Defendendo o teatro: Aristóteles, Luciano e Libânio

18 Outubro 2016, 15:00 Fotini Hadjittofi

Aristóteles, A Poética

  • o teatro como literatura e não espectáculo cénico
  • o dramaturgo como poeta ('fabulador')
  • os comediógrafos e a invenção de enredos e personagens ex nihilo (comp. Fr. 191 de Antífanes)
  • erros intrínsecos e extrínsecos à arte poética
  • a suspensão (ou não) do julgamento ético na avaliação da poesia
  • a (problemática) ligação entre imitação e aprendizagem
  • a definição da tragédia e o conceito de catarse


Luciano, A dança (apresentação por Daniela da Silva)

Libânio, A reply to Aelius Aristides on behalf of the dancers (apresentação por Raimundo Henriques)


Bibliografia

Halliwell, S. (2002): The Aesthetics of Mimesis. Ancient Texts and Modern Problems, Princeton, capítulos 6-7.

Scott, G. (2003): 'Purging the Poetics', OSAPh 25: 233-63.

Veloso, C. (2000): 'Il problema dell'imitare in Aristotele', QUCC 65: 63-97.

—— (2007): ‘Aristotle’s Poetics without Katharsis, Fear, or Pity’, OSAPh 33: 255–84.


Hall, E. - Wyles, R. (2008): New Directions in Ancient Pantomime, Oxford.

Lada-Richards, I. (2007): Silent Eloquence. Lucian and Pantomime Dancing, London.