Horizontes de Tempo-  Espaço na teoria e prática da História

18 Fevereiro 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Leitura comentada do Prefácio de  La Mediterranée et Le  Monde Mediterranéen ...,1949 de    Fernand  Braudel ( 1902 - 1985 )  .Um dos textos chave do século XX  de formulação explicita de Teoria do Tempo Histórico .Um modelo tridimensional de pluralidade dos tempos históricos  partindo da geohistória,  de uma "história quase imóvel " ,  da mais longa duração mutimilenar  implicando o humano e o meio natural - civilizacional .Sobre este estrato temporal de persistências estruturais e estruturantes ,  em larga medida inconscientes ou subconscientes , uma " história lentamente ritmada " feita de estruturas e conjunturas, persistências e lentas  transformações  , " uma história social  , a dos grupos e agrupamentos ".Sobre " todas estas forças de profundidade " uma superfície visível e imediata , a de " uma história de oscilações breves " feita á dimensão do individuo ,uma história acontecimento.

Uma trilogia de estratos porosos.Diferentes mas interdependentes é o desafio da elucidação de F. Braudel.  A História é descrição e explicação-explicitação  destas temporalidades em mútua implicação.O Tempo-Espaço Histórico  surge como produtor-produto do Humano, dos grupos humanos,de   indivíduos  .O grande desafio do conhecimento histórico é o da elucidação destes situados regimes de historicidade que são configurações de vida e de sentido.
Leitura comentada de passagens da obra " The Significance  of the Frontier in American History   ",1893 de Frederick Jacson Turner ( 1861 - 1932 ) .Texto chave de formulação explicita de uma Teoria do Espaço Histórico a partir do facto geográfico da Fronteira e da Secção-Área . A tese de fronteira como marca diferencial dos E.U. da América frente ao velho mundo europeu.A Fronteira como construção aberta do espaço que combina dimensões geográficas,sociais,económicas,tecnológicas,demográficas,etc.A Fronteira como processo temporal ou de como espaço-tempo se tecem mutuamente  em " similaridades  " e " diferenças ", combinações do " elemento lugar " e do " elemento tempo " . 
Leitura comentada de passagens do Cours de Linguistique Générale  ,1916 de Ferdinand de Saussure ( 1857 - 1913 ) ou de como a Linguística    Estrutural    tem muito a dizer acerca de Tempos , sincronia e diacronia , ao Historiar.