2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea? (15) 3. A construção do saber histórico. (1)
14 Maio 2018, 16:00 • José Damião Rodrigues
2. O passado é um país estrangeiro ou toda a história é contemporânea?
2. 3. A memória e a função social da história. Comemorações, museus e arquivos.
As "guerras de memórias" (conclusão). A história, as historiografias e o confronto de memórias e interpretações. Exemplos europeus e americanos.
3. A construção do saber histórico.
3. 1. Da Antiguidade ao Iluminismo.
A emergência da consciência histórica na Grécia. Heródoto e a distinção entre lenda e tradição verídica. Tucídides e o passado como a explicação causal do presente. A história como história política. A história como magistra vitae.
Bibliografia:
ARIÈS, Philippe, Le Temps de l’Histoire, préface de Roger Chartier, 2e éd., Paris, Éditions du Seuil, 1986;
EVANS, Richard J., Em Defesa da História, "Memórias do Mundo", Lisboa, Temas e Debates, 2000 [edição original: 1997];
FENTRESS, James; WICKHAM, Chris, Memória Social. Novas perspectivas sobre o passado, Lisboa, Teorema, 1994 [edição original: 1992];
KELLEY, Donald R., Faces of History: Historical Inquiry from Herodotus to Herder, New Haven, CT., Yale University Press, 1998;
RICOEUR, Paul; CASTORIADIS, Cornelius, Diálogo sobre a História e o Imaginário Social, "Biblioteca de Filosofia Contemporânea, 47", Lisboa, Edições 70, 2016 [edição original: 2016].