Sumários
Teatro “épico” ou “rapsódico” (J.-P. Sarrazac): B. Brecht, O Círculo de Giz
12 Novembro 2018, 12:00 • Margarida Madureira
Teatro “épico” ou “rapsódico” (J.-P. Sarrazac): B. Brecht, O Círculo de Giz Caucasiano.
CORPUS DE ANÁLISE:
• BRECHT, Bertolt, O Círculo de giz caucasiano, in Teatro (Ilse Losa, trad.). Lisboa: Portugália, II, 1963, pp.7-159.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
• PAVIS, Patrice, “Dramático e épico”, Épico (teatro…)”, “Epicização do teatro” e “Narrador (1) e (2)”, Dicionário de Teatro, op. cit., pp.110-112, 130, 131 e 257-259.
• REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina M., “Descrição” e “Intrusão do narrador”, in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97 e 207-210.
• SARRAZAC, Jean-Pierre (ed.), entradas “Épico/Epicização”, trad. de Lexique du drame contemporain. S.l. : Circé, 2010, pp.73-77.
Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro (continuação da aula anteior)
7 Novembro 2018, 12:00 • Margarida Madureira
Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro
5 Novembro 2018, 12:00 • Margarida Madureira
Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro.
Corpus de Referência:
· Ibsen, Henrik, “Hedda Gabler”, in Peças escolhidas 2. Lisboa: Cotovia, 2008, pp.13-117.
· Tchékhov, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.
· Valle-Inclán, Ramón del, Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte (Jorge Silva Melo e Norberto Ávila, trad.). Lisboa : Artistas Unidos/Cotovia, 2013.
Bibliografia Passiva Essencial:· Pavis, Patrice, “Dramático e épico”, Épico (teatro…)”, “Epicização do teatro” e “Narrador (1) e (2)”, Dicionário de Teatro, op. cit., pp.110-112, 130, 131 e 257-259.
· Reis, Carlos e Lopes, Ana Cristina M., “Descrição”, in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97.
· Sarrazac, Jean-Pierre, “O autor-rapsodo do futuro” in O Futuro do drama. Porto: Campo das Letras, 2002, pp.29-56.
· Sarrazac, Jean-Pierre (ed.), entradas “Épico/Epicização”, “Romance didascálico" e “Romancização”, trad. de Lexique du drame contemporain. S.l. : Circé, 2010, pp.73-77, 160-165 e 186-193.
Leituras Complementares:
· Fernandes, Isabel, “Dialogismo”, in C. Ceia (ed.), E-dicionário de termos literários. URL: http://edtl.fcsh.unl.pt/business-directory/6053/dialogismo/ (consultado no dia 14/09/2017).
· Sarrazac, Jean-Pierre (ed.), “Épique/Épicisation”, “Point de vue/Focalisation/perspective”, “Rhapsodie”, “Roman didascalique” e “Romanisation”, in Lexique du drame contemporain. S.l. : Circé, 2010, pp.73-77, 160-165 e 182-193.Apresentação e discussão de trabalhos
31 Outubro 2018, 12:00 • Margarida Madureira
Apresentação e discussão dos seguintes trabalhos:
- Teatro no teatro em A Gaivota, de A. Tchékhov
- Pôr em prática a teoria: a encenação de A Gaivota por Stanislavski
Tchékhov e Stanislavski
29 Outubro 2018, 12:00 • Margarida Madureira
O Realisno no palco:
A Gaivota encenada por Stanislavski.
CORPUS DE ANÁLISE:
• STANISLAVSKI, Constantin, “Stanislavski: a formação do actor (1926)”, ibid., pp.370-385.
• TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.