O que é a arte: definição do conceito face à irrupção dos ready-made e do Dadaísmo.
8 Março 2016, 08:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
Marcel Duchamp (Blainville-Crevon, 1887-Neuilly-sur-Seine, 1958): artista associado ao Dadaísmo, inventou os ready-mades, desde sempre alvo de forte polémica na opinião crítica. Duchamp é um dos precursores da arte conceptual. Introduziu a ideia de 'ready made' como objecto de arte. Irmão de Jacques Villon, Suzanne Villon e Raymond Duchamp-Villon, também artistas com reputação no cenário artístico europeu, começou a carreira criando pinturas de inspiração impressionista, expressionista e cubista, fase do quadro Nu descendo a escada, que apresenta uma sobreposição de figuras numa linha descendente, da esquerda para a direita, sugerindo a idéia de um movimento contínuo. Tal quadro foi mal recebido pelos partidários do Cubismo que o julgaram demasiado irónico para com a sua proposta artística. Dessa fase são ainda o quadro 'Rei e rainha rodeados por rápidos nus', que sugere movimento através das figuras, e 'A noiva', com formas geométricas sobrepostas, insinuando essa mesma figura. A sua famosa obra 'A Fonte', de 1917, é constituída por um urinol de porcelana branco, considerado uma das obras mais representativas do dadaísmo, criada em 1917, sendo uma das mais notórias obras do artista, e fez repercutir o seu nome por todo o mundo (especialmente depois de sua morte), está baseada nesse conceito de 'ready made': pensada inicialmente por si mas concorrendo a concurso com nome falso, para esconder o seu nome, pois enviou a obra com a assinatura "R. Mutt", que se lê ao lado da peça) para figurar entre as obras a serem julgadas para um concurso de arte promovido nos Estados Unidos, a escultura foi rejeitada pelo júri uma vez que, na avaliação deste, não havia nela nenhum sinal de labor artístico. Com efeito, trata-se de um urinol comum, branco e esmaltado, comprado numa loja de construção e assim mesmo enviado ao júri; entretanto, a despeito do gesto iconoclasta de Marcel Duchamp, há quem veja nas formas do urinol uma grande semelhança com as formas femininas, de modo que se pode ensaiar uma explicação psicanalítica, quando se tem em mente o membro masculino lançando urina sobre a forma feminina. A obra sofreu um ataque a 6 de Janeiro de 2006 no Centre Pompidou, em Paris, por um francês de 77 anos que a atacou com um martelo. O vândalo foi detido logo em seguida e alegou que o ataque com o martelo era uma performance artística e que o próprio Marcel Duchamp teria apreciado tal atitude... A obra sofreu apenas escoriações leves.
Duchamp optou pela nacionalidade americana em 1955. A carreira como pintor abstracto prosseguiu, a par da escultura, já em New York, para onde se numa espécie de estagnação criativa, Duchamp encontra aí solo fértil para sua arte dadaísta; dessa fase, em virtude de estudos sobre perspectiva e movimento, nasce o projecto para a obra mais complexa: 'A noiva despida pelos seus celibatários', ou mesmo 'O grande vidro', duas lâminas de vidro sobrepostas onde se vê uma figura abstracta na parte de cima, que seria a noiva, inspirada no quadro referido e, na parte de baixo, uma porção de figuras feitas de cabides, tecido e outros materiais, dispostas em círculo, ao lado de uma engrenagem retirada de um moinho de café. Essa obra consumiu anos inteiros de dedicação de Duchamp, e só veio a público depois do início de sua construção, intercalada, portanto, por uma série de obras. Não se tem um consenso acerca do que representa essa obra, mas diversas opiniões conflitantes, com base em psicologismos e biografismos, renderam e ainda rendem bastante discussão.
Os contributos filosófico-estéticos de Berys Gault, Arthur C. Danto, Morris Weitz, George Dickie, Gary Iseminger, e outros autores em torno do conceito de 'ready made' e da definição de 'arte': uma reflexão.