Sumários

Finaciamento ao teatro: da bilheteira ao subsídio do Estado

13 Novembro 2020, 12:30 Maria João Monteiro Brilhante

No século XX, a intervenção directa do Estado através do Fundo de Teatro (1954): fiscalização e escolha do que é apoiado. O teatro como instrumento da "política do espírito" de António Ferro, responsável pela cultura e informação durante o Estado Novo. Apresentação oral de um trabalho sobre o Fundo de Teatro.


Financiamento ao teatro: da bilheteira ao subsídio do Estado

13 Novembro 2020, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

Modalidades de financiamento: a receita de bilheteira e suas consequências na gestão de uma empresa de produção teatral. A instabilidade financeira dos teatros no século XVIII (Teatro do bairro Alto, Teatro da Graça, Teatro da Rua dos Condes, Teatro do Salitre) e a intervenção do rei e dos comerciantes da cidade, lotaria e festas para obter rendimento.  Continuidade do modelo empresarial ao longo do século XIX, a excepção do Teatro Nacional D. Maria II: entre ser concessionado a Sociedades de Actores e ser gerido pelo Estado (Ministério da Instrução). No século XX, a intervenção directa do Estado através do Fundo de Teatro (1954): fiscalização e escolha do que é apoiado. O teatro como instrumento da "política do espírito" de António Ferro, responsável pela cultura e informação durante o Estado Novo.


Não houve aula

12 Novembro 2020, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

Não houve aula.


Teatro e negócio: o Teatro Nacional D. Maria II

6 Novembro 2020, 12:30 Maria João Monteiro Brilhante

Apresentação oral de um trabalho de um aluno sobre o TNDM II. O projecto de criação de um teatro que representasse as ideias de modernização e civilização do liberalismo, já tentado no século XVIII através da gestão dos teatros públicos então existentes por uma sociedade de homens de negócios. 


Teatro e negócio: o Pátio das Arcas

6 Novembro 2020, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

Apresentação oral de um trabalho sobre o Pátio das Arcas, sua criação e características arquitectónicas. A longa vida deste teatro criado pelo autor (director) espanhol Fernão de la Torre perto da rua da Betesga em Lisboa e que o terramoto de 1755 destruirá. A presença de companhias espanholas e do reportório de comédias durante mais de um século.