História e Sociologia

7 Maio 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 24

07-05-2019                                                    

 

A emergência do termo “Sociologia”, em língua francesa manuscrita c. 1780 e impressa no Tomo IV “Cours de Philosophie Positive”, Paris, 1839 de Auguste Comte (1798-1857). O campo de formação/afirmação da sociologia por entre distanciamentos/confrontos no caso da sociologia francesa/E. Durkheim e aproximações/integrações no caso da sociologia Alemã/Max. Weber.

À critica radical à História por parte da sociologia como “física social”, sistema de leis deterministas/causais que integra o desvio individual na necessidade homogénea da sociedade.

Os “Ídolos da Tribo dos Historiadores” segundo F. Simiand em 1903. Contra o “ídolo politico”, o “ídolo individual”, o “ídolo cronológico”. O impacte da crítica sociológica no historiar francês (M. Bloch/L. Febvre). O mundo académico Franco-Alemão de Estrasburgo e o diálogo Sociologia/História em Max Weber (a hipótese de implicação “ética protestante” calvinista e o “espírito do capitalismo” como ação racional. Algumas questões dos alunos sobre memória, causalidade, fronteiras história/sociologia.