Sumários
8 Maio 2020, 14:00
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Sérgio de Campos Matos
EXAME, Avaliação Final Alternativa , dia 2 de Junho das 14 às 16h
(será enviado por email 5m antes das 14.00 e deverá ser entregue às 16h)
1. história e ficção. O
lingusitic turn
2. fazer história na actualidade: debate
3. resultados dos testes
7 Maio 2020, 08:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Conforme indicação geral do Director da FLUL informo os alunos, eventualmente interessados,que o Exame de Avaliação Final Alternativa para Teoria da História/Turma 1 será dia 4 de Junho ás 8 horas. Email com enunciado enviado na altura e resposta por email até ás 10 horas e quinze. O Exame versa a matéria leccionada nas onze primeiras aulas de Janeiro a Março.
A História é uma disciplina empírica sobre realizações humanas existentes num determinado momento e local. Sobre humanos e os seus actos / coisas Temporais como constituinte fenomenal e constituído reflexivo dos Humanos Fazendo(-se) .Do Mundo da Vida o Historiar selecciona,elabora, investiga,traços em temporalidade,provas e razões de essencial Sequência Integrativa Humana que formam o seu objecto e objectivo de concreto conhecimento: os Factos Históricos.O Facto Histórico é um observável interpretado da Vida Humana como ,também,Temporalidade.
Os Factos Históricos são abstracções protocoladas (de essencial por tempo- espaço ) a partir do existente humano . São acontecimentos/ocorridos que deixam Traços / Provas seriados , descritos, explicitados , explicados em Telas/ Espaços de Fases de Possibilidade , de Sucessão e de Localização.O Facto Histórico não é um dado mas sim um "enigma" de Realidade Humana organizado, seriado e questionado enquanto Tempo . As Histórias do Cultural,Económico,Político,Social,Arte,Ciência,Técnica,etc são Formas e Formações de concreto e real Ser/Sendo Humano em sucessão integrativa,Tempo-Espaço de Continuidade e de Descontinuidade.
O Conhecimento Histórico contribui para o conhecimento do Ambiente/Mundo da Vida Humana sob a perspectiva Temporal.
A grande contribuição do Historiar é a descoberta das Múltiplas Formas de Tempo e de como essas Temporalidades são Constituintes nucleares desse mesmo Mundo/Ambiente da Vida Humana.
A História é conhecimento do Humano como ,também,Tempo-Espaço integrado -incorporado ; " ...o Presente está prenhe de Futuro e carregado de Passado..." ( G. W. Leibniz ,1703).
5 Maio 2020, 14:00
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Sérgio de Campos Matos
Orientações historiográficas dos últimos 40 anos.
5 Maio 2020, 08:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Esta semana ,vale a pena lembrar alguns pontos chave da matéria leccionada presencialmente.A TEORIA da HISTÓRIA é problematização ,sistemática e crítica,do Saber Fazer Conhecimento Histórico.Como se "Faz" o Historiar ? Quais os Fundamentos, conceptuais e operatórios, dos raciocínios de Retrospecção ? Como é essa Prática Teórica de conhecimento especializado envolvendo Arquivo e Observação ? Este é um domínio de Temas e de Problemas que existe em resposta prática na investigação do Historiar mas, regra geral , de forma bem mais implícita que explícita, sem aprofundamento e especialização.
A Teoria da História é também ,embora secundariamente, reflexão a partir do exterior acerca de resultantes/resultados do Fazer Conhecimento Histórico.Exercícios de Filosofia, de Estudos Literários, de Psicologismo Memorial , etc . Visões de estilo e de norma que,embora externas e pouco fundamentadas no próprio Fazer de História,influem na TEORIA da HISTÓRIA , sobretudo em termos de modas e divulgação .
O FAZER Conhecimento Histórico assenta, antes de mais, no Perguntar e Responder , Empírico -Factual , ás Questões do TEMPO HUMANO-TEMPO HISTÓRICO. O TEMPO-ESPAÇO substanciado em séries de Sucessão e Localização de Humanos fazendo,refazendo,desfazendo,é o Tema e Problema, o Objecto e o Objectivo do Conhecimento Histórico.
O TEMPO HISTÓRICO/ Temporespacial , que pressupõe e implica com a ProtoTemporalidade do Universo em Expansão, com o Eotemporal, o Biotemporal, o restante Nootemporal é Passado,Presente,Futuro em Fenomenal e Reflexivo de Sucessão em Continuidade e Descontinuidade ,Integração e Dissipação. Tempo-Espaço Histórico ( Ordens/Ordenamentos de Sucessão-Duração em Ordens de Posição-Relação,com as suas categorias-formas ) formando Identidade e Diferença Temporal Humana de Acumulação, Repetição,Renovação,Surgimento, Desaparecimento do que quer que seja de Humano em ACÇÃO. No Historiar todo o Presente/Existente é horizonte de Possibilidades e Limites integrando Passados e projectando Futuros.O Historiar investiga o Humano Fazendo(- se ) em Escalas Integradas de Sucessão/Duração e Posição/Relação desde o Presente/ Passado Instante até ao Passado Distante. Procura responder com Prova Factual e Razão Provável ao Como ? e Porquê ? um Anterior Configura em parte, Possibilita e Limita , um Posterior.
30 Abril 2020, 08:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Na aula-sumário anterior começamos a olhar para a segunda Leitura Comum acordada logo em Janeiro .Hoje, seria o dia do Teste onde iriam revelar o adquirido nas aulas presenciais de exposição e o alcançado com as duas Leituras Comuns. Como todos nós sabemos a Realidade é Imprevisível e o muito curto tempo decorrido ao longo de Janeiro, Fevereiro,Março e agora Abril , a sucessão de Fases Temporais , concede-nos Hoje,no Aqui e Agora, uma Grande Transformação .As duas Leituras passaram a trabalho digital e foi mesmo acordado que , devido ás consequências indesejadas da Quarentena , os que apenas fizeram uma a apresentem como Trabalho Individual acompanhando o Trabalho de Análise de Grupo escolhido, acordado ,acompanhado, Presencialmente até á nossa 11 aula em 5-3-2020.
Este parágrafo prévio tem muito a ver com o Manifesto Histórico de Guldi e Armitage e a proclamação da História como saber para e de Futuro a partir de conhecimento factual provado e provável de Passado. A ideia é bem antiga , como vemos no Historiar Pragmático Grego a partir do séc. IV a.c., e traduz-se no tópico da Lição da História. A História como Lição assenta em diversos pressupostos e hipóteses sendo que é fundamental o Principio da Continuidade Fenomenal-Temporal ; o do predomínio das constantes , regularidades , repetições ; a hipótese de a mudança Passado,Presente,Futuro não ser de Grande Transformação e muito menos de Caos. É a Forma e a Configuração TemporoEspacial habitual do e no Sendo / Fazendo Humano de Continuidade e que nos permitiu , de Janeiro a Março, orientar e organizar o trabalho lectivo com aqueles que estiveram presentes e participantes . Acontece que a Temporalidade , o factual-real humano e natural fazendo(-se ) Tempo e Espaço, é também Descontinuidade,ruptura,ponto de viragem, mesmo Caos .Não significa que esta Novidade -Diferença de Descontinuidade seja uma Aparição do Nada sem filiação alguma no Tempo e no Espaço. Já vimos que há constantes da mais Longa Duração nas Epidemias .Significa, no entanto que a Previsão , o criar hipóteses fundamentadas de Futuro, o produzir de juízos fundamentais e calculáveis hipoteticamente de Prospectiva não pode ser uma especialidade e muito menos um exclusivo da racionalidade especializada em Retrospecção.Passado,Presente,Futuro estão ligados e jamais separados mas o Enigma dessa Ligação , dos Possíveis que podem Ser/Sendo , ainda é um Desafio , um Fechado, no essencial , para as nossas racionalidades cientificas e técnicas , que no entanto, são as melhores que temos para o Descrever e Explicar .