Elementos da análise paleográfica

31 Outubro 2017, 16:00 Susana Tavares Pedro

Forma - o aspecto exterior das letras que o escriba executou.

Ângulo de escrita - posição em que se encontrava colocado o instrumento do escriba em relação à direcção da linha (BN sugere melhor: ângulo da pena)

Ductus - ordem de sucessão segundo a qual o escriba executou os traços (que devem ser numerados) e o sentido em que fez cada um deles (indicado por setas)

            O ângulo da escrita pode condicionar o ductus.

Módulo - dimensões das formas: a largura (que varia de letra para letra no mesmo alfabeto  mas pode ser comparada entre exemplos diferentes da mesma letra) e, sobretudo, a altura. A altura é calculada segundo a altura média do corpo das letras na linha (não pelas hastes)

            O módulo é uma relação de grandeza.

Peso - depende do instrumento. Diz-se pesada ou leve. Uma escrita pesada é executada com um instrumento flexível que causa grande contraste entre traços finos e grossos; uma escrita leve é executada com um instrumento duro que não causa diferenças significativas entre traços finos e cheios.

ductus e “tracejamento” (tratteggio) – “il modo in cui i segni alfabetici sono scritti”

            ductus – define a rapidez de traçado, que pode ser

                        a) cursivo – quando o traçado é rápido

                        b) pousado ou direito – quando os traços, mais do que escritos, são (quase) desenhados

                        c) semicursivo – série de gradações intermédias

O ductus rápido (cursivo) conduz facilmente à incorrecção e irregularidade na execução dos signos de escrita

O ductus pousado ou direito traduz precisão e regularidade

ligaduras e nexos

             ligaduras – ligações espontâneas e naturais de duas ou mais letras entre si, determinadas por motivos puramente gráficos e muito frequentes nas escritas cursivas. Nas escritas mais antigas a ligações entre letras altera as respectivas formas fundamentais. As ligações acontecem entre traços orgânicos dos signos alfabéticos e muitas vezes a “afinidade” gráfica (i.e. a tendência para serem feitos de um só traço) entre dois "segni" sucessivos pertencentes a letras diferentes era de tal forma grande que induzia a quebra da figura dos signos, unindo traços de letras diferentes e separando os traços (internos) das letras individuais.

            nexos – fusões de signos alfabéticos não espontâneas (não ditadas pela afinidade gráfica) mas pensados e e feitos de forma voluntária antes da escrita, nas quais um ou mais traços de uma letra servem também para a outra.