Acerca dos trabalhos - regras a não esquecer

24 Março 2020, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Em 1875, Fustel de Coulanges ( 1830- 1889 ) , um dos grandes historiadores do século XIX , formulou uma das regras elementares da racionalidade investigativa em História : " ...para um dia de síntese são precisos anos de análise...".Esta regra  , de   razão e  de   método,  preside a toda e qualquer dimensão do conhecimento histórico. Apenas a análise é criadora .A  síntese é sempre um ponto de situação do existente  ou seja,uma repetição .Resume   que pode ser positivo e criativo   conforme a qualidade-quantidade dos anos de análise que tem por   trás. Na prática, já todos sabem isto pois uma aula é um exercício de síntese que revela sempre os tempos e os modos da análise ou ,como disse Claude Lévi-Strauss  ( 1908-2009) em 1973 : " ...a prova da análise está na síntese.Se a síntese se revela impossível é  porque a análise ficou incompleta ...". 

Os trabalhos são de análise , de analítica sistemática e exaustiva ,de um pequeno campo textual.Corpo pequeno de objecto de modo a facilitar e melhor possibilitar  o objectivo de   análise. Mas, para além disto é preciso não esquecer outros procedimentos constantemente repetidos ao longo das nossas aulas.Uma obra é sempre que possível citada na língua e edição original . Por exemplo, os que estão a desenvolver trabalhos a partir da antologia de Patrick  Gardiner (1922- 1997)  , mesmo que  com base   na tradução portuguesa que estão a usar e a citar ,  precisam de se referir á edição original  : Gardiner,Patrick  ( ed. ) -   Theories of History, N.York,Free Press,1959 .Caso contrário estamos frente a um filósofo  inglês que em Lisboa,F.C.Gulbenkian,   1974, ( data da 1 edição da tradução de Vitor de Sá ) publicou em língua portuguesa uma antologia de Teorias da  História..Algo possível mas pouco provável e plausível e  que sabemos ser falso.A História não é física  mas também não é senso comum,opinião  ou ficção .É um campo disciplinar de razão crítica,erudita,científica ( nalguns programas de  pertença ás Ciências Sociais ).
Os vossos trabalhos são expressão do que alcançaram ou longo do nosso semestre .Semestre  que continua activo,  sob outras formas, mas que permite  até  ter agora mais tempo para fazer ainda   mais e melhor.Bom trabalho e muita saúde .