Balanço Final

7 Maio 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Conforme  indicação geral  do Director da FLUL informo os alunos, eventualmente interessados,que o Exame de Avaliação Final Alternativa para Teoria da História/Turma 1  será dia 4 de Junho ás 8 horas. Email com enunciado enviado na altura e resposta por email até ás 10 horas e quinze. O Exame versa a  matéria leccionada  nas onze primeiras aulas de Janeiro a Março.

A História é uma disciplina empírica sobre realizações humanas existentes num determinado momento e local. Sobre humanos e os seus actos / coisas Temporais   como constituinte fenomenal  e constituído reflexivo dos Humanos Fazendo(-se) .Do Mundo da Vida o Historiar selecciona,elabora, investiga,traços em temporalidade,provas e razões de essencial Sequência Integrativa  Humana que formam o seu objecto e objectivo de concreto conhecimento: os Factos Históricos.O  Facto Histórico é um observável interpretado da Vida Humana como ,também,Temporalidade.
Os Factos Históricos são abstracções protocoladas (de essencial  por  tempo- espaço ) a partir  do existente humano .  São  acontecimentos/ocorridos  que deixam Traços / Provas  seriados , descritos, explicitados ,         explicados   em Telas/ Espaços de Fases de Possibilidade , de Sucessão  e  de  Localização.O Facto Histórico não é um dado mas sim um "enigma" de    Realidade  Humana organizado,   seriado e    questionado enquanto Tempo . As Histórias do Cultural,Económico,Político,Social,Arte,Ciência,Técnica,etc são Formas e Formações  de concreto e real  Ser/Sendo Humano em sucessão integrativa,Tempo-Espaço  de Continuidade e de  Descontinuidade.  
O Conhecimento Histórico contribui para o conhecimento do Ambiente/Mundo da Vida Humana sob a perspectiva Temporal.   A  grande contribuição do Historiar é a descoberta das Múltiplas Formas de Tempo e de como essas Temporalidades são Constituintes nucleares desse mesmo Mundo/Ambiente da Vida Humana.
A História é conhecimento do Humano como ,também,Tempo-Espaço integrado -incorporado ; " ...o Presente está prenhe de Futuro e carregado de Passado..." (  G. W. Leibniz ,1703).