Sumários
Tchékhov e Stanislavski, A Gaivota
9 Novembro 2016, 18:00 • Margarida Madureira
Escrita dramática e escrita cénica: análise de Tchékhov e Stanislavski, A Gaivota.
TEXTO:
- TCHÉKHOV, Anton, "A Gaivota" in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio D’ÁGUA, 2006, pp.9-78.
- PAVIS, Patrice, « Écriture scénique » e « Texte et scène », in Dictionnaire du théâtre. Paris : Armand Colin, 2009, pp.112 e 354-356.
Estatuto textual e funções das didascálias
7 Novembro 2016, 18:00 • Margarida Madureira
Estatuto textual e funções das didascálias: aula prática de análise de texto. Textos de J. Racine (Fedra), E. Rostand (Cyrano de Bergerac) A. Tchékhov (A Gaivota), R. del Valle-Inclán (Retábulo de avareza, luxúria e morte), S. Beckett (Acto sem palavras I e Respiração) e P. Handke (Insulto ao Público).
Especificidade do texto dramático
2 Novembro 2016, 18:00 • Margarida Madureira
Especificidade do texto dramático. Texto principal e texto secundário (R. Ingarden). A dupla enunciação teatral.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
INGARDEN, Roman, “Les fonctions du langage au théâtre”, Poétique, 8, 1971, pp.531- 538.
MATEUS, Osório, “Especificidade do texto dramático”, op. cit., pp.105-115.
UBERSFELD, Anne, “Didascálias”, in Termos-chave da análise teatral. Évora : Licorne, 2010, pp.36-37.
Narração romanesca e narração dramática
31 Outubro 2016, 18:00 • Margarida Madureira
Conceitos de narratologia. Narração romanesca e narração dramática.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
- GENETTE, Gérard, “Introdução”, in Discurso da narrativa. Ensaio de método. Lisboa : Arcádia, 1979.
- PAVIS, Patrice, “Diégèse”, “Fable”, “Discours”, “Illusion”, “Mimésis” e “Récit”, in Dictionnaire du théâtre. Paris : Armand Colin, 2009, pp.92-93, 95-98, 131-135, 167-169, 206-207 e 294-295.
- UBERSFELD, Anne, “Les conditions du discours théâtral”, in Lire le théâtre I. Paris : Belon, 1996, pp.185-190.