Sumários

fazer história na actualidade     aula online      

8 Maio 2020, 14:00 Sérgio de Campos Matos

EXAME, Avaliação Final Alternativa ,  dia 2 de Junho das 14 às 16h
(será enviado por email  5m antes das 14.00 e deverá ser entregue às 16h)


1. história e ficção. O  lingusitic turn            
2. fazer história na actualidade: debate           
3. resultados dos testes


Balanço Final

7 Maio 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Conforme  indicação geral  do Director da FLUL informo os alunos, eventualmente interessados,que o Exame de Avaliação Final Alternativa para Teoria da História/Turma 1  será dia 4 de Junho ás 8 horas. Email com enunciado enviado na altura e resposta por email até ás 10 horas e quinze. O Exame versa a  matéria leccionada  nas onze primeiras aulas de Janeiro a Março.

A História é uma disciplina empírica sobre realizações humanas existentes num determinado momento e local. Sobre humanos e os seus actos / coisas Temporais   como constituinte fenomenal  e constituído reflexivo dos Humanos Fazendo(-se) .Do Mundo da Vida o Historiar selecciona,elabora, investiga,traços em temporalidade,provas e razões de essencial Sequência Integrativa  Humana que formam o seu objecto e objectivo de concreto conhecimento: os Factos Históricos.O  Facto Histórico é um observável interpretado da Vida Humana como ,também,Temporalidade.
Os Factos Históricos são abstracções protocoladas (de essencial  por  tempo- espaço ) a partir  do existente humano .  São  acontecimentos/ocorridos  que deixam Traços / Provas  seriados , descritos, explicitados ,         explicados   em Telas/ Espaços de Fases de Possibilidade , de Sucessão  e  de  Localização.O Facto Histórico não é um dado mas sim um "enigma" de    Realidade  Humana organizado,   seriado e    questionado enquanto Tempo . As Histórias do Cultural,Económico,Político,Social,Arte,Ciência,Técnica,etc são Formas e Formações  de concreto e real  Ser/Sendo Humano em sucessão integrativa,Tempo-Espaço  de Continuidade e de  Descontinuidade.  
O Conhecimento Histórico contribui para o conhecimento do Ambiente/Mundo da Vida Humana sob a perspectiva Temporal.   A  grande contribuição do Historiar é a descoberta das Múltiplas Formas de Tempo e de como essas Temporalidades são Constituintes nucleares desse mesmo Mundo/Ambiente da Vida Humana.
A História é conhecimento do Humano como ,também,Tempo-Espaço integrado -incorporado ; " ...o Presente está prenhe de Futuro e carregado de Passado..." (  G. W. Leibniz ,1703).
      


Orientações historiográficas dos últimos 40 anos aula online

5 Maio 2020, 14:00 Sérgio de Campos Matos

Orientações historiográficas dos últimos 40 anos.


Teoria da História: Fundamentais

5 Maio 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Esta semana ,vale a pena lembrar alguns pontos chave da matéria  leccionada presencialmente.A TEORIA da HISTÓRIA é problematização ,sistemática e crítica,do Saber Fazer  Conhecimento Histórico.Como se "Faz" o  Historiar  ?  Quais os Fundamentos, conceptuais e operatórios, dos raciocínios  de Retrospecção ? Como é essa Prática  Teórica de conhecimento especializado envolvendo Arquivo e Observação ? Este é um domínio de Temas e de Problemas que existe  em resposta prática na investigação do Historiar mas, regra geral , de forma bem mais implícita que explícita, sem  aprofundamento e especialização.  

A Teoria da História é também ,embora secundariamente,  reflexão  a partir do  exterior   acerca de resultantes/resultados  do Fazer Conhecimento Histórico.Exercícios de Filosofia,  de Estudos Literários,   de    Psicologismo Memorial , etc . Visões de estilo e de norma que,embora externas e pouco fundamentadas no próprio Fazer de História,influem na TEORIA da HISTÓRIA , sobretudo em termos de modas  e divulgação  .
O  FAZER   Conhecimento Histórico assenta, antes de mais, no Perguntar e Responder , Empírico -Factual , ás Questões do TEMPO HUMANO-TEMPO HISTÓRICO. O TEMPO-ESPAÇO substanciado em séries de Sucessão e Localização de Humanos fazendo,refazendo,desfazendo,é o Tema e Problema, o Objecto e o Objectivo do Conhecimento Histórico.
O TEMPO HISTÓRICO/ Temporespacial , que pressupõe e implica com a ProtoTemporalidade do Universo em Expansão, com o Eotemporal, o Biotemporal, o restante Nootemporal é Passado,Presente,Futuro em Fenomenal  e Reflexivo  de   Sucessão    em  Continuidade e Descontinuidade ,Integração e Dissipação. Tempo-Espaço Histórico ( Ordens/Ordenamentos  de Sucessão-Duração em Ordens de Posição-Relação,com as suas categorias-formas  ) formando Identidade e Diferença Temporal Humana de  Acumulação,        Repetição,Renovação,Surgimento, Desaparecimento  do que quer que seja de Humano em ACÇÃO. No Historiar todo o Presente/Existente é horizonte de Possibilidades e Limites integrando Passados e projectando Futuros.O Historiar investiga o Humano Fazendo(- se  )  em Escalas Integradas de Sucessão/Duração e Posição/Relação desde o Presente/ Passado Instante até ao Passado Distante. Procura responder com  Prova Factual e Razão Provável ao Como ? e Porquê ? um Anterior  Configura em parte, Possibilita e  Limita , um Posterior.


Em torno de The History Manifesto,2014

30 Abril 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Na aula-sumário anterior começamos a olhar para a segunda Leitura Comum acordada logo em Janeiro .Hoje, seria o dia do Teste onde iriam revelar o adquirido   nas aulas presenciais de exposição e o alcançado com as duas Leituras Comuns. Como todos nós sabemos a Realidade é  Imprevisível e o muito curto tempo decorrido  ao longo de Janeiro, Fevereiro,Março e agora Abril , a sucessão de Fases Temporais , concede-nos Hoje,no Aqui e Agora, uma Grande Transformação .As duas Leituras passaram a trabalho digital e foi mesmo acordado que , devido ás consequências indesejadas da Quarentena , os que apenas fizeram uma  a  apresentem  como Trabalho Individual acompanhando o Trabalho de Análise de Grupo escolhido, acordado ,acompanhado, Presencialmente até á nossa 11 aula em 5-3-2020.

Este parágrafo prévio tem muito a ver com o Manifesto Histórico de  Guldi e Armitage e a proclamação da História como saber para e de Futuro  a partir de  conhecimento factual provado e provável de Passado.  A ideia é bem antiga ,  como vemos no Historiar Pragmático Grego a partir do séc. IV a.c., e traduz-se no tópico da Lição da História. A História como Lição  assenta em diversos pressupostos e hipóteses  sendo que é  fundamental  o Principio da Continuidade  Fenomenal-Temporal  ;  o do predomínio  das constantes , regularidades , repetições ; a hipótese de a  mudança Passado,Presente,Futuro não ser de Grande Transformação e muito menos de Caos. É  a Forma  e a  Configuração TemporoEspacial  habitual do e no Sendo / Fazendo  Humano de Continuidade  e que nos permitiu , de Janeiro a Março,  orientar e organizar o trabalho lectivo com aqueles que estiveram presentes e participantes . Acontece que a Temporalidade , o factual-real  humano e natural fazendo(-se ) Tempo e Espaço,  é também Descontinuidade,ruptura,ponto de viragem, mesmo Caos .Não significa que esta Novidade -Diferença   de  Descontinuidade seja uma Aparição do Nada sem filiação alguma no Tempo e no Espaço. Já vimos que há constantes da mais Longa Duração nas Epidemias .Significa, no entanto que a Previsão , o criar hipóteses fundamentadas de Futuro, o produzir de juízos fundamentais e  calculáveis hipoteticamente de Prospectiva não pode ser uma especialidade e muito menos um exclusivo da racionalidade especializada em Retrospecção.Passado,Presente,Futuro estão ligados e jamais separados mas o Enigma dessa Ligação , dos Possíveis que podem Ser/Sendo  ,   ainda  é um Desafio , um Fechado,  no essencial , para as nossas  racionalidades cientificas e técnicas , que  no  entanto,  são as melhores que temos para o Descrever e Explicar .