Elaboração de um trabalho / ensaio temático

7 Dezembro 2018, 10:00 Adriana Veríssimo Serrão

Elaboração de um trabalho / ensaio temático

Depois de ter definido o projecto de trabalho (plano geral), que incidirá sobre dois textos de dois autores, e de o ter discutido com a pro­fes­so­ra, iniciará a fase seguinte: de investigação, elaboração de um plano por­me­no­rizado e re­dacção.

- Elaboração de um plano pormenorizado: Depois de ter delimitado o tema e os textos de tra­balho, de ter escolhido a bi­blio­gra­fia de apoio e de ter realizado as leituras es­­sen­ciais, e antes de iniciar a redacção, deverá elaborar um plano que permitirá or­denar (dar or­dem) os con­teú­dos de modo coerente.

- Investigação: uma pesquisa bibliográfica sobre o tema (tema geral ou /e temas es­­­pecíficos, e/ou conceitos). O seu trabalho deverá integrar, pelo menos, dois estudos (livros, partes de li­­vros, artigos de revista) pertinentes para o tema e duas obras ins­tru­men­tais (enciclopédias, di­cio­nários, voca­bu­lários de Filosofia).

- O plano constitui a estrutura essencial, o "esqueleto" que vai permitir "arrumar" as ideias, distinguir o essencial e o acessório e conferir ao texto final coerência con­cep­tual, clareza discursiva e vivacidade argumentativa. Sem o plano podemos uma ideia va­ga do tema a tratar, mas dificilmente a trans­for­ma­remos num "todo articulado" (Kant).

Um bom plano permite avançar com segurança. Evita repensar constantemente o ca­minho, errar, vaguear, cair em sucessivas repetições. Protege-nos das situações-li­mi­te: "não tenho nada para dizer" ou "o que tenho para dizer não cabe em X páginas".

- Um plano-tipo não existe; depende do tema e também do método utilizado. Em ge­ral, é composto de uma estrutura central e de articulações (como um tronco des­do­bra­­­­do em ramos). As divisões correspondem aos grandes temas que devem ser des­ta­ca­dos e iden­tifi­ca­dos.

 

Apresentação dos temas