Fundamentos de Teoria da História.

21 Março 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 14

21-03-2019                                                                                      


Os objetivos dos pontos III e IV do programa. Apresentação breve da bibliografia essencial.

A Teoria da História como conjunto de enunciados explicativos, críticos, de reflexão problemática sobre a prática teórica do conhecimento académico – Historiar.

O que significa o fazer académico/científico do Historiar? Adotar um ponto de vista temporal/tempoespaço para toda e qualquer análise da dimensão humana (ou de implicação com o humano). Histórico é pois também o historiar como todo e qualquer outra forma/atividade de conhecimento. A História como ciência (conhecimento académico) empírica-factual. A multiplicidade de ciências históricas/de lógica temporoespacial (astrofísica, biologia evolutiva, paleontologia, geologia, etc.) para além do nosso historiar.

O tempo e o espaço como as categorias operatórias chave do historiar. Dar razão explicativa/comprovativa plausível/provável através de relações de sucessão e duração (tempo) e de relações de posição (espaço). A análise temporoespacial é um contributo para o conhecimento crítico/académico mas não é extensão/generalização ousada e não fundamentada, de grande teoria de tudo o que é humano.

 

Alguma bibliografia mencionada (a propósito de questões colocadas pelos alunos)

 

Hayek, F. A. – The Counter Revolution of Science: Studies in the Abuse of Reason, Indianapolis, Liberty Fund, 1979 (1. Ed. , 1959)

 

Hodgson, Geoffrey M. – How Economics Forgot History: The Problem of Historical Specifity is Social Science, Londres, Routledge, 2001

 

Mises, Ludwing Von – Theory and History, N. Iorque, Arlington, 1969 (1. Ed., 1957)

 

Sournia, J. Charles – Histoire et Médicine, Paris, Fayard, 1982