As Leituras comuns
7 Abril 2020, 08:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Vale a pena continuarmos o exercício prático de leitura em torno da obra de Lynn Hunt . A análise da primeira página feita na aula anterior pode ser também auxiliar para os Trabalhos de grupo e não apenas para o Relatório sintético e individual que substitui o teste individual-presencial.
Ao longo do semestre vimos que o conhecimento histórico interpreta os Traços-Sinais, qualquer tipo das denominadas Fontes-Documentos , a partir de quatro fundamentos operatórios (ou seja, teórico-práticos ) que são: Imanência,Autonomia,Conjunto,Interdependência. Para alcançar o significado de todo e qualquer traço documental é pois necessária uma primeira análise interna presa ao corpo do Traço . Nos casos de trabalho , tanto o mais analítico como o mais sintético, estamos frente a corpos de escrita-enunciados em tipos como livros,artigos,etc.Também vimos que a interpretação do historiar exige conotação-cotextos-contextos ou seja exterioridade em relação ao Traço-Documento buscando o Ambiente-Mundo da Vida que o fez nascer e viver como presença-Presente.Os três primeiros fundamentos operam para o plano mais interno enquanto que o externo implica a Interdependência.
Acordámos também que os trabalhos são sobre a dimensão mais interna porque não temos condições ,num breve semestre, de elucidar com precisão as questões de implicação cultural,social,política,económica, etc que sempre se colocam a propósito da interpretação de todo e qualquer Traço Documental.
Ao lerem L.Hunt encontram, de forma muito clara , uma constante preocupação em situar os programas académicos de conhecimento - investigação histórica num ambiente sociocultural lato.Mais do que a análise exaustiva deste ou daquele programa vemos uma paisagem global ,até ás páginas 12-13 .Da hegemonia da História Nacional , essencialmente Política , vemos á medida que decorre o século passado o predomínio da História Económica e Social e em seguida o da História Cultural.
A " ... história nacional é ainda o pão e a manteiga do ensino da história em todo o lado ..." ( pag.3) mas as transformações ocorridas na própria história política e nas especializações crescentes por temas criaram uma pluralidade caótica ao longo da segunda metade do século passado. L.Hunt aponta as crescentes relações da História com a Teoria Social,Sociologia,Antropologia,Linguística ,etc como forças que vieram questionar a própria identidade do Historiar.