teste presencial
3 Maio 2022, 11:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
TESTE DE TEORIA DA ARTE
Licenciatura de História da Arte
(1ª chamada) – 3 de Maio de 2021 – Prof. Vitor Serrão.
I
Leia atentamente as seguintes questões e responda de modo
suficiente e claro, recorrendo a exemplos se e quando necessário, a apenas DUAS delas:
1. «Através das obras de arte,
comunicamos com mundos que não estão acessíveis aos nossos sentidos», defende
Hans Belting na sua célebre obra A Antropologia das Imagens (2001).
Comente, tendo em conta a relação triangular que, segundo este autor, se
estabelece entre imagem, corpo e medium.
2. Quais as razões profundas do iconoclasma como prática corrente dos
homens ao longo da História e como pode a compreensão dos mecanismos que a
gerem ser considerada um terreno fértil de trabalho para os historiadores de
arte ?
3. Em que consiste o conceito de nachleben,
uma das categorias fundamentais da teoria das artes elaborada pelo iconólogo
alemão Aby Warburg (1866-1929) ? Comente a utilidade da análise trans-memorial para o desenvolvimento de uma História da
Arte mais operativa.
4. Um livro centenário, Artistry of the Mentally Ill (1922), dò médico e crítico de arte Hans
Prinzhorn (1886-1933), defende o papel curativo das artes no combate às doenças
do foro mental. Como diz, a revelação do talento artístico ajuda à concentração
e auto-estima. Explique qual a sua actualidade.
II
Leia atentamente os dois seguintes textos e escolha UM deles para um comentário claro, bem
estruturado, com reflexão original e suficientemente desenvolvido.
1. Segundo Arthur C. Danto (1924-2013),
o conceito de Art World, o ‘mundo das
artes’, na sua visão globalizante e ontológica, define uma das linhas-mestras
da produção artística naquilo que ela traz de perene: a impressão renovada, o
debate que se abre, questões estéticas que promovem diálogo possível com as
formas, espaço para a utopia, expressão de um movimento contínuo algures entre
o efémero e o inesgotável... Será essa uma justificação para as boas práticas
da nossa disciplina ? Em que medida o conceito dantiano de Trans-Contextualidade vem reestruturar a prática da História
Crítica da Arte e abrir vias de análise e fruição artísticas ?
2. O sentido de dignificação social e justificação
ética consumiu gerações de artistas, fascinados pelos exemplos da Antiguidade
narrados por Plínio o Velho. As teses neoplatónicas e as teorias globalizantes
sobre a ideia criadora das artes
passam a ter uma dimensão ética ordenadora do mundo. A arte, sob este ponto de
vista, pode ser vista como «remédio para
os males da humanidade», como dizia em 1577 o humanista Benito Arias
Montano (1527-1598) ? Mais do que utópica, a sua defesa da liberdade artística
com base ontológica torna-a um imperativo moral expresso na valência estética.
A gravura A verdadeira Inteligência inspira
o Pintor (Staatlische Museum, Berlim), de Federico Zuccaro / Cornelis Cort,
com o poema latino que a acompanha, traz-nos um discurso sobre arte, emoção e
beleza ideal aliadas à aos conceitos neoplatónicos da bondade inata. Comente a
actualidade destes princípios de Arias Montano.