Sumários

teste presencial

5 Maio 2022, 11:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

TESTE DE TEORIA DA ARTE

Licenciatura de História da Arte

(2ª chamada) – 5 de Maio de 2021 – Prof. Vitor Serrão.

 

I

Leia atentamente as seguintes questões e responda de modo suficiente e claro, recorrendo a exemplos se e quando necessário, a apenas DUAS delas:

1.      Será que as bases teóricas e práticas do Formalismo se esgotaram na produção oitocentista de Giovanni Morelli ou, pelo contrário, a metodologia formalista conseguiu conquistar o seu necessário lugar na História da Arte em renovadas bases de aferição crítica ?

 

2.      Tendo em atenção a definição de ArtWorld (Mundo das Artes), formulado por Arthur C. Danto, de que modo este conceito veio alargar e reestruturar a prática da História Crítica da Arte, abrindo novas vias de análise das obras de arte e alargando o espaço de fruição ?

 

3.      Em que consiste o conceito de nachleben, uma das categorias fundamentais da teoria das artes elaborada pelo iconólogo alemão Aby Warburg (1866-1929) ? Comente a utilidade da análise trans-memorial para o desenvolvimento de uma História da Arte mais operativa.

 

4.      A um século de distância, pode o conceito warburghiano de Denkraun ser fermento de uma História da Arte capaz de superar os limites tradicionais e colocar a questão da prática histórico-artística em moldes mais eficazes ?

 

II

Leia atentamente os três seguintes textos e escolha UM deles para um comentário claro, bem estruturado, com reflexão original e suficientemente desenvolvido.

1.      Para Aby Warburg, a História da Arte não se define no sentido cronológico ou evolutivo da análise estilístico-formal, mas sim através do estudo do sentido da involução morfológica que afecta de anacronismo todos os modos históricos e estilos. Urge estabelecer, portanto, um espaço de reflexão e de investigação – a que chamou Denkraun – que permita o projecto de uma psicologia histórica da expressão humana a partir do estudo das imagens. Esse teatro será a Biblioteca por si imaginizada, construída a partir de 1926 em Hamburgo para albergar a célebre Kultgurwissenschstliche Bibliothek Warburg. 

 

2.      Segundo Hans Belting, antropólogo das artes, importa perceber o sentido das imagens internas e externas: «as primeiras são endógenas, produzidas pelo próprio corpo, enquanto as segundas precisam sempre de uma intermediação técnica para chegar aos nossos olhos». Perpetuar a dicotomia entre matéria e espírito é um erro, pois «somos os únicos que, pela nossa maneira de pensar ocidental, consideramos os dois tipos de imagens como irremediavelmente antinómicas». Acresce que as imagens interiores têm uma origem colectiva, historicamente delimitada, tal como as imagens exteriores dependem também das imagens interiores. Comente o texto, não esquecendo o que este autor defende no livro Florença e Bagdad. Uma História do Olhar entre Oriente e Ocidente (2011).

 

3.      Tendo em atenção o que diz Georges Didi-Hubermann em Devant l’image. Question posée aux fins d’une histoire de l’art (Paris: Minuit, 1990), importa não só pensar a imagem, mas pensar por imagens, isto é, aprender a abrir, a desdobrar as imagens, para nelas se redescobrir (na perspectiva aberta por Walter Benjamin) os seus profundos valores de uso persistentes no nosso tempo. O antropólogo, o cientista social, o historiador de arte, tem de ir além da descrição, do registo, da documentação da história presente dos homens e das culturas, etc, pois deve «atentar nas pulsões e sofrimentos do mundo, e transformá-los e remontá-los numa forma explicativa implicativa e alternativa». Como deve ser entendido o conceito de visibilidade em relação aos dilemas do visível e à ideia de que todas as obras de arte estão aptas a criar o seu próprio tempo e a renová-lo face a novos públicos ?


teste presencial

3 Maio 2022, 11:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

TESTE DE TEORIA DA ARTE

Licenciatura de História da Arte

(1ª chamada) – 3 de Maio de 2021 – Prof. Vitor Serrão.

 

I

Leia atentamente as seguintes questões e responda de modo suficiente e claro, recorrendo a exemplos se e quando necessário, a apenas DUAS delas:

1.      «Através das obras de arte, comunicamos com mundos que não estão acessíveis aos nossos sentidos», defende Hans Belting na sua célebre obra A Antropologia das Imagens (2001). Comente, tendo em conta a relação triangular que, segundo este autor, se estabelece entre imagem, corpo e medium.

 

2.      Quais as razões profundas do iconoclasma como prática corrente dos homens ao longo da História e como pode a compreensão dos mecanismos que a gerem ser considerada um terreno fértil de trabalho para os historiadores de arte ?

 

3.      Em que consiste o conceito de nachleben, uma das categorias fundamentais da teoria das artes elaborada pelo iconólogo alemão Aby Warburg (1866-1929) ? Comente a utilidade da análise trans-memorial para o desenvolvimento de uma História da Arte mais operativa.

 

4.      Um livro centenário, Artistry of the Mentally Ill (1922), dò médico e crítico de arte Hans Prinzhorn (1886-1933), defende o papel curativo das artes no combate às doenças do foro mental. Como diz, a revelação do talento artístico ajuda à concentração e auto-estima. Explique qual a sua actualidade.

 

II

Leia atentamente os dois seguintes textos e escolha UM deles para um comentário claro, bem estruturado, com reflexão original e suficientemente desenvolvido.

1.      Segundo Arthur C. Danto (1924-2013), o conceito de Art World, o ‘mundo das artes’, na sua visão globalizante e ontológica, define uma das linhas-mestras da produção artística naquilo que ela traz de perene: a impressão renovada, o debate que se abre, questões estéticas que promovem diálogo possível com as formas, espaço para a utopia, expressão de um movimento contínuo algures entre o efémero e o inesgotável... Será essa uma justificação para as boas práticas da nossa disciplina ? Em que medida o conceito dantiano de Trans-Contextualidade vem reestruturar a prática da História Crítica da Arte e abrir vias de análise e fruição artísticas ?

 

2.      O sentido de dignificação social e justificação ética consumiu gerações de artistas, fascinados pelos exemplos da Antiguidade narrados por Plínio o Velho. As teses neoplatónicas e as teorias globalizantes sobre a ideia criadora das artes passam a ter uma dimensão ética ordenadora do mundo. A arte, sob este ponto de vista, pode ser vista como «remédio para os males da humanidade», como dizia em 1577 o humanista Benito Arias Montano (1527-1598) ? Mais do que utópica, a sua defesa da liberdade artística com base ontológica torna-a um imperativo moral expresso na valência estética. A gravura A verdadeira Inteligência inspira o Pintor (Staatlische Museum, Berlim), de Federico Zuccaro / Cornelis Cort, com o poema latino que a acompanha, traz-nos um discurso sobre arte, emoção e beleza ideal aliadas à aos conceitos neoplatónicos da bondade inata. Comente a actualidade destes princípios de Arias Montano.



Balanço sobre o conceito de Trans-Contemporaneidade das Artes

28 Abril 2022, 11:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

Sobre o conceito de Trans-Contemporaneidade das Artes: algumas considerações. Discussão.


Será que toda a arte é contemporânea ?

26 Abril 2022, 11:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

Constatamos que a História da Arte é tanto o campo ilustre das produções auráticas como a estrada ínvia da destruição, e esquecimento. É por isso que se torna tão importante estudar os mecanismos fugazes de «apreciação» e «gosto» e afirmar a potencialidade das artes como obras vivas que perduram e põem questões sempre renovadas. É por causa do seu imenso poder impactante (para além das estritas teias da «época») que elas nos atiçam para um olhar estético que é absoluta e permanentemente trans-contemporâneo. É esse olhar que precisa de se reforçar, já que permite, senão apagar, ao menos minorar os actos de iconoclasma e a insustentável miséria de todo o tipo de censura. E, se é possível sonhar, criar pontes mais solidárias entre as pessoas…


Balanço e discussão da matéria.

21 Abril 2022, 11:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

O conceito de artworld. Balanço e discussão da matéria.