Sumários

Teatro “épico” ou “rapsódico” (J.-P. Sarrazac): B. Brecht, O Círculo de Giz

12 Novembro 2018, 12:00 Margarida Madureira

Teatro “épico” ou “rapsódico” (J.-P. Sarrazac): B. Brecht, O Círculo de Giz Caucasiano.
CORPUS DE ANÁLISE:
•    BRECHT, Bertolt, O Círculo de giz caucasiano, in Teatro (Ilse Losa, trad.). Lisboa: Portugália, II, 1963, pp.7-159.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
•    PAVIS, Patrice, “Dramático e épico”, Épico (teatro…)”, “Epicização do teatro” e “Narrador (1) e (2)”, Dicionário de Teatro, op. cit., pp.110-112, 130, 131 e 257-259.
•    REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina M., “Descrição” e “Intrusão do narrador”, in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97 e 207-210.
•    SARRAZAC, Jean-Pierre (ed.), entradas “Épico/Epicização”, trad. de Lexique du drame contemporain. S.l. : Circé, 2010, pp.73-77.


Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro (continuação da aula anteior)

7 Novembro 2018, 12:00 Margarida Madureira

Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro (continuação da aula anteior).
Apresentação e discussão de três trabalhos:·  Tchékhov e Stanislavski:
·  a construção das personagens de A Gaivota no texto e em cena (análise de uma personagem)
·  A “romancização” do texto dramático: a construção da intriga em A Gaivota de A. Tchékhov
·  A “romancização” do texto dramático: a construção da intriga em Hedda Gabler de H. Ibsen


Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro

5 Novembro 2018, 12:00 Margarida Madureira

Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro.

Corpus de Referência:

·      Ibsen, Henrik, “Hedda Gabler”, in Peças escolhidas 2. Lisboa: Cotovia, 2008, pp.13-117.

·      Tchékhov, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.

·      Valle-Inclán, Ramón del, Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte (Jorge Silva Melo e Norberto Ávila, trad.). Lisboa : Artistas Unidos/Cotovia, 2013.

Bibliografia Passiva Essencial:

·      Pavis, Patrice, “Dramático e épico”, Épico (teatro…)”, “Epicização do teatro” e “Narrador (1) e (2)”, Dicionário de Teatro, op. cit., pp.110-112, 130, 131 e 257-259.

·      Reis, Carlos e Lopes, Ana Cristina M., “Descrição”, in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97.

·      Sarrazac, Jean-Pierre, “O autor-rapsodo do futuro” in O Futuro do drama. Porto: Campo das Letras, 2002, pp.29-56.

·     Sarrazac, Jean-Pierre (ed.), entradas “Épico/Epicização”, “Romance didascálico" e “Romancização”, trad. de Lexique du drame contemporain. S.l. : Circé, 2010, pp.73-77, 160-165 e 186-193.

Leituras Complementares:

·      Fernandes, Isabel, “Dialogismo”, in C. Ceia (ed.), E-dicionário de termos literários. URL: http://edtl.fcsh.unl.pt/business-directory/6053/dialogismo/ (consultado no dia 14/09/2017).

·      Sarrazac, Jean-Pierre (ed.), “Épique/Épicisation”, “Point de vue/Focalisation/perspective”, “Rhapsodie”, “Roman didascalique” e “Romanisation”, in Lexique du drame contemporain. S.l. : Circé, 2010, pp.73-77, 160-165 e 182-193.


Apresentação e discussão de trabalhos

31 Outubro 2018, 12:00 Margarida Madureira

 Apresentação e discussão dos seguintes trabalhos:

  • Teatro no teatro em A Gaivota, de A. Tchékhov
  • Pôr em prática a teoria: a encenação de A Gaivota por Stanislavski
Introdução ao ponto 4 do programa: Contaminação, interferência, adaptação e reutilização da narrativa romanesca no teatro.


Tchékhov e Stanislavski

29 Outubro 2018, 12:00 Margarida Madureira

O Realisno no palco: A Gaivota encenada por Stanislavski.
CORPUS DE ANÁLISE:
•    STANISLAVSKI, Constantin, “Stanislavski: a formação do actor (1926)”, ibid., pp.370-385.
•    TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.