Introdução ao conceito de Aura artística.
10 Abril 2018, 08:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
Revisão dos temas de Trabalhos Práticos:
N: Em vários casos, os títulos assinalados diante dos nomes dos quarenta e três alunos que apresentaram plano de TP são ainda e só um indicador temático, sendo necessária, por isso, uma melhor definição dos conteúdos que serão abordados e analisados. Recordo que os TP’s desta disciplina, quer sejam análises de arte à luz de problemáticas estéticas, quer sejam de recensão crítica a livros e capítulos de obras de autores dados nas aulas, devem assegurar sempre um enfoque dominantemente teórico-artístico-metodológico e crítico, com o possível grau de originalidade na sua abordagem.
Adriana Costa – Mary Cassatt, Cuidados Maternais (1891).
Alberta Nunes – Melancolia e demência no campo das artes.
Américo Fernandes – Recensão ao livro de António Guerreiro sobre Aby Warburg.
Ana Nóbrega e Rafaela Alexandra Faria – Os efeitos dos alucinogénios na pintura dos anos 60 e 70.
Ana Sofia Pancada – Performance Art.
Andreia Marçal – O corpo como arte.
António Fernandes – Mário Eloy artista maldito ?
António Gonçalves – Basquiat, ‘Cavalgando a Morte’.
Beatriz Ferreira – A Ética e a Estética no Mundo das artes.
Carolina D. Capelo Garcia – Casa Salvador Dalí (Port Lligat): Surrealismo e estética na arte.
Catarina Fernandes – Ética no mercado das artes.
Cátia Sobral – Bestiários...
Cláudia Alexandra Augusto Potes – Sobre Georges Didi Hubermann…
Diogo Mota – Análise do livro ‘Legend, myth, and magic in the image of the artist: a historical experiment’ (1981) de Ernst Kris & Otto Kurz (Journal of Aesthetics and Art Criticism).
Edinívia Rodrigues – Comentário ao livro de Filipa Lowndes Vicente, A Arte sem História: mulheres e cultura artística (séculos XVI-XX).
Fábio Ricardo – Figurado popular: o percurso artístico de Rosa Ramalho.
Francisca Portugal – A evolução (iconográfica e iconológica) da figura mitológicas de Euridice.
Helena Balcão -- «O que é a arte ?» de Nigel Warburton: ficha analítica-crítica.
Gonçalo Gonçalves – Whils, a nova modalidade do retrato.
Inês Grilo – A iconoclastia em Portugal.
Inês Maria Pereira Fonseca – Kirchner, Auto-Retrato como soldado.
Isabel da Silva – Ética no campo das artes.
Jéssica Menkel Perú – A Iconoclastia (a arte destruída dos povos dominados e o roubo de arte durante a 2ª Grande Guerra).
Joana Borralho – Arte Pastoril…
Joana Miranda – A arte dos povos dominados.
Joana Sebastião – Os Fake no mercado de arte em Portugal: um inquérito.
João Faria – Bioshock: o video-njogo, a 10ª arte. Análise da amálgama de elementos artísticos, iconológicos e políticos da obra.
João Francisco Brites Grave – O inventário das peças da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo em 1771: em torno de um acervo perdido.
Lais Cramito – Arthur Danto e o conceito de ‘Artworld’.
Mafalda Coimbra -- «O que é a arte ?» de Nigel Warburton: ficha analítica-crítica.
Mariana Abdulahman – O homem e os seus símbolos, de Carl Jung / O Simbolismo nas artes plásticas, de Aniela Jaffé.
Marine Soares – Coretos de Portugal: problemáticas, história, essência.
Mélanie Oliveira – Máscaras de madeira do Carnaval de Lazarim.
Nadine Neto – Iconografia e iconologia na arte renascentista…
Olavo Silva – Monumentos e Propaganda durante o Estado Novo.
Pedro Brum da Silveira – Pode o preço ditar o que é Arte ?
Rafaela Alexandra Faria e Ana Nóbrega – Os efeitos dos alucinogénios na pintura dos anos 60 e 70.
Raquel Taborda Silva – Frida Kahlo e a depressão na arte.
Rita Sousa – Do espiritual na arte, de Vassily Kandinsky.
Rute Ventura – Sobre a Iconoclastia.
Tatiana Leão Cardoso da Silva – O estilo Naif em Séraphine de Senlis (Séraphine Louis)
Telmo Alves – Reprodutibilidade da Arte: consequências.
Vanessa Bastos – O instinto artístico (Dutton & Gombrich).