3. A construção do saber histórico. (1)
5 Abril 2019, 16:00 • José Damião Rodrigues
3. A construção do saber histórico.
3. 1. Da Antiguidade ao Iluminismo.
Questões metodológicas preliminares: a escrita da história nas sociedades antigas e medievais.
A emergência da consciência histórica na Grécia. Heródoto e a distinção entre lenda e tradição verídica. Tucídides e o passado como a explicação causal do presente. A história como história política. A história como magistra vitae.
Roma e a herança grega. A historiografia romana: valores e "lugares de memória"; os problemas. O Cristianismo e a história: história sagrada e história humana; a ideia de história universal. A prática da história na Antiguidade tardia e na Alta Idade Média. A emergência de uma história alternativa à história da Igreja: a génese das histórias das monarquias e casas reinantes.
Bibliografia:
ARIÈS, Philippe, Le Temps de l'Histoire, préface de Roger Chartier, 2e éd., Paris, Éditions du Seuil, 1986;
GUENÉE, Bernard, Histoire et culture historique dans l'Occident médiéval, Paris, Aubier Montaigne, 1980;
KELLEY, Donald R., Faces of History: Historical Inquiry from Herodotus to Herder, New Haven, CT., Yale University Press, 1998;
SHANSKE, Darien, Thucydides and the Philosophical Origins of History, New York, Cambridge University Press, 2006.