Sumários

Aula #4

6 Fevereiro 2019, 12:00 Rosario Salema de Carvalho

O inventário na história: o património cultural português e o inventário no período pós 25 de Abril. Análise da legislação atualmente em vigor. Exercício prático em grupos: definição de palavras-chave para cada um dos períodos em análise com dois objetivos: 1) criar grandes linhas de síntese sobre a matéria; 2) incluir estes marcadores (tags) na bibliografia disponibilizada no Zotero, de modo a facilitar a organização e recuperação da informação. A aula terminou com uma breve apresentação da investigadora Ana Pascoal relativa à sua participação na equipa coordenada por Marta Lourenço que realizou, em dois momentos, o inventário do património da Universidade de Lisboa.


Aula #3

4 Fevereiro 2019, 12:00 Rosario Salema de Carvalho

O inventário na história: a situação em Portugal, desde os fundamentos até ao Estado Novo.
Nesta aula ficou acordado com os alunos que as notas relativas aos textos para o blogue só seriam publicadas no final do semestre. Foi ainda distribuída uma folha de inscrição para a visita ao Museu Nacional do Azulejo, com três datas possíveis a combinar com os serviços do Museu. 


Aula #2

30 Janeiro 2019, 12:00 Rosario Salema de Carvalho

O inventário na história: o panorama internacional, com particular destaque para o caso francês. Início do trabalho de projeto: o que é a missão e a política de gestão de museus aplicada aos objetos que os alunos estão a escolher para inventariar. Definição, em grupos e em contexto de aula, da missão dos “objetos TIPA”, posteriormente enviada por e-mail para ser discutida na aula seguinte.
Definição do horário de atendimento aos alunos: terças-feiras entre as 11h00 e as 13h00, no ARTIS. Horários alternativos a combinar por e-mail.


Aula #1 - apresentação

28 Janeiro 2019, 12:00 Rosario Salema de Carvalho

Apresentação da unidade curricular, definição e calendarização dos elementos de avaliação, a saber: 1) Teste – 20 de março (30%); 2) Trabalho de projeto avaliado em três fases: a) Escolha e justificação do objeto – até 27 de fevereiro (5%); b) Preenchimento de ficha – até 27 de abril (30%); c) apresentação oral – 29 de abril e 6 de maio (15%); 3) Ficha relativa a outro património – 25 de março (8%); 4) Texto resumo para o blogue – a combinar com cada aluno em função do calendário distribuído (5%); 5) Participação nas aulas (7%).


Perspetiva geral sobre o que é o inventário e a sua importância no contexto da gestão do património cultural.