Teoria da História: Estatuto e Fundamentos

26 Março 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 15

26-03-2019                                                              

 

A Teoria da História como interrogação crítica e histórica do historiar enquanto elucidação, legitimação, fundamentação, demarcação. Diferenciar Teorias da História das Filosofias da História. Em História, como em todas as racionalidades/ciências empírico-factuais, a teoria é mais implícita, dispersa, disseminada e integrada na prática do fazer do conhecimento do que explicita, sistemática, especializada atividade levada a cabo pelo historiar/historiador. Não existe uma Teoria da História una, única, nem mesmo hegemónica mas, tão só teorias da História de médio/limitado alcance, prova, generalização. “…Toda a ciência da História que seja verdadeiramente História deve começar por perguntar o que é o Tempo?...” (Theodor Lessing., 1930). O tempoespaço como horizonte de ser e de sentido do campo disciplinar do historiar.

Um modelo auxiliar global temporal da Historiografia Europeia em torno de: A- História e formas de conhecimento; B – História e técnicas de conhecimento; C – História na ordem cultural. Ter uma primeira aproximação às metamorfoses e persistências do campo do historiar. As lógicas históricas da formação/formulação de temas, problemas, conceitos, técnicas operatórias. A lógica espaciotemporal do historiar nos programas dos séculos XX e XXI: problematizar/interrogar a prática. Teoria e prática fazem-se mútua e processualmente. As categorias analíticas do espaço (ordem de posição/relação): ponto, linha, campo, rede e as categorias analíticas do tempo (ordem de sucessão/duração): evento, situação, período, processo. Uma primeira elucidação ao Espacializar de temas e de problemas na investigação do historiar.

 

Bibliografia mencionada:

 

Sen, Amartya – Identity and violence: the illusion of Destiny, N. Iorque, Norton, 2007 (trad. port., Tinta da China, 2007)

 

Thom, René – Stabilité Structurelle et Morphogenèse, Paris, Inter ed., 1977

 

Wang Hui – The Politics of Imagining Asia, Cambridge, Massa., Harvard U. Press, 2011