teste presencial

3 Maio 2022, 11:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

TESTE DE TEORIA DA ARTE

Licenciatura de História da Arte

(1ª chamada) – 3 de Maio de 2021 – Prof. Vitor Serrão.

 

I

Leia atentamente as seguintes questões e responda de modo suficiente e claro, recorrendo a exemplos se e quando necessário, a apenas DUAS delas:

1.      «Através das obras de arte, comunicamos com mundos que não estão acessíveis aos nossos sentidos», defende Hans Belting na sua célebre obra A Antropologia das Imagens (2001). Comente, tendo em conta a relação triangular que, segundo este autor, se estabelece entre imagem, corpo e medium.

 

2.      Quais as razões profundas do iconoclasma como prática corrente dos homens ao longo da História e como pode a compreensão dos mecanismos que a gerem ser considerada um terreno fértil de trabalho para os historiadores de arte ?

 

3.      Em que consiste o conceito de nachleben, uma das categorias fundamentais da teoria das artes elaborada pelo iconólogo alemão Aby Warburg (1866-1929) ? Comente a utilidade da análise trans-memorial para o desenvolvimento de uma História da Arte mais operativa.

 

4.      Um livro centenário, Artistry of the Mentally Ill (1922), dò médico e crítico de arte Hans Prinzhorn (1886-1933), defende o papel curativo das artes no combate às doenças do foro mental. Como diz, a revelação do talento artístico ajuda à concentração e auto-estima. Explique qual a sua actualidade.

 

II

Leia atentamente os dois seguintes textos e escolha UM deles para um comentário claro, bem estruturado, com reflexão original e suficientemente desenvolvido.

1.      Segundo Arthur C. Danto (1924-2013), o conceito de Art World, o ‘mundo das artes’, na sua visão globalizante e ontológica, define uma das linhas-mestras da produção artística naquilo que ela traz de perene: a impressão renovada, o debate que se abre, questões estéticas que promovem diálogo possível com as formas, espaço para a utopia, expressão de um movimento contínuo algures entre o efémero e o inesgotável... Será essa uma justificação para as boas práticas da nossa disciplina ? Em que medida o conceito dantiano de Trans-Contextualidade vem reestruturar a prática da História Crítica da Arte e abrir vias de análise e fruição artísticas ?

 

2.      O sentido de dignificação social e justificação ética consumiu gerações de artistas, fascinados pelos exemplos da Antiguidade narrados por Plínio o Velho. As teses neoplatónicas e as teorias globalizantes sobre a ideia criadora das artes passam a ter uma dimensão ética ordenadora do mundo. A arte, sob este ponto de vista, pode ser vista como «remédio para os males da humanidade», como dizia em 1577 o humanista Benito Arias Montano (1527-1598) ? Mais do que utópica, a sua defesa da liberdade artística com base ontológica torna-a um imperativo moral expresso na valência estética. A gravura A verdadeira Inteligência inspira o Pintor (Staatlische Museum, Berlim), de Federico Zuccaro / Cornelis Cort, com o poema latino que a acompanha, traz-nos um discurso sobre arte, emoção e beleza ideal aliadas à aos conceitos neoplatónicos da bondade inata. Comente a actualidade destes princípios de Arias Montano.