Sumários
Sobre a transcontextualidade das artes: uma teorização.
24 Abril 2023, 14:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
Artur C. Danto e a Transcontextualidade das artes: uma teorização.
teste
19 Abril 2023, 14:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
TESTE DE TEORIA DA ARTE – Licenciatura
de História da Arte
(1ª chamada) – 24 de Abril de 2023 – Prof.
Doutor Vítor Serrão.
I
Leia
atentamente as cinco seguintes questões e responda de modo suficiente claro,
recorrendo a exemplos se e quando necessário, a apenas DUAS delas:
1. Defina nachleben, conceito fundamental da teoria das
artes e do pensamento iconológico de Aby Warburg (1866-1929), tal como ele o
formulou numa conferência em 1912, e comente a sua utilidade para uma História
da Arte operativa com sentido antropológico, assente numa análise
trans-memorial.
2. Tendo em atenção o que diz Georges
Didi-Hubermann em L’Image Survivante (2002), como deve ser entendido
o conceito de visibilidade em
relação aos dilemas colocados pela imagiologia, pela definição de visível e
pela ideia de que todas as obras de arte estão
aptas a criar o seu próprio tempo e a renová-lo face aos novos públicos ?
3. Em que medida o conceito dantiano de Trans-Contextualidade veio
reestruturar e redimensionar a agenda e as práticas da História-Crítica das
Artes, abrindo novas vias de análise e fruição artísticas ?
4. «Através
das obras de arte, comunicamos com mundos que não estão acessíveis aos nossos
sentidos», afirma Hans Belting na sua célebre obra A Antropologia das Imagens (2001). Comente, tendo em conta a
relação triangular que, para ele, se estabelece entre imagem, corpo e
medium.
5. Como é que o contributo trazido por Carlo Ginzburg
através da Micro-História da Arte
alargou as hipóteses de intervenção da História da Arte e, ao mesmo tempo,
confrontar a nossa disciplina com a necessidade de a abrir a novos ‘géneros’
para além dos tradicionais ?
II
Leia atentamente os dois seguintes
textos e escolha UM deles para um comentário claro, bem estruturado, com
reflexão original e suficientemente desenvolvido.
1.
O conceito
de iconologia do intervalo,
definido no início do século passado por Aby Warburg e prosseguido em Rudolf
Wittkower, Hans Belting e outros autores, veio ajudar os historiadores de arte
a utilizar um verdadeiro olhar em
globalidade na sua análise das «conjunturas»,
das «(des)continuidades» e das «periferias». Explique em que termos e
com que peso esse conceito nos ajuda a situar os fenómenos da produção artística,
época a época, sem constrangimentos nem visões preconcebidas. Dê um ou mais
exemplos adequados.
2.
A visão
globalizante sobre o chamado artworld, o mundo das artes tal como Arthur C. Danto o definiu, constitui uma das
linhas de debate da História-Crítica da Arte no seio do Mercado das Artes (em Howard
Becker e Raymonde Moulin, por exemplo). O significado da produção artística é
valorizável naquilo que traz de perene: a impressão que se renova, que se abre
aos debates, que convida ao deleite estético, que agita velhas e novas questões,
que preserva formas, cheiro, tactibilidade, poder de rebeldia, testemunho de
liberdade criadora, etc, num movimento
contínuo algures entre o efémero e o inesgotável. Assim, qual a
utilidade do conceito de Artworld para perceber as teias
relacionais entre artistas, agentes, galeristas, mecenas, críticos, imprensa, editores,
fotógrafos, leiloeiros e demais promotores da indústria e do mercado das artes,
técnicos de conservação e restauro, museólogos, curadores de exposições,
sociólogos, historiadores de arte, todas as instâncias de fruidores e potenciais
públicos ? Será essa a maior justificação para a prática da História da Arte,
hoje ?
Arthur C. Danto e o conceito de artworld.
17 Abril 2023, 14:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
Arthur C. Danto e o conceito de artworld.
Sobre semiótica.
20 Março 2023, 14:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
A Semiótica: Colmo se lê uma obra de arte, de Omar Calabrese.