Sumários
História, memória, trauma.
1 Junho 2018, 12:00 • Sérgio de Campos Matos
Frantz, de François Ozon (2016)
29 Maio 2018, 12:00 • Sérgio de Campos Matos
Apresentação do filme Frantz, de François Ozon (2016)
3. A construção do saber histórico. (5)
28 Maio 2018, 16:00 • José Damião Rodrigues
3. A construção do saber histórico.
3. 1. Da Antiguidade ao Iluminismo.
Razão e progresso: a influência do pensamento ilustrado na historiografia dos séculos XIX e XX (conclusão).
3. 2. A ciência histórica no século XIX: Romantismo, Positivismo, Historicismo, Materialismo Histórico.
O Romantismo: as críticas aos excessos do racionalismo; a explicação da sucessão dos acontecimentos e da origem das nações europeias. O Positivismo: o positivismo científico e a observação dos factos históricos sem qualquer interpretação teórica; o triunfo da história científica e erudita em França depois de 1870; a contribuição da história positiva ou positivista para as gerações futuras. O Historicismo: a influência do idealismo; a reconstituição objectiva do passado wie es eigentlich gewesen ist. O Materialismo Histórico: a "concepção materialista da história" e a importância do estudo dos processos sociais e económicos e das condições materiais da existência humana; a luta de classes como o "motor da história". A historiografia marxista ortodoxa e a renovação historiográfica após 1945.
3. 3. As “casas da história”: historiografias e viragens historiográficas nos séculos XX e XXI.
O aparecimento da "escola dos Annales". A Nova História e o estilhaçar do objecto historiográfico nos anos 1980. As críticas ao conhecimento histórico no final do século XX e a "crise da história". Novos territórios ou novas perspectivas.
Bibliografia:
Obras indicadas na aula anterior;
BARRACLOUGH, Geoffrey, A História, "Ciências Sociais e Humanas, 24‑25", Lisboa, Bertrand, 1980, 2 vols. [edição original: 1976];
CHARTIER, Roger, Au bord de la falaise. L'histoire entre certitudes et inquiétude, "Bibliothèque Albin Michel Histoire", Paris, Albin Michel, 1998;
GREEN, Anna; TROUP, Kathleen (selecção e introdução), The houses of history. A critical reader in twentieth-century history and theory, Manchester, Manchester University Press, 1999;
LE GOFF, Jacques; CHARTIER, Roger; REVEL, Jacques (dir.), A Nova História, Coimbra, Almedina, 1990 [edição original: 1978];
SKINNER, Quentin (dir.), As Ciências Humanas e os seus grandes pensadores, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1992 [edição original: 1985].
História, identidades, memórias
25 Maio 2018, 12:00 • Sérgio de Campos Matos
História, identidades, memória:
Comentário geral, correcção e entrega da frequência de avaliação. 3. A construção do saber histórico. (4)
24 Maio 2018, 16:00 • José Damião Rodrigues
Comentário geral, correcção e entrega da frequência de avaliação.
3. A construção do saber histórico.
3. 1. Da Antiguidade ao Iluminismo.
Barroco e Iluminismo: a impossibilidade de homogeneizar o panorama cultural europeu. Leituras do Iluminismo. Razão e progresso: a influência do pensamento ilustrado na historiografia dos séculos XIX e XX.
Bibliografia:
Obras indicadas na aula anterior;
BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé, As escolas históricas, “Forum da História, 4”, Mem Martins, Publicações Europa-América, s. d. [1990] [edição original: 1983];
HADDOCK, B. A., Uma Introdução ao Pensamento Histórico, “Construir o Passado, 16”, Lisboa, Gradiva, 1989 [edição original: 1980].