Aula não ministrada por ausência do Prof. em reunião do CSIXC em madrid.

10 Março 2016, 08:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

Reunião do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas em Madrid impediu a ministração da aula teórica.


Aula substituída por uma sessão prática de balanço dos Trabalhos Práticos em tempos tutoriais, a saber:

Ana Teresa Silva – A Ética nos Mercados da Arte.

Ana Vanessa Gonçalves – A Escola de Atenas de Rafael: estudo iconológico.

Andreia Amorim – A questão do Belo na Arte: Bordalo II e a sua obra de Arte Pública.

Beatriz Bilrero – A experiência estética e a questão da aura (a definir melhor…)

Beatriz Saraiva – Comentário à obra ‘Do Espiritual na Arte’ de Wassily Kandinsky.

Carolina Mogos – A obra de Walter Benjamin ‘A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica’ e os movimentos de vanguarda do século XX.

Catarina Pinto – Melancolia na Arte e Transcontextualidade (referência à exposição ‘Melancolia’, Paris, Berlin, e a Walter Benjamin)

Catarina Pires – O caso inédito dos painéis em inventariação no Museu Nacional do Azulejo (a definir…)

Catarina Ramos – O que é a Arte ? de Nigel Warburton.

Daniela Lescos – Estudo da obra de Frida Kahlo à luz da teoria da arte (a definir).

Diana Costa – Funções e interpretações do Surrealismo entre Breton e Bataille: o Jogo Lúgubre.

Henrique Paulino Sotero – Análise do ensaio de Walter Benjamin A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica.

Inês Lima – A arte urbana na sociedade lisboeta.

Inês Saiote – Paul Klee: arte degenerada e relação com Kandinsky na obra ‘Da Espiritualidade na Arte’.

Jéssica Sousa Louro – Comentário crítico à obra ‘O que é a arte ?’ de Nigel Worburtern.

Manuel Alves Pinto -- «Os Bêbados» de José Malhoa à luz de uma leitura iconológica.

Margarida Amaral Pereira – Videojogos como arte.

Maria Brazão e Sousa – Os limites da Arte.

Maria João Gomes da Costa – Comentário crítico ao texto ‘O Problema da Definição Geral de Arte’ de Umberto Eco.

Maria Regina Albuquerque – As Figuras de Convite e a sua desconstrução por Eduardo Nery no azulejo parietal da Estação do Campo Grande do Metropolitano de Lisboa, segundo o ponto de vista iconológico e o conceito de obra de arte total.

Maria Teresa Oliveira – A mobilidade das obras de arte e a sua descontextualização: a ‘Virgem com o Menino entre Anjos e Santos’ de Hans Holbein, o Velho, e o relevo do mesmo tema de Hans Daucher.

Mariana Santos – A Morte da Arte segundo Umberto Eco (crítica e comentários).

Marta Pereira da Silva – O sentido da trans-contemporaneidade da arte na obra de René Magritte ‘Ceci n’est pas une pipe’.

Marta Pina – A arte como propaganda política (teoria do discurso de propasganda estética).

Marta Santos – A iconografia da Virgem na obra de Gregório Lopes: ‘A Virgem, o Menino e Amjos num jardim’ (1536) do MNAA. Estudo iconológico.

Micaela Rocha – Ficha analítica da obra de Walter Benjamin A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica.

Olga Garasymic – Durer (um aspecto artístico a definir, à luz da Teoria da Arte).

Patrícia Sousa – Comparação entre a encomenda para mecenas privado e a obra icónica (a definir).

Paulo Marques – O Crime na Arte. Falsificações são Arte ? Um ensaio anatítico-comparativo entre original e fraude.

Ricardo Nogueira – Casos de Iconoclastia e Iconofilia em Monumentos e Obras de Arte (definir melhor…)

Rosa Marques – A Revolução Francesa e a arte de propaganda: um caso de estudo.

Rui Miguel Silva – Vieira da Silva / Chambre grise / ‘Os Labirintos do Eu.

Tatiana Rodrigues – William Turner (tema a definir)…