Sumários
Apresentação e Discussão do Programa do Seminário (aula remota)
26 Janeiro 2021, 18:00 • Ana Travassos Valdez
Apresentação e discussão do programa e do funcionamento dos seminários. Introdução à bibliografia essencial e início da discussão sobre o conceito/ideia de "religião".
Teoria e Métodos na Ciência das Religiões
Mestrado e Doutoramento em História e Cultura das Religiões
(5914 e 6726)
Primavera de 2021
1- Descrição
Este seminário tem como objectivo principal promover a discussão e reflexão sobre o(s) conceitos de religião através da leitura de textos fundamentais da disciplina, ao mesmo tempo que pretende introduzir o aluno às metodologias próprias da disciplina. Desta maneira, os alunos serão introduzidos às metodologias histórico-críticas que regem este campo do saber, enquanto desenvolvem ferramentas de trabalho fundamentais à finalização dos seus programas de estudo. Ao mesmo tempo, este seminário tem como objectivo desenvolver as capacidades de leitura, análise e interpretação textual essenciais a qualquer programa de pós-graduação.
Recursos bibliográficos e formulários podem ser encontrados na página de Moodle/E-Learning deste seminário. Será também através dessa plataforma que os trabalhos, fichas de leitura e trabalho final, deverão ser submetidos.
2- Avaliação
Atendendo à natureza de este ser um seminário de 2º e 3º ciclo, a ênfase é colocada na discussão de textos liderada pelos alunos com o objectivo de o apresentar, bem como as ideias principais do autor, além de suscitar pontos de discussão que envolvam todos os colegas. Paralelamente, os alunos serão introduzidos às metodologias e estilos de trabalho científico utilizados pela disciplina. Consequentemente, a avaliação será contínua e terá em conta:
a. A apresentação de texto (20%);
b. Capacidade de discussão do texto (20%);
c. A entrega prévia todas as semanas de uma ficha de leitura sobre cada texto em discussão (20%);
d. No final do semestre, cada aluno deverá fazer um pequeno trabalho sobre pandemias/pestes/doenças e o papel da religião durante esse evento e apresentá-lo em aula seguindo as metodologias aprendidas (20%);
e. Submissão por escrito do mesmo trabalho até dia 01 de Maio de 2021 – máximo de 5 páginas, espaço e meio, Times New Roman 12, incluindo notas de rodapé e uma página extra de bibliografia – (20%).
Este seminário rege-se pelos manuais de estilo de Chicago e da Society of Biblical Studies.
3- Fraude na realização de elementos de avaliação
1 — A fraude na realização de elementos de avaliação não é tolerável em meio universitário, implicando a sua prática a anulação automática do elemento de avaliação em causa, e o eventual procedimento disciplinar.
2 — Para os efeitos do presente regulamento, constitui fraude todo o tipo de práticas realizadas pelo estudante que resultem no falseamento do processo de avaliação, designadamente:
a) O plágio, consubstanciado em cópia, não assinalada como tal e/ou com omissão da fonte, por qualquer meio, de conteúdos de autoria de outrem, independentemente do suporte original (ex.: outro elemento de avaliação, obra bibliográfica, comunicação ou artigo, em papel ou formato digital);
b) A apresentação de elementos de avaliação de autoria de outrem, realizados por encomenda;
c) A consulta não autorizada de materiais ou a consulta e uso de qualquer aparelho eletrónico sem necessidade médica comprovada aquando da realização de elementos de avaliação presenciais;
d) A apresentação de trabalhos já avaliados em outras unidades curriculares.
3 — A prática de fraude determina a instauração do competente processo disciplinar, nos termos previstos no Regulamento disciplinar dos Estudantes da Universidade de Lisboa e do Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa.
In Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da
Universidade de Lisboa (RAE)
4- Etiqueta
a. Aulas Presenciais
Os seminários começam pontualmente às 18:10h, de modo que o instrutor agradece que não existam qualquer tipo de atrasos, já que uma entrada tardia na aula provoca a distração dos colegas além de interromper a aula. Recomenda-se que estejam na sala de aula alguns minutos antes para se poderem sentar e dispor os materiais necessários atempadamente.
O uso de telemóvel é estritamente proibido durante o seminário. O uso do computador e o acesso à internet são limitados ao conteúdo dos seminários. Como tal, se se verificar que o computador, o Tablet ou o telemóvel estão a ser utilizados para qualquer outra coisa, será solicitado o encerramento do mesmo. Na realidade, o instrutor sugere o uso do caderno e da caneta ou lápis como os modos mais seguros e eficazes de tomar notas.
Dada a extensão do seminário – 1:50h – é aceitável que o aluno traga consigo uma garrafa de água ou uma bebida dentro de recipiente fechado, não se permite, no entanto, comida.
b. Aulas por Zoom
Os seminários começam pontualmente às 18h, pelo que deverá fazer o login na plataforma Zoom atempadamente para dar tempo ao instrutor lhe dar acesso. A sala de espera será aberta 10 minutos antes do início do seminário.
Sendo este um seminário de pós-graduação todos os alunos deverão ter a webcam ligada, até porque uma grande parte da nota final depende da participação activa na discussão, e os microfones desligados. O instrutor dará sempre autorização para falar após visualização de pedido para falar. Naturalmente, mais uma vez os telefones deverão estar desligados e o ruído de fundo deve estar reduzido ao mínimo. Pede-se que usem o computador apenas para participar no seminário e que o mesmo esteja em modo de “não incomodar”.
Por favor, lembre-se que os seminários são o seu local de trabalho e, como tal, aja em conformidade.
5- Programa Detalhado por Sessão (pode sofrer alterações)
Seminário #1, 26/01/2021
¾ Discussão do programa do seminário e introdução ao seu funcionamento;
¾ Estilos e manuais de estilo para o estudo de “Ciências da Religião.”
¾ Recursos bibliográficos.
Seminário #2, 02/02/2021
¾ Sessão Zoom – Introdução ao uso de Endnote liderada pela Dra. Isabel Rebolho da Biblioteca da FLUL.
Seminário #3, 09/02/2021
O que é religião? (1)
¾ Nongbri, Brent. Before Religion: A History of a Modern Concept. New Haven, Connecticut; London: Yale University Press, 2013, pp. I-24.
¾ Como escrever um trabalho académico; regras de investigação e citação; manuais de estilo.
- Férias do Carnaval –
Seminário #4, 23/02/2021
O que é religião? (2)
¾ Jong, Jonathan. On (Not) Defining (Non) Religion. Science, Religion and Culture 2, no. 3 (2015): 15-24, doi:10.17582/journal.src/2015/2.3.15.24.
¾ Asad, Talal. "Thinking About Religion, Belief, and Politics." In The Cambridge Companion to Religious Studies, edited by Robert A. Orsi, xiv, 428 p. New York: Cambridge University Press, 2013, pp. 36-57.
Seminário #5, 02/03/2021
Religião e Terrorismo
¾ Lincoln, Bruce. Holy Terrors: Thinking About Religion after September 11. 2nd ed. Chicago; London: University of Chicago Press, 2006, pp. 1-18.
¾ Lincoln, Bruce. Holy Terrors: Thinking About Religion after September 11. 2nd ed. Chicago; London: University of Chicago Press, 2006, pp. 51-76
Seminário #6, 09/03/2021
Religião, Terrorismo e Secularismo
¾ Flannery, Frances. Understanding Apocalyptic Terrorism: Countering the Radical Mindset. Political Violence. Abingdon, Oxon; New York, NY: Routledge, 2016, pp. 57-83.
¾ Asad, Talal. Formations of the Secular: Christianity, Islam, Modernity. Cultural Memory in the Present. Stanford, Calif.: Stanford University Press, 2003, pp. 181-201.
Seminário #7, 16/03/2021
Teologia
¾ Slone, D. Jason. Theological Incorrectness Why Religious People Believe What They Shouldn't. Oxford: Oxford University Press, 2004, pp. 3-28.
¾ Slone, D. Jason. Theological Incorrectness Why Religious People Believe What They Shouldn't. Oxford: Oxford University Press, 2004, pp. 46-67.
Seminário #8, 23/03/2021
¾ King, Richard. Religion, Theory, Critique: Classic and Contemporary Approaches and Methodologies. New York: Columbia University Press, 2017, pp. 23-56.
¾ King, Richard. Religion, Theory, Critique: Classic and Contemporary Approaches and Methodologies. New York: Columbia University Press, 2017, pp. 77-97.
¾ Discussão sobre trabalhos escritos para o seminário.
-- Férias da Páscoa –
Seminário #9, 06/04/2021
¾ Collins, John J. The Bible after Babel: Historical Criticism in a Postmodern Age. Grand Rapids; Cambridge: Wm. B. Eerdmans, 2005, pp. 27-51.
¾ King, Richard. Religion, Theory, Critique: Classic and Contemporary Approaches and Methodologies. New York: Columbia University Press, 2017, pp. 121-143.
Seminário #10, 13/04/2021
¾ King, Richard. Religion, Theory, Critique: Classic and Contemporary Approaches and Methodologies. New York: Columbia University Press, 2017, pp. 189-212.
¾ King, Richard. Religion, Theory, Critique: Classic and Contemporary Approaches and Methodologies. New York: Columbia University Press, 2017, pp. 249-260.
Seminário #11, 20/04/2021
¾ King, Richard. Religion, Theory, Critique: Classic and Contemporary Approaches and Methodologies. New York: Columbia University Press, 2017, pp. 297-334.
¾ Eliade in Pals, Daniel L. Nine Theories of Religion. Third edition. Ed. New York: Oxford University Press, 2015, pp. 227-261.
Seminário #12, 27/04/2021
¾ King, Richard. Religion, Theory, Critique: Classic and Contemporary Approaches and Methodologies. New York: Columbia University Press, 2017, pp. 471-495.
¾ King, Richard. Religion, Theory, Critique: Classic and Contemporary Approaches and Methodologies. New York: Columbia University Press, 2017, pp. 509-529.
Seminário #13, 04/05/2021
- Apresentação e discussão de trabalhos.
Seminário #14, 11/05/2021
- Apresentação e discussão de trabalhos.
6- Bibliografia
a. Bíblias
Bíblia Sagrada Para o Terceiro Milénio da Encarnação: Versão dos Textos Originais Edited by Herculano Alves. 3 ed. Lisboa: Difusora Bíblica, 2001.
Coogan, Michael David, Marc Zvi Brettler, Carol A. Newsom, and Pheme Perkins, eds. The New Oxford Annotated Bible: New Revised Standard Version with the Apocrypha. Fully revised, Fifth edition. ed. New York, New York: Oxford University Press, 2018.
b. Estudos
Asad, Talal. Formations of the Secular: Christianity, Islam, Modernity. Cultural Memory in the Present. Stanford, Calif.: Stanford University Press, 2003.
———. "Thinking About Religion, Belief, and Politics." In The Cambridge Companion to Religious Studies, edited by Robert A. Orsi, xiv, 428 p. New York: Cambridge University Press, 2013.
Capps, Walter H. Religious Studies: The Making of a Discipline. Minneapolis: Fortress Press, 1995.
Collins, John J. The Bible after Babel: Historical Criticism in a Postmodern Age. Grand Rapids ; Cambridge: Wm. B. Eerdmans, 2005.
Flannery, Frances. Understanding Apocalyptic Terrorism: Countering the Radical Mindset. Political Violence. Abingdon, Oxon ; New York, NY: Routledge, 2016.
Jong, Jonathan. On (Not) Defining (Non) Religion. Vol. 2, 2015. doi:10.17582/journal.src/2015/2.3.15.24.
King, Richard. Religion, Theory, Critique: Classic and Contemporary Approaches and Methodologies. New York: Columbia University Press, 2017.
Lincoln, Bruce. Holy Terrors : Thinking About Religion after September 11. 2nd ed. Chicago; London: University of Chicago Press, 2006.
Nongbri, Brent. Before Religion: A History of a Modern Concept. New Haven, Connecticut ; London: Yale University Press, 2013.
Pals, Daniel L. Nine Theories of Religion. Third edition. ed. New York: Oxford University Press, 2015.
Slone, D. Jason. Theological Incorrectness Why Religious People Believe What They Shouldn't. Oxford: Oxford University Press, 2004. http://dx.doi.org/10.1093/0195169263.001.0001.