Os termos análise e síntese

23 Abril 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Análise e Síntese são termos de uso intenso e extenso nos vocabulários  das ciências e  da filosofia. Como todas as palavras de ordem e de ordenamento parecem , ao senso comum ,a uma prática e elementar linguagem sem   reflexão , evidência e significação imediata e garantida.No entanto, estamos frente a uma tensão semântica em que uma parte do Sentido do vocábulo é relativamente consensual e outra é controversial e polissémica.  

O termo Síntese significa literalmente Composição enquanto que literalmente Análise significa Resolução.O uso crítico, ao longo dos tempos e da formação  e configuração das disciplinas,  nas linguagens de conhecimento e de reflexão , criou uma antinomia complementar entre ambos os termos .Esse jogo de oposições e gradações entre Análise e Síntese tem dois grandes blocos de sentido e múltiplas variantes.Nas ciências da vida e nas ciências sociais Análise e Síntese surgem, maioritariamente , como operações de Decomposição e  de Recomposição  .  Nas ciências formais, matemática e lógica, o sentido predominante é o de Regressão e Progressão .
No conhecimento histórico é habitual estes dois usos sem distinção e fundamentação. Por exemplo,  fala-se de   análise dos dados,fontes, factos   e da síntese escrita como uma progressão das " coisas"  ás palavras finais de conclusão  ( que por sua vez vão pedir uma constante regressão aos dados ).Mas encontramos muitas outras variantes como vemos em Henri Berr (1863- 1954) e na obra  La Synthése en Histoire ,  ,Paris,A.Michel ,1911 ( 2 edição desenvolvida em 1953 ) em que a síntese surge no sentido de abertura dialogal do historiar ás outras disciplinas e realidades ,uma  progressão / composição.
  Nos trabalhos de grupo e individual é pedido um exercício complementar.No primeiro,  estamos frente a uma analítica textual e no segundo a uma capacidade de síntese do essencial alcançado em duas Leituras-análises textuais.Em ambos , o sentido usado é o de Decomposição - Recomposição o mais sistemática possível.A maioria dos trabalhos já entregue conseguiu alcançar de forma muito positiva , a diferentes níveis,esses dois objectivos complementares ,gradativos,oscilantes.