Sumários

O primitivo teatro português de Luiz Francisco Rebello

9 Outubro 2020, 12:30 Maria João Monteiro Brilhante

Discussão a partir do texto de LFRebello: um teatro antes do teatro; formas parateatrais e uma ideia global e pluridisciplinar do teatro. A dimensão logocêntrica do teatro ocidental de matriz aristotélica e o teatro como literatura. Importância das fontes medievais associadas à Igreja e à festa aulica para restaurar as acções parateatrais anteriores a Gil Vicente. O mito de Gil Vicente como fundador do teatro português: razões. 


O primitivo teatro português de Luiz Francisco Rebello

9 Outubro 2020, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

Discussão a partir do texto de LFRebello: um teatro antes do teatro; formas parateatrais e uma ideia global e pluridisciplinar do teatro. A dimensão logocêntrica do teatro ocidental de matriz aristotélica e o teatro como literatura. Importância das fontes medievais associadas à Igreja e à festa aulica para restaurar as acções parateatrais anteriores a Gil Vicente. O mito de Gil Vicente como fundador do teatro português: razões. 


Conhecer as fontes

8 Outubro 2020, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

Pesquisa on line de catálogos das principais bibliotecas especializadas em Portugal onde se encontra documentação e bibliografia para o estudo: Biblioteca da FLUL, do TNDM II, do Museu Nacinal do Teatro e da Dança, da Biblioteca Nacional de Portugal, da Hemeroteca Digital.

As bases do Centro de Estudo de Teatro: OPSIS, HTPonline, TAP XVII, Teatro proibído e censurado dos séculos XVIII e XIX etc.


Historia e historiografia

2 Outubro 2020, 12:30 Maria João Monteiro Brilhante

Questões acerca do fazer da história: o lugar do historiador, a história como narrativa, o regresso aos arquivos, as fontes primárias e secundárias.A historiografia do teatro: especificidades, dificuldades e métodos. A questão da efemeridade do teatro


História e Historiografia

2 Outubro 2020, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

Questões acerca do fazer da história: o lugar do historiador, a história como narrativa, o regresso aos arquivos, as fontes primárias e secundárias.A historiografia do teatro: especificidades, dificuldades e métodos. A questão da efemeridade do teatro