Sumários
Comentário geral, correcção e entrega das frequências.
12 Maio 2022, 12:30 • José Damião Rodrigues
Comentário geral, correcção e entrega das frequências.
As grandes transformações do Historiar
11 Maio 2022, 14:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
A autonomia universitária da História na Europa do século XIX. O nascimento dos arquivos, bibliotecas, museus, públicos e nacionais , e a afirmação de um Padrão de Método de Investigação na história universitária . Leopold von Ranke ( 1795- 1885) e o seminário de investigação . O ponto de vista do historiador equilibrando precisa análise documental - factual individual e o perspectivar de conjunto(s) sempre afim ás provas - factos . A generalização situada e controlada da história. O ideal de objectividade : alcançar o essencial do acontecido , do então existente/ ocorrido , naquele tempo- espaço . Leitura comentada de enunciados chave de Ranke.
Classificação dos testes e trabalhos e Lugares do Historiar
10 Maio 2022, 14:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Consulta pelos alunos dos seus Testes individuais , anotados e classificados, bem como dos trabalhos de grupo , classificados e anotados. Uma classificação global final bem positiva com 87,5% de aprovação ( 21 alunos ) e 12,5% de resultados não satisfatórios ( 3 alunos ). Ainda assim chamada de atenção para limitações de escrita e de compreensão de leitura e de significado por parte de uma minoria ( c. de 7).Não confundir a quotidiana linguagem da cultura massificante audiovisual com a linguagem da investigação disciplinar e académica. O termo " narrativa " saturado, até ao não sentido , nos meios de comunicação social massificante significa , para usar palavras próximas de G. Genette, um discurso sequencial de acontecimentos. Da necessidade de continuarem estudos universitários e o valor do Mestrado.
3. A construção do saber histórico.
10 Maio 2022, 12:30 • José Damião Rodrigues
3.
A construção do saber histórico.
Que história para o século XXI? A história entre a ambição universalizante e as críticas ao eurocentrismo.
As linhas de força de uma reflexão sobre a construção do saber histórico no mundo ocidental.
Bibliografia:
GREEN, Anna; TROUP, Kathleen (selecção e introdução), The houses of history. A critical reader in twentieth-century history and theory, Manchester, Manchester University Press, 1999;
GRUZINSKI, Serge, L'Histoire, pour quoi faire?, Paris, Fayard, 2015;
HARTOG, François, Croire en l'histoire, "Champs histoire", Paris, Flammarion, 2016 [edição original: 2013].
2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea? 2. 3. A memória e a função social da história. Comemorações, museus e arquivos. (6)
5 Maio 2022, 12:30 • José Damião Rodrigues
2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea?
2. 3. A memória e a função social da história. Comemorações, museus e arquivos.
As comemorações, a memória e a escrita da história. A invenção da tradição (conclusão). Memória e esquecimento: a diabolização de certos períodos e personagens históricas. O problema da memória e do "resgate da memória": o papel dos testemunhos.
História, memória e património: que relação?
Bibliografia:
Obras indicadas na lição anterior;
KRAENZLE, Christina; MAYR, Maria (eds.), The Changing Place of Europe in Global Memory Cultures: Usable Pasts and Futures, Cham, Palgrave Macmillan, 2017.