Sumários

Análise do espectáculo: encenação de Phèdre de Patrice Chéreau (2004).

24 Outubro 2018, 12:00 Margarida Madureira

Análise do espectáculo: I, 1-3, encenação de Phèdre de Patrice Chéreau (2004).
Apresentação de um trabalho: "Estéticas teatrais: a construção do realismo em cena"
CORPUS DE ANÁLISE:
•    RACINE, Jean, Fedra (Vasco Graça Moura, trad.). Lisboa: Bertrand, 2005.
•    RACINE, Jean e CHÉREAU, Patrice, Phèdre. Arte éditions, 2004 (I, 1 : https://www.youtube.com/watch?v=R3zsziQ3t-g; I, 3 : https://vimeo.com/150839377)
BIBLIOGRAFIA PASSIVA:
•    PAVIS, Patrice, “Os Instrumentos da análise” e “O Texto impostado”, in A Análise dos espetáculos. Teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. São Paulo: Perspectiva, 2010, pp.27-46 e pp.185-201.


Dialéctica entre texto e encenação

22 Outubro 2018, 12:00 Margarida Madureira

Leituras e processos de concretização do texto dramático: encenação do leitor e leitura do encenador. Dialéctica entre texto e encenação. Escrita dramática e escrita cénica.A representação contemporânea dos clássico.Visionamneto das 3 primeiras cenas de Phèdre, de Patrice Chéreau.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
•    PAVIS, Patrice, “Escritura cénica”, “Representação teatral”, e “Texto e cena”, Dicionário de Teatro, op. cit.., pp.131-132, 338-340 e 406-408.
CORPUS DE ANÁLISE:
•    RACINE, Jean, Fedra (Vasco Graça Moura, trad.). Lisboa: Bertrand, 2005.
•    RACINE, Jean e CHÉREAU, Patrice, Phèdre. Arte éditions, 2004 (I, 1 : https://www.youtube.com/watch?v=R3zsziQ3t-g; I, 3 : https://vimeo.com/150839377)



Condições da representação teatral no século XVII.

17 Outubro 2018, 12:00 Margarida Madureira

Condições da representação teatral no século XVII.


Visionamento de comentário o filme de Jean-Paul Rappeneau, Cyrano de Bergerac.

15 Outubro 2018, 12:00 Margarida Madureira

Visionamento de comentário o filme de Jean-Paul Rappeneau, Cyrano de Bergerac.


Especificidade do modo de narração dramático

10 Outubro 2018, 12:00 Margarida Madureira

Especificidade do modo de narração dramático. A dupla enunciação teatral. Texto principal e texto secundário (R. Ingarden). Estatuto textual e funções das didascálias.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
•    MATEUS, Osório, “Especificidade do texto dramático”, in De teatro e outras escritas. Lisboa: Quimera, 2002, pp.105-115.
•    UBERSFELD, Anne, “Diálogo”, “Didascálias” e “Enunciação” in Termos-chave da análise teatral. Évora: Licorne, 2012, pp.32-34, 36-37 e 43.