Sumários

Aula #9

25 Fevereiro 2019, 12:00 Rosario Salema de Carvalho

Resumo da aula anterior, também disponível no blogue da Unidade Curricular, devido às várias dúvidas que os alunos foram levantando. Exercício prático de pesquisa em inventários de museus e outras instituições, nacionais e internacionais, com o objetivo de preencher uma grelha de avaliação com vários parâmetros e chamar a atenção dos alunos para a forma como a informação é inserida e transmitida.

Nota: como previamente acordado com os alunos, a aula decorreu na sala 1.2


Aula #8

20 Fevereiro 2019, 12:00 Rosario Salema de Carvalho

Continuação de debate da aula anterior sobre a identificação de grupos e categorias de informação em inventários “históricos”. Análise de algumas normas de dados, em particular as International Guidelines for Museum Object Information: the CIDOC Information Categories, Categories for the Description of Works of Art (CDWA) e Cataloging Cultural Objects: A Guide to Describing Cultural Works and Their Images (CCO). Terminologia e vocabulários controlados: introdução e exemplos internacionais e nacionais.


Aula #7

18 Fevereiro 2019, 12:00 Rosario Salema de Carvalho

Visita a um dos depósitos da FLUL com equipamento antigo, no âmbito do trabalho de projeto. Introdução às normas de dados e exercício em aula para identificação de grupos e categorias de informação em inventários “históricos”.


Aula #6

13 Fevereiro 2019, 12:00 Rosario Salema de Carvalho

Exemplos de imagens de possíveis objetos para o trabalho de projeto e esclarecimento de dúvidas. Conclusão da aula passada sobre documentação em museus e abordagem às normas de procedimentos, através do exemplo do Spectrum, com a análise dos procedimentos de inventário e catalogação no contexto desta norma, terminando a aula, depois da leitura de um texto de Maria José de Almeida, com a projeção de um vídeo sobre normas de documentação do Canadian Heritage Information Network (CHIN).


Aula #5

11 Fevereiro 2019, 12:00 Rosario Salema de Carvalho

As cartas e convenções internacionais. As instituições de tutela do património nacionais e internacionais. Introdução à documentação e à normalização em museus (normas de sistemas de informação, normas de dados, normas de procedimentos, normas de intercâmbio de informação): dos inventários manuais aos sistemas de informação e gestão de coleções; a definição de norma; a importância das normas.