16 Abril 2020, 08:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Agora , a cerca de três semanas do final do nosso semestre ,vale a pena disciplinar o tempo de trabalho de modo a procurar alcançar os objectivos prosseguidos e desejados desde Janeiro .Semestre para nós único e novo na nossa vivência mas que , graças ao conhecimento histórico , sabemos ser algo/ pandemia comum e típico ao longo do Tempo-Espaço dos humanos. O que para nós , ao nível do senso- comum , surge como uma natural Singularidade é na verdade uma Regularidade Tipológica ( com constantes e variáveis ) ao nível do conhecimento especializado das ciências e das técnicas .Objectivar o tempo que vivemos é pois possível e saber aproveitar o mesmo é obrigatório .Não esqueçam a frase de L.B. Alberti /1437-1441 : " ...Quem sabe não perder tempo sabe fazer quase tudo, e quem souber aproveitar o tempo será senhor de tudo o que quiser ...".
No acompanhamento prático das duas Leituras que , muito parcialmente , substituem o Teste Individual destinado a provar o trabalho desenvolvido de Janeiro a Abril , vamos olhar, uma vez mais, para alguns dos temas e problemas enunciados por L.Hunt .Logo a abrir o cap. II surge " .. os historiadores apenas recentemente descobriram a globalização ..."/ pág.44 , datando tal dos anos de 1990 , mas ,ao mesmo tempo , mostrando que um perspectivar Global por parte do Historiar é um fenómeno bem anterior . Como articular a especialização crescente do conhecimento histórico com um perspectivar global dos fenómenos temporais humanos é a questão a que se procura responder .Como diferenciar uma perspectiva histórica Global de um temporizar de Globalização ? Que conexões entre Globalização e Modernização ? Que implicações entre economia,cultura,política quando se investiga historicamente questões deste tipo ? Eis algumas das perguntas e respostas que L.Hunt vai formulando entre as páginas 44 e 77 da vossa Leitura.
A seguir encontram todo um cap. votado a Repensar os Temas e os Problemas da Sociedade e do Eu , do Social e do Individual Humanos .Existe um breve levantamento sobre a historicidade destes termos que se tornaram palavras de ordem em várias disciplinas .Existe um assinalar das implicações para o conhecimento histórico de resultados alcançados pelas , por exemplo, neuro- ciências e que podem vir a alterar significativamente alguns dos pressupostos tradicionais da racionalidade do Historiar e das Ciências Sociais . Bom trabalho e muita saúde para todos.