Trabalhos e Tempos do Tempo

5 Abril 2022, 14:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Ponto de situação dos trabalhos e limitações na análise textual derivadas , também, de grupos que não funcionam por ausência de participação e  de contributo dalgum dos seus  membros. O trabalho de grupo como uma experiência de aprendizagem da dimensão de Comunidade de afinidades, especialidades, formações , na produção  de conhecimento.

O Tempo interdependente dos Passado, Presente, Futuro .Por entre Passado e Futuro , anterior e posterior sequencial e de duração ,uma fina camada de presença,  Presente , Simultâneo . que está sempre a gerar passado / futuro. O objectivo do Historiar é o conhecimento destas Formas e Formações  temporais humanas . Este mundo da vida que é um universo de posições, disposições, relações. 
Acerca do estatuto dos Traços sobreviventes  a e do s eu transformar pela investigação em séries de Semióforos . O pressuposto chave do Historiar , o de que Tempo e Espaço são constituintes chave do possível e impossível na acção, pensamento, meio humanos  pressupõe  e implica a interdependência / não separação de passado, presente, futuro . Esta trilogia sequencial e de duração como Posição. Situação. Breves elucidações sobre estes temas e problemas de Lógica Temporal do Historiar em resposta a questões de alunos. 
O trabalho teórico e prático acerca do Tempo- Espaço Humanos  como  um dos  desafios  e  das  maiores dificuldades  da investigação em História. Desafio enfrentado por programas dialogais com as ciências mas ignorado pelos programas ideológicos e de senso comum.