch: a arte de pintar.

Manuel António Alves Pinto: «Os Bêbados» de José Malhoa à luz de uma leitura iconológica.

Margarida Amaral Pereira: Videojogos: uma arte em crescimento. Questões teóricas e problemáticas contemporâneas.

Maria de Gouveia Brazão e Sousa: Os limites da Arte.

Maria João Gomes da Costa: Comentário crítico ao texto ‘O Problema da Definição Geral de Arte’ de Umberto Eco.

Maria Regina C. S. Albuquerque: As Figuras de Convite e a sua desconstrução por Eduardo Nery no azulejo parietal da Estação do Campo Grande do Metropolitano de Lisboa, segundo o ponto de vista iconológico e o conceito de obra de arte total.  

Maria Teresa Morujão Novais de Oliveira: A mobilidade das obras de arte e a sua descontextualização: a ‘Virgem com o Menino entre Anjos e Santos’ de Hans Holbein, o Velho, e o relevo do mesmo tema de Hans Daucher.

Mariana Correia Penedo dos Santos: A Morte da Arte segundo Umberto Eco (crítica e comentários).

Marta Alexandra Marques Pereira da Silva: O sentido da trans-contemporaneidade da arte na obra de René Magritte ‘Ceci n’est pas une pipe’.

Marta Sofia da Silva Gomes de Pina: A arte como propaganda política (teoria do discurso de propaganda estética).

Marta Sofia Guerreiro dos Santos: A iconografia da Virgem na obra de Gregório Lopes: ‘A Virgem, o Menino e Amjos num jardim’ (1536) do MNAA. Estudo iconológico.

Micaela Filipa de Jesus Rocha: Ficha analítica da obra de Walter Benjamin A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica.                                                         

Mónica Bolonha Lapa: … f

Olga Garasymic: Durer (um aspecto artístico a definir, à luz da Teoria da Arte).

Patrícia Sofia Nunes de Sousa: Diferença entre obra privada e obra pública.

Paulo Lourenço Marques: A ambiguidade da arte falsificada (O Crime na Arte. Falsificações são Arte ? Um ensaio anatítico-comparativo entre original e fraude).

Ricardo Miguel Alves Nogueira: Casos de Iconoclastia e Iconofilia em Monumentos e Obras de Arte.

Rosa Filipa Duarte Marques: A Revolução Francesa e a arte de propaganda: um caso de estudo.

Rui Miguel Barreiros Silva: Do espiritual e dos labirintos pictóricos. Entre Vieira da Silva e Wassily Kandinsky.                

Tatiana Lopes Rodrigues: A Mimésis na estética da Grécia Antiga.