Lógicas Temporoespaciais do Historiar: Elucidações

2 Maio 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 23

02-05-2019                                 

 

Em torno de um modelo das categorias presente, passado, futuro. O presente/simultâneo como fina camada de implicação de múltiplos estratos de passados/anteriores (do passado instante ao passado distante) e de horizontes intencionados de futuro/posteriores. A fina camada de presença/presente e do passado/instante e a ordem de emergência dos acontecimentos/contingências. O passado próximo em conjunção com o presente faz a lógica da situação. O passado (já não tão próximo) mas ainda presente e o passado próximo, e a contingência do presente geram o essencial da época enquanto o passado distante em tensão com o presente (e na implicação com os outros passados) possibilita o processual estruturante da mais longa duração; necessidade e acaso. A indeterminação, determinação e contingência na temporização transformativa, cumulativa de progressão (tecnológico-cultural). Todo e qualquer presente humano faz sentido na implicação com os seus passados e os seus primeiros futuros intencionados.

O exemplificar do modelo a propósito da embaixada portuguesa, chefiada por Tomé Pires, à China Ming. Os traços sobreviventes indiciam coisas, textos, ações, lugares, etc., nos anos de 1517-1521 (implicando 1502, 1509, 1513, 1515, etc., e passados mais distantes e expectativas/intenções falhadas em 1524, 1528, 1535, etc.).

Operar em 2019 com a pluralidade do temporoespacial do historiar graças às progressões/desenvolvimentos sobre os conceitos de tempo/espaço no século XX (1908/Minkowski, 1946/F. Braudel e J. Piaget, etc.). A investigação como pluralidade transdisciplinar cumulativa em progressão. A também pluralidade dos traços sobreviventes, dados, fontes, do historiar (de novo a Embaixada de T. Pires e os textos em chinês, coreano, português). A História como lógica temporoespacial de presentes que trazem/puxam passados e futuros. As contingências do presente alteram proximidades e distanciamentos, acasos e necessidades do passado e futuro.