Sumários
AULA 8: QUINTA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO: O VALOR E A VERDADE DA RETÓRICA
7 Outubro 2021, 11:00 • William Dominik
AULA 8: QUINTA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO
O VALOR E A VERDADE DA RETÓRICA
Diário de trabalho
Discussão de entradas escritas sobre Aristóteles, Poética, Política; Horácio, Ars poetica
Seminário
Platão, Górgias; Aristóteles, Retórica
Powerpoint
Platão, Górgias; Aristóteles, Retórica
Questões
Platão, Górgias
Como é que Górgias é representado por Platão? Górgias é um “sofista”? E o seu discípulo?
O que tem Sócrates / Platão contra a retórica?
Qual foi o impacto das ideias de Platão na retórica (na antiguidade e para além dela)?
Aristóteles, Retórica
O que é a “propriedade” retórica? Como é alcançada? O que tem a persuasão a ver com o caráter moral do orador?
Qual é o papel das emoções na retórica, segundo Aristóteles?
Quais tipos de textos Aristóteles utiliza como ilustrações práticas de dispositivos retóricos e estilísticos? Aristóteles distingue entre exemplos de prosa e poesia?
Textos
Plato, Gorgias 1–20 (447a1–466a3)
Aristóteles, Retórica 1.1–2, 2.1–26.
Leituras
Platão
YUNIS, H. “Plato’s Rhetoric”, I. Worthington, A Companion to Greek Rhetoric (Oxford 2006) 75–89. Oxford.
YUNIS, H. “Plato’s Rhetoric in Theory and Practice”, em MACDONALD, M. (org.), The Oxford Handbook of Rhetorical Studies (Oxford 2017) 121–131.
Aristóteles
FORTENBAUGH, W. W. 1992. “Aristotle on Persuasion through Character”, Rhetorica 10: 207–244.
Garver, E. “Aristotle’s Rhetoric in Theory and Practice”, em MACONALD, M. (org.), The Oxford Handbook of Rhetorical Studies (Oxford 2017) 133–141
KENNEDY, G. 1963. The Art of Persuasion in Greece (Princeton 19963) 82–114.
AULA 6: QUINTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO: A ARTE PELA ARTE E O ENFOQUE ESTÉTICO
30 Setembro 2021, 11:00 • William Dominik
AULA 6: QUINTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO
A ARTE PELA ARTE E O ENFOQUE ESTÉTICO
Powerpoint
Aristóteles, Poética, Política; Horácio, Arte Poética
AULA 5: TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO: A ARTE PELA ARTE E O ENFOQUE ESTÉTICO
28 Setembro 2021, 11:00 • William Dominik
AULA 5: TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO
A ARTE PELA ARTE E O ENFOQUE ESTÉTICO
Diário de trabalho
Discussão de entradas escritas sobre Platão, Republica, Ion
Seminário
Aristóteles, Política, Poética; Horácio, Arte Poética
Questões
Aristóteles, Política e Poética
Quais papéis sociais e educacionais a literatura desempenha de acordo com Aristóteles?
De que modo a visão de Aristóteles do papel da literatura na sociedade difere daquela de Platão?
Aristóteles estaria confortável com qualquer literatura dissidente na sua sociedade ideal?
Horácio, Arte Póetica
O que é central para a abordagem de Horácio à crítica e ao decoro na Arte Poética?
A que tipo de poesia ou literatura é aplicável o ponto de vista de Horácio?
Como se compara o tratamento da poesia e da imitação de Horácio na poética de Arte Poética com os pontos de vista de Platão e Aristóteles?
Qual é a importância da oratória em relação à poesia na Arte Poética?
Textos
Aristóteles, Política 7.13–17, 8 (português)
Aristóteles, Poética (português)
Horácio, Arte Poética (português)
Leituras
CARNES, Lord, Education and Culture in the Political Thought of Aristotle (Cornell 1982) 151–179.
CARNES, Lord, “Politics and Education in Aristotle’s Politics”, em PATZIG, Günther (org.) Aristotle’s Politik (Göttingen 1990) 202–215.
SALKEVER, Stephen G., “Tragedy and the Education of the Demos: Aristotle’s Response to Plato”, em EUBEN, J. Peter (org.), Greek Tragedy and Political Theory (Berkeley 1986) 274–303.
Resumo da Poética (material disponibilizado pelo professor).
Notas à Poética (material disponibilizado pelo professor).
Análise da Poética de Aristóteles (material disponibilizado pelo professor).
Resumo da Política 7.13–17, 8 (material disponibilizado pelo professor).
Notas à Arte Poética
AULA 4: QUINTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO: O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA
23 Setembro 2021, 11:00 • William Dominik
AULA 4: QUINTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO
O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA
Powerpoint
Platão, República, Íon
AULA 3: TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO: O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA
21 Setembro 2021, 11:00 • William Dominik
AULA 3: TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO
O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA
Diário de trabalho
Discussão de entradas escritas sobre Aristófanes, Rãs.
Seminário
Platão, República; Íon
Note-se bem: O alunos que fazem as primeiras apresentações receberão um incremento de 10 por cento nas suas notas.
Questões
Platão, República
Quais tipos de histórias Platão considera adequadas?
Por que Platão considera a censura necessária?
Para quem a mentira é reservada no estado Platônico e por quê?
Considerando que Platão condena a representação dramática em favor da apresentação direta, a República deve ser condenado como uma obra de representação dramática?
Estaria Platão consciente de que se estava a expulsar a si próprio, como autor de diálogos aparentemente fictícios?
Ao expulsar os poetas e artistas da sua cidade ideal, terá Platão efetivamente criado o próprio conceito da ficção mesmo no ato de condená-la?
Será que a sua profunda desconfiança perante a representação artística derivava da sua própria e peculiar visão do mundo, ou tinha precedentes e paralelos na poesia, na cultura, na história, e nas políticas gregas?
É na verdade a República uma espécie de sátira sobre si e sobre todo o planejamento social?
Platão, Ion
Segundo Sócrates no diálogo, quais são as vantagens e desvantagens de ser um rapsodo, ou seja, alguém que apresenta as obras de um poeta como Homero.
O que parece significar Sócrates quando ele afirma que os poetas são “inspirados” e “impelidos” a realizar e criar a sua obra? Porque é que ele acha que tal “inspiração” não é admirável?
O que é que Sócrates e Ion significam quando eles sugerem que os rapsodos, os poetas e o seu público não estão “nos seus perfeitos juízos”? Porque é que Sócrates acredita que a “emotividade” e a “irracionalidade” da poesia e da sua recitação são defeitos?
Qual é a base do argumento de Sócrates de que o conhecimento do rapsodo e do poeta é inferior ao conhecimento de outros praticantes inter alios o médico, o carpinteiro, o pescador e o cocheiro.
Textos
Platão, República 2, 3, 10 (português)
Platão, Íon (português)
Leituras
SØRENSEN, Anders Dahl, Plato on Democracy and Political ‘Technē’. Leiden: Brill 2016.
Notas à República 2, 3, 10 (material disponibilizado pelo professor).
Notas a Íon