Teoria da História: Fundamentais

5 Maio 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Esta semana ,vale a pena lembrar alguns pontos chave da matéria  leccionada presencialmente.A TEORIA da HISTÓRIA é problematização ,sistemática e crítica,do Saber Fazer  Conhecimento Histórico.Como se "Faz" o  Historiar  ?  Quais os Fundamentos, conceptuais e operatórios, dos raciocínios  de Retrospecção ? Como é essa Prática  Teórica de conhecimento especializado envolvendo Arquivo e Observação ? Este é um domínio de Temas e de Problemas que existe  em resposta prática na investigação do Historiar mas, regra geral , de forma bem mais implícita que explícita, sem  aprofundamento e especialização.  

A Teoria da História é também ,embora secundariamente,  reflexão  a partir do  exterior   acerca de resultantes/resultados  do Fazer Conhecimento Histórico.Exercícios de Filosofia,  de Estudos Literários,   de    Psicologismo Memorial , etc . Visões de estilo e de norma que,embora externas e pouco fundamentadas no próprio Fazer de História,influem na TEORIA da HISTÓRIA , sobretudo em termos de modas  e divulgação  .
O  FAZER   Conhecimento Histórico assenta, antes de mais, no Perguntar e Responder , Empírico -Factual , ás Questões do TEMPO HUMANO-TEMPO HISTÓRICO. O TEMPO-ESPAÇO substanciado em séries de Sucessão e Localização de Humanos fazendo,refazendo,desfazendo,é o Tema e Problema, o Objecto e o Objectivo do Conhecimento Histórico.
O TEMPO HISTÓRICO/ Temporespacial , que pressupõe e implica com a ProtoTemporalidade do Universo em Expansão, com o Eotemporal, o Biotemporal, o restante Nootemporal é Passado,Presente,Futuro em Fenomenal  e Reflexivo  de   Sucessão    em  Continuidade e Descontinuidade ,Integração e Dissipação. Tempo-Espaço Histórico ( Ordens/Ordenamentos  de Sucessão-Duração em Ordens de Posição-Relação,com as suas categorias-formas  ) formando Identidade e Diferença Temporal Humana de  Acumulação,        Repetição,Renovação,Surgimento, Desaparecimento  do que quer que seja de Humano em ACÇÃO. No Historiar todo o Presente/Existente é horizonte de Possibilidades e Limites integrando Passados e projectando Futuros.O Historiar investiga o Humano Fazendo(- se  )  em Escalas Integradas de Sucessão/Duração e Posição/Relação desde o Presente/ Passado Instante até ao Passado Distante. Procura responder com  Prova Factual e Razão Provável ao Como ? e Porquê ? um Anterior  Configura em parte, Possibilita e  Limita , um Posterior.