2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea? (2)
19 Fevereiro 2019, 16:00 • José Damião Rodrigues
2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea?
2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea?
2. 1. A história como representação.
O problema da objectividade e da subjectividade: é possível uma ciência social "neutra"? Os valores epistémicos [internos] da ciência. Perspectiva "objectivista" (contextos) versus perspectiva "subjectivista" (indivíduos). A importância da heurística na conceptualização dos problemas; relacionar, comparar e relativizar. Factos, interpretação e causalidade. Afastamento hermenêutico, parâmetros contextuais e o sentido da acção dos actores sociais (a intencionalidade); a questão da sobre-interpretação.
Bibliografia:
Obras indicadas na aula anterior;
FARRUGIA, Francis, "La connaissance comme interprétation. Pour une sociologie critique et perspectiviste de la connaissance", in Francis Farrugia (dir.), L'interprétation sociologique. Les auteurs, les théories, les débats, Paris, L'Harmattan, 2006, pp. 15-45;
FERNANDES, António Teixeira, Recomposição Social e Abordagens Teóricas, "Biblioteca das Ciências Sociais, 71", Porto, Edições Afrontamento, 2009;
MUNSLOW, Alun, "Historical explanation", in The Routledge Companion to Historical Studies, London and New York, Routledge, 2000, pp. 118-124.