Diálogo acerca de questões / dúvidas de alunos

16 Março 2022, 14:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A partir de R.L. Acroff ( 1919- 2009) um modelo piramidal : do ruido em  " matéria bruta  " ( Dados e Informações ) a transformação em  Conhecimentos . Os Dados e as  Informações   são tratados, seriados ,problematizados, interrogados,  transformando-se em instruções, orientações, em  Sentido e  Prova. Conhecimentos especializados disciplinarmente geram Ciências. As Ciências , mais precisas ou mais   imprecisas , são conglomerados processuais de temas e de problemas, de perguntas e de  respostas especializadas e protocoladas  , criadas por uma comunidade específica em progressão / correção. Ao contrário do senso-comum,  da opinião / impressão ,da crença, da informação, etc que se proclamam e julgam seguros / absolutos , as Ciências são Relativas .Assentam em aberto e transformativo consenso / controvérsia de Especializada Comunidade de razão e de  prova. São  objectivações posicionais e  processuais protocoladas. 

As limitações de Leitura / Interpretação : " ...é preciso saber ler .Um documento é uma testemunha; como a maior parte das testemunhas só fala se interrogado. O difícil  é elaborar o questionário ..." ( Marc  Bloch, 1928 ). O caso de uma obra intitulada " História e Memória " ser erradamente lida como " História é Memória ". 
bibliografia de apoio :
Eco. Umberto - I Limiti dell``Interpretazione, Milão, Bompiani,1990  ( trad., port., Lisboa, Difel,2004 ) 
Sen, Amarttya - The Idea of Justice, Londres, Penguin,2009 ( trad., port., Coimbra, Almedina, 2010 )