Defendendo o teatro: Aristóteles, Luciano e Libânio
18 Outubro 2016, 15:00 • Fotini Hadjittofi
Aristóteles, A Poética
- o teatro como literatura e não espectáculo cénico
- o dramaturgo como poeta ('fabulador')
- os comediógrafos e a invenção de enredos e personagens ex nihilo (comp. Fr. 191 de Antífanes)
- erros intrínsecos e extrínsecos à arte poética
- a suspensão (ou não) do julgamento ético na avaliação da poesia
- a (problemática) ligação entre imitação e aprendizagem
- a definição da tragédia e o conceito de catarse
Luciano, A dança (apresentação por Daniela da Silva)
Libânio, A reply to Aelius Aristides on behalf of the dancers (apresentação por Raimundo Henriques)
Bibliografia
Halliwell, S. (2002): The Aesthetics of Mimesis. Ancient Texts and Modern Problems, Princeton, capítulos 6-7.
Scott, G. (2003): 'Purging the Poetics', OSAPh 25: 233-63.
Veloso, C. (2000): 'Il problema dell'imitare in Aristotele', QUCC 65: 63-97.
—— (2007): ‘Aristotle’s Poetics without Katharsis, Fear, or Pity’, OSAPh 33: 255–84.
Hall, E. - Wyles, R. (2008): New Directions in Ancient Pantomime, Oxford.
Lada-Richards, I. (2007): Silent Eloquence. Lucian and Pantomime Dancing, London.