Aula não ministrada por ausência do Prof. em reunião do CSIXC em madrid.
10 Março 2016, 08:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
Reunião do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas em Madrid impediu a ministração da aula teórica.
Ana Teresa Silva – A Ética nos Mercados da Arte.
Ana Vanessa Gonçalves – A Escola de Atenas de Rafael: estudo iconológico.
Andreia Amorim – A questão do Belo na Arte: Bordalo II e a sua obra de Arte Pública.
Beatriz Bilrero – A experiência estética e a questão da aura (a definir melhor…)
Beatriz Saraiva – Comentário à obra ‘Do Espiritual na Arte’ de Wassily Kandinsky.
Carolina Mogos – A obra de Walter Benjamin ‘A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica’ e os movimentos de vanguarda do século XX.
Catarina Pinto – Melancolia na Arte e Transcontextualidade (referência à exposição ‘Melancolia’, Paris, Berlin, e a Walter Benjamin)
Catarina Pires – O caso inédito dos painéis em inventariação no Museu Nacional do Azulejo (a definir…)
Catarina Ramos – O que é a Arte ? de Nigel Warburton.
Daniela Lescos – Estudo da obra de Frida Kahlo à luz da teoria da arte (a definir).
Diana Costa – Funções e interpretações do Surrealismo entre Breton e Bataille: o Jogo Lúgubre.
Henrique Paulino Sotero – Análise do ensaio de Walter Benjamin A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica.
Inês Lima – A arte urbana na sociedade lisboeta.
Inês Saiote – Paul Klee: arte degenerada e relação com Kandinsky na obra ‘Da Espiritualidade na Arte’.
Jéssica Sousa Louro – Comentário crítico à obra ‘O que é a arte ?’ de Nigel Worburtern.
Manuel Alves Pinto -- «Os Bêbados» de José Malhoa à luz de uma leitura iconológica.
Margarida Amaral Pereira – Videojogos como arte.
Maria Brazão e Sousa – Os limites da Arte.
Maria João Gomes da Costa – Comentário crítico ao texto ‘O Problema da Definição Geral de Arte’ de Umberto Eco.
Maria Regina Albuquerque – As Figuras de Convite e a sua desconstrução por Eduardo Nery no azulejo parietal da Estação do Campo Grande do Metropolitano de Lisboa, segundo o ponto de vista iconológico e o conceito de obra de arte total.
Maria Teresa Oliveira – A mobilidade das obras de arte e a sua descontextualização: a ‘Virgem com o Menino entre Anjos e Santos’ de Hans Holbein, o Velho, e o relevo do mesmo tema de Hans Daucher.
Mariana Santos – A Morte da Arte segundo Umberto Eco (crítica e comentários).
Marta Pereira da Silva – O sentido da trans-contemporaneidade da arte na obra de René Magritte ‘Ceci n’est pas une pipe’.
Marta Pina – A arte como propaganda política (teoria do discurso de propasganda estética).
Marta Santos – A iconografia da Virgem na obra de Gregório Lopes: ‘A Virgem, o Menino e Amjos num jardim’ (1536) do MNAA. Estudo iconológico.
Micaela Rocha – Ficha analítica da obra de Walter Benjamin A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica.
Olga Garasymic – Durer (um aspecto artístico a definir, à luz da Teoria da Arte).
Patrícia Sousa – Comparação entre a encomenda para mecenas privado e a obra icónica (a definir).
Paulo Marques – O Crime na Arte. Falsificações são Arte ? Um ensaio anatítico-comparativo entre original e fraude.
Ricardo Nogueira – Casos de Iconoclastia e Iconofilia em Monumentos e Obras de Arte (definir melhor…)
Rosa Marques – A Revolução Francesa e a arte de propaganda: um caso de estudo.
Rui Miguel Silva – Vieira da Silva / Chambre grise / ‘Os Labirintos do Eu.
Tatiana Rodrigues – William Turner (tema a definir)…