Sumários
História e Linguística
6 Abril 2021, 16:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
História e Linguística (11/16)
Leitura comentada e diálogo acerca do Cours de Linguistique Générale , 1916 de Ferdinand de Saussure ( 1857 - 1913 ). O Historiar que na tradição europeia se tinha desenvolvido em estreita articulação com a Filologia afasta-se agora , em muitos dos seus programas, da Linguística Estrutural . A importância para a investigação em História de um conhecimento e reconhecimento dos enunciados chave de Saussure. Alguns tópicos chave na leitura comentada : persistência e mudança ; linguagem , social e cultura ; sincrónico e diacrónico na autonomia e na interdependência ; social e individual na língua ; espaço e tempo ; acontecimento e época , etc.
Bibliografia :Saussure, Ferdinand de -- Cours de Linguistique Générale, edição Tullio de Mauro, Paris , Payot, 1975
aula suplementar
30 Março 2021, 16:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
aula suplementar (10/16)
Diálogo com os alunos acerca de aproximações e de distanciamentos temporais / espaciais . Em torno das filiações História - Antropologia e da emergência de programas de investigação de História Antropológica. Leitura e comentário de passagens da obra Les Rois Thaumaturgues : Étude sur le Caractére Surnaturel atribué a la Puissance Royale, particuliérement en France et en Angleterre, Paris, A. Colin, 1924 de Marc Bloch ( 1886- 1941 ). Como a história política medieval se torna uma história alargada em termos temporais da mais longa duração , anterior e posterior aos séculos XII e XIII, revelando constantes, regularidades, permanências, transformações , etc . Como , também se alarga, ao mesmo tempo no espaço, físico e disciplinar , envolvendo Comparação e Conexão , nomeadamente com outras ciências como a Antropologia, Sociologia, Medicina, Psicologia, Biologia, etc..O Geral / " quase universal " e o Particular nesta investigação de Marc Bloch .O método comparativo como uma fundamentação para o descrever e explicar em História . Categorias chave de representação, mentalidade , concepção neste " ensaio de história política comparada " ( M. Bloch ) e antropológica.
Bibliografia mencionada : Nisbett, Richard - The Geography of Thought : How Asians and Westerners Think Differently ... and Why , N. York , Free Press, 2003.
História e Antropologia
23 Março 2021, 16:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
História e Antropologia (9/16)
No século XIX , " ... a antropologia começou como a ciência da história ..." ( M. Harris,1968 ). Uma ciência de leis , tal como a sociologia, de necessidade causal das realidades todas e de toda a realidade Cultural / Social. Ao longo do século XX , com o recuo destes programas de Teoria Geral / Universal , Tempo, Espaço, Cultura , Sociedade Civilização, Sincrónico, Diacrónico, Local e Global, Particular e Geral, etc, são partilhados , em consenso e controvérsia , em diálogo e em concorrência, pela História e Antropologia em implicação com a Sociologia ,Geografia, Economia, Linguística, Psicologia, Demografia, etc.
Relações mais sistemáticas da História com a Antropologia a partir de Marc Bloch ( 1886 - 1941 ) , Les Rois Thaumaturgues, Paris, A. Colin, 1924 em diálogo de tanto aproximação quanto distanciamento com James G. Frazer ( 1854 - 1941 ). Aproximação e distanciamento entre Lucien Febvre ( 1878 - 1956 ) e Claude Lévi Strauss ( 1908- 2009 ) em 1949.Também, filiações de Antropologia e História como vemos , por exemplo, em A.L. Kroeber ( 1876- 1960 ) e P.Babgy - Culture and History, Londres, Longman, 1958.A partir dos anos de 1970 - 1980 emergência de programas de História Antropológica e/ ou de Antropologia Histórica centrados em Aculturações, Relações Transculturais ,etc De Georges Duby ( 1919 - 1996 ), Alphonse Dupront ( 1905- 1990 ),Urs Bitterli, ás obras de Nathan Watchel, a partir de 1971, de George Elison, , 1973 ; de Jacques Gernet ( 1921 - 2008 ) - Chine et Christianisme, Paris, Gallimard,1982 ; Marshall Sahlins - Islands of History , Chicago, C.U.P.,1985., etc.As relações História / Antropologia fortalecem o uso do método comparativo e da generalização , sempre controlada e de médio alcance, no Historiar. Fazem crescer a problematização de : Singular / Geral ; Constantes / Variáveis ; Culturas e Sociedades com,/sem Escrita e níveis de alfabetização ,etc. Hoje, temos programas plurais de investigação de História como Antropologia ( mais ) Diacrónica e de Antropologia como História ( mais ) Sincrónica.Bibliografia
Diálogos com os alunos acerca dos trabalhos
16 Março 2021, 16:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Diálogos com os alunos acerca dos trabalhos (8/16)
A grande transformação no Historiar , emergente a partir dos anos vinte a cinquenta da século XX, assenta em programas dialogais História - Ciências Sociais. O objectivo do Seminário é acompanhar, acentuando sempre o Historiar, alguns desses encontros mais frutuosos desde os de História - Sociologia e História - Antropologia até aos de História- Economia , História - Geografia, História - Linguística , História - Psicologia, etc. Desses consensos e controvérsias nasceram reforçados e novos programas de História com outra capacidade de análise, descrição, explicação frente aos tradicionais programas narrativos e factuais de História como logo vemos, por exemplo , com Marc Bloch, Lucien Febvre, Fernand Braudel , etc.
Os trabalhos , de análise textual de enunciados chave desta problemática , em obras escolhidas pelos alunos , podem abordar áreas de cruzamento transdisciplinar como a Sociologia Histórica ou/ e a História Social ou a Antropologia Histórica ou/ e a História Antropológica. Ou , podem , pelo contrário , abordar resistências e conflitos de fronteira e de estatuto por exemplo, entre História e Sociologia. Ou podem analisar relevantes resultados de investigação em História com forte dimensão de troca e de afinidade com esta ou aquela Ciência ou Teoria Social - Cultural. A dimensão histórica de muita das Ciências e Teorias Sociais e Culturais e o estatuto da História.Bibliografia mencionada ( alguma )
Diálogos e Sociologia e História em E. Durkheim, F. Simiand , M.Mauss
9 Março 2021, 16:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Diálogos e Sociologia e História em E. Durkheim, F. Simiand ,M. Mauss (7/16)
O postulado fundamental das Ciências Históricas , enunciado em 1955 por A. Einstein ( 1879- 1955 ) , é o de que . " ... a separação entre passado, presente, futuro é uma ilusão se bem que persistente ...".A História tenta vencer esta ilusão contribuindo para a resolução do Enigma do Conhecimento Temporal/ Espacial da Acção / Actividade Humana .Passado, Presente, Futuro formam um cone temporal tanto de Sucessão quanto de Integração, de não separação e de complexa ligação / passagem. É esta articulação que produz Continuidade e Descontinuidade, Persistência e Transformação ,Possibilidade e Contingência do fazer humano , Acaso e Necessidade, dominante Indeterminação e dominada ou ignorada Determinação. Os juízos presentes de Pró e Contra ( outrora ) acontecidos não Diferenciam Presente e Passados mas, também não entendem a ligação e de que no Presente está já incorporado o Passado que querem levar ao ao tribunal da opinião, paixão, interesse.
Diálogo breve sobre problemas da sociologia histórica do conhecimento , a propósito de Randall Collins , que, também, muitas vezes esquece este Cone Temporal de Sucessão Integrativa.. Consensos e Controvérsias fazem- se mutuamente em aberta tensão de proximidade e de distanciamento.. As fronteiras interior / exterior são porosas e oscilantes. A crítica de E. Durkheim ( 1858- 1917 ) em Les Régles de la Méthode Sociologique, 1895 á História. Seriar temporal não é explicar .A sucessão cronológica não revela por si só as relações de Continuidade / Descontinuidade entre Humano anterior / passado e posterior / futuro . As limitações da solução causal proposta e que também ignora a Temporalidade de Sucessão Integrativa. A crítica aos três ídolos do então historiar : ídolo cronológico, político, individual, feita por F. Simiand ( 1873- 1935 ) em 1903 .Marcel Mauss ( 1872 - 1950 ) e a formulação , em 1923- 1924, do " fenómeno / facto social total " , no sentido de Global , conectando as abstrações de domínios separados como jurídico, religioso, económico, etc. Uma breve chamada de atenção para a sociologia histórica interpretativa de A. Giddens e para as dimensões de Tempo / Espaço e Estruturação como Comuns á História e Ciências Sociais.