Sumários
Apresentação e discussão de Trabalhos (1)
28 Novembro 2016, 18:00 • Margarida Madureira
Apresentação e discussão de quatro trabalhos:
- Ana Sofia Chambel, Inês Campos e Soraia Vilar: "Rei Édipo e a Poética de Aristóteles"
- Andresa Marques e Cátia Silva: "Recepção contemporânea de de Rei Édipo, de Sófocles"
- Ana Catatina Louro, Francisca Ribeiro e Rafael Lamberto: "A personagem de Fedra em Fedra, de Racine"
- Guilherme Marques e Joana Martins: "O sagrado e o profano em Fedra, de Racine"
Visionamento e breve comentário do espectáculo de Romeo Castellucci, Inferno (2008)
23 Novembro 2016, 18:00 • Margarida Madureira
Visionamento e breve comentário do espectáculo de Romeo Castellucci, Inferno, apresentado no Festival de Avignon em 2008.
TEXTO/ESPECTÁCULO:
- CASTELLUCCI, Romeo, “Inferno”, in Inferno, Purgatorio, Paraiso. Arte Éditions, 2008. DVD.
Dante e Castellucci
21 Novembro 2016, 18:00 • Margarida Madureira
A Divina comédia, de Dante: Introdução ao estudo da obra.
Apresentação do espectáculo de Romeo Romeo Castellucci, Inferno.
TEXTO:
- DANTE, “Inferno”, in A Divina Comédia (Vasco Graça Moura, trad.). Lisboa: Quetzal, 2011.
- CASTELLUCCI, Romeo, Inferno, Purgatorio, Paraiso. Arte Éditions, 2008.
- SARRAZAC, J.-P. (ed.), Lexique du drame moderne et contemporain. S.l. : Circé, 2010, entradas ”Dialogue (crise du)”, “Fable (crise de la)”, “Mimesis (crise de la)”, “Personnage (crise du)”, Postdramatique”.
O teatro épico. B. Brecht: O Círculo de giz caucasiano
16 Novembro 2016, 18:00 • Margarida Madureira
As noções bakhtinianas de polifonia e dialogismo. A "romancização" do teatro. Formas de “romancização” do teatro. O romance didascálico. O teatro épico. B. Brecht: O Círculo de giz caucasiano.
TEXTOS:
- Brecht, Bertolt, O Círculo de giz caucasiano, in Teatro (Ilse Losa, trad.). Lisboa: Portugália, II, 1963, pp.7-159.
- Tchékhov, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78
- Valle-Inclán, Ramón del, Retábulo de avareza, luxúria e morte. Lisboa: Cotovia-Artistas Unidos, 2013.
- Fernandes, Isabel, “Dialogismo”, in C. Ceia (ed.), E-dicionario de termos literários. URL: http://edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=733&Itemid=2 (data de consulta: 2016-11-15).
- Pavis, Patrice, “Épico (teatro…)” e “Episação do teatro”, in Dicionário do Teatro. São Paulo : Perspectiva, 2009, pp.35-36 e 116-117.
- Sarrazac, Jean-Pierre, “O autor-rapsodo do futuro” in O Futuro do drama. Porto: Campo das Letras, 2006. (orig. fr. : L’Avenir du drame. Paris : Circé, 1999).
- Sarrazac, Jean-Pierre, “Épique/Épicisation” e “Romanisation”, in Lexique du drame contemporain. S.l. : Circé, 2010, pp.73-77 e 189-193.
Adaptação da narrativa romanesca ao teatro
14 Novembro 2016, 18:00 • Margarida Madureira
Adaptação da narrativa romanesca ao teatro: o exemplo de Ionesco.
TEXTOS:
- IONESCO, Eugène, “O Assassino”, in O mestre, A Menina casadoira, O Novo inquilino, O Assassino (Luiza Neto Jorge, trad.). Lisboa: Presença, 1963.
- —, “O Retrato do coronel”, in O Retrato do coronel (Carlos Cunha, trad.). Lisboa: Arcádia, 1963.