Sumários

Um balanço crítico.

26 Abril 2023, 14:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão


Balanço da TH.

Sobre a transcontextualidade das artes: uma teorização.

24 Abril 2023, 14:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão


Artur C. Danto e a Transcontextualidade das artes: uma teorização.

teste

19 Abril 2023, 14:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão


TESTE DE TEORIA DA ARTE – Licenciatura de História da Arte

(1ª chamada) – 24 de Abril de 2023 – Prof. Doutor Vítor Serrão.

 

 

I

 

Leia atentamente as cinco seguintes questões e responda de modo suficiente claro, recorrendo a exemplos se e quando necessário, a apenas DUAS delas:

 

1.      Defina nachleben, conceito fundamental da teoria das artes e do pensamento iconológico de Aby Warburg (1866-1929), tal como ele o formulou numa conferência em 1912, e comente a sua utilidade para uma História da Arte operativa com sentido antropológico, assente numa análise trans-memorial.

 

 

2.      Tendo em atenção o que diz Georges Didi-Hubermann em L’Image Survivante (2002), como deve ser entendido o conceito de visibilidade em relação aos dilemas colocados pela imagiologia, pela definição de visível e pela ideia de que todas as obras de arte estão aptas a criar o seu próprio tempo e a renová-lo face aos novos públicos ?

 

 

3.      Em que medida o conceito dantiano de Trans-Contextualidade veio reestruturar e redimensionar a agenda e as práticas da História-Crítica das Artes, abrindo novas vias de análise e fruição artísticas ?

 

 

4.      «Através das obras de arte, comunicamos com mundos que não estão acessíveis aos nossos sentidos», afirma Hans Belting na sua célebre obra A Antropologia das Imagens (2001). Comente, tendo em conta a relação triangular que, para ele, se estabelece entre imagem, corpo e medium.

 

 

5.      Como é que o contributo trazido por Carlo Ginzburg através da Micro-História da Arte alargou as hipóteses de intervenção da História da Arte e, ao mesmo tempo, confrontar a nossa disciplina com a necessidade de a abrir a novos ‘géneros’ para além dos tradicionais ?

 

 

II

Leia atentamente os dois seguintes textos e escolha UM deles para um comentário claro, bem estruturado, com reflexão original e suficientemente desenvolvido.

1.      O conceito de iconologia do intervalo, definido no início do século passado por Aby Warburg e prosseguido em Rudolf Wittkower, Hans Belting e outros autores, veio ajudar os historiadores de arte a utilizar um verdadeiro olhar em globalidade na sua análise das «conjunturas», das «(des)continuidades» e das «periferias». Explique em que termos e com que peso esse conceito nos ajuda a situar os fenómenos da produção artística, época a época, sem constrangimentos nem visões preconcebidas. Dê um ou mais exemplos adequados.

 

2.      A visão globalizante sobre o chamado artworld, o mundo das artes tal como Arthur C. Danto o definiu, constitui uma das linhas de debate da História-Crítica da Arte no seio do Mercado das Artes (em Howard Becker e Raymonde Moulin, por exemplo). O significado da produção artística é valorizável naquilo que traz de perene: a impressão que se renova, que se abre aos debates, que convida ao deleite estético, que agita velhas e novas questões, que preserva formas, cheiro, tactibilidade, poder de rebeldia, testemunho de liberdade criadora, etc, num movimento contínuo algures entre o efémero e o inesgotável. Assim, qual a utilidade do conceito de Artworld para perceber as teias relacionais entre artistas, agentes, galeristas, mecenas, críticos, imprensa, editores, fotógrafos, leiloeiros e demais promotores da indústria e do mercado das artes, técnicos de conservação e restauro, museólogos, curadores de exposições, sociólogos, historiadores de arte, todas as instâncias de fruidores e potenciais públicos ? Será essa a maior justificação para a prática da História da Arte, hoje ?

 

 


 

Arthur C. Danto e o conceito de artworld.

17 Abril 2023, 14:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão


Arthur C. Danto e o conceito de artworld.

Sobre semiótica.

20 Março 2023, 14:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão


A Semiótica: Colmo se lê uma obra de arte, de Omar Calabrese.