Sumários

Apresentação dos projectos restantes.

21 Dezembro 2018, 10:00 Adriana Veríssimo Serrão

Apresentação dos projectos restantes.

Indicação dos alunos com frequência na cadeira

 

 

 

Ana Cruz, Aceitação, Camus e Saramago/ Ricardo Reis…

Ana Tavares – Morte, Epicuro, Ricardo Reis,.

Anabela Dias – Livro do Desassossego -- Feuerbach : literatura, escrita

André Martins -- Imperativo moral, Kant e Nietzsche

António Foyos – Responsabilidade (Stuart Mill e Jonas)

Beatriz Diniz - Morte, tempo, Nietzsche e Platão (Fédon)

Carolina de Sousa – Justiça, Mito de Prometeu e Aristóteles, Ética a Nicómaco

Catarina Serras – Epicuro, Kant, CRprática -- felicidade

Cíntia – Epicuro, Tolstoi, A morte de Ivan Ilitch --Morte, finitude humana,

Débora Duarte – Ignorância, Kant e Nicolau de Cusa (Docta ignorantia)

Diana Gonçalves – Justiça, Mito de Prometeu, Thomas More, Utopia

Eugénia Patrício – Morte, Epicuro e Platão Fédon

Fernando Ventura: Kant e Agostinho da Silva : formação pessoal

Gabriella Fabbriani, Enteléquia, Aristóteles, Feuerbach e Jacques Rancière

Gonçalo Oliveira – Indivíduo, Nietzsche e Feuerbach… ???

Inês Gentil, Felicidade, Epicuro e Ética a Nicómaco ???

Joana Silva – Camus, Sísifo e Boécio, Da consolação da Filosofia: crise existencial… destino/liberdade

João Franco – Epicuro e Epicteto ataraxia , apatia

João Valente – Epicuro e Freud – O prazer , prazer e realidade ..

Lúcio Almeida – Desejo , Eros, Pothos, Himeros, Epicuro, Platão, Banquete

Ludmilla Oliveira – Consciência – Vigotsky / Feuerbach – inter-relacionismo /pensamento e linguagem

Margarida Ferreira - Nietzsche – Sto. Agostinho: eterno retorno , cosmologia, ética

Maria João Schuster – Epicuro e Aristóteles – Felicidade

Maria Resende – Epicuro e C. Beckert sobre Kant: ética e alteridade; o outro

Mariana Costa – Responsabilidade, futuro: Hans Jonas, Stéphane Hessel,

Mariana Silva – Morte, Epicuro, Nietzsche

Marta Silva – Liberdade individual, Kant, Rudolf Steiner, A Filosofia da Liberdade

Patrícia Calmão – Epicuro, Pessoa “Liberdade”, Prazer

Paulo Marques – Imperativo moral, Kant e Nietzsche

Rafael Martins – Epicuro, Ricardo Reis… “Lídia …” – Felicidade, prazer ..

Raquel Almeida – F. Pessoa e Kant – Razão

Rita Fernandes – Nietzsche, Kant, postulados (Kpv) Imortalidade

Rita Pereira – Pessoa, Desassossego – Epicuro – futuro / temporalidade /presente

Rodrigo Romão, Epicuro e Ética a Nicómaco, Prazer

Rui Antunes – Epicuro e Bertrand Russell --- Morte

Sara Maurício – Felicidade, Epicuro e Stuart Mill, Utilitarismo, …..

Simão Ribeiro – Existencialismo : Camus e Vergílio Ferreira

Sofia Salvador – Kant e São Tomás de Aquino, Sabedoria

 

 

 

 


Prova escrita

19 Dezembro 2018, 17:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº14 – 19/ 12/ 18 

Prova escrita.

Entrega dos projectos de trabalho. 


Apresentação do projecto (tema e plano) do trabalho final

14 Dezembro 2018, 10:00 Adriana Veríssimo Serrão

Apresentações

 

Anabela Dias – Livro do Desassossego --  Feuerbach : literatura, escrita

António Foyos – Responsabilidade (Stuart Mill e Jonas)

Beatriz Diniz -  Morte, tempo, Nietzsche e Platão (Fédon)

Catarina Serras – Epicuro, Kant, CRprática  -- felicidade

Cíntia – Epicuro, Tolstoi, A morte de Ivan Ilitch  --Morte, finitude humana,

Fernando Ventura: Kant e Agostinho da Silva : formação pessoal

João Franco – Epicuro e Epicteto ataraxia , apatia

João Valente – Epicuro e Freud – O prazer , prazer e realidade ..

Ludmilla Oliveira – Consciência – Vigotsky / Feuerbach – inter-relacionismo /pensamento e linguagem

Margarida Ferreira  - Nietzsche – Sto. Agostinho : eterno retorno , cosmologia, ética

Maria João Schuster – Epicuro e Aristóteles – Felicidade

Maria Resende – Epicuro  e C. Beckert sobre Kant : ética e alteridade; o outro

Patrícia Calmão – Epicuro, Pessoa “Liberdade”, Prazer

Rafael Martins – Epicuro, Ricardo Reis… “Lídia …” – Felicidade, prazer ..

Raquel Almeida – F. Pessoa e Kant – Razão

Rita Pereira – Pessoa, Desassossego – Epicuro – futuro / temporalidade /presente

Sara Maurício – Felicidade, Epicuro e Stuart Mill, Utilitarismo, …..

Simão Ribeiro – Existencialismo : Camus e Vergílio Ferreira

 

 

 

 

ÍNDICE

A leitura do Índice permite captar imediatamente a es­tru­tura /sequência temá­ti­ca/ do trabalho.

 

Pode vir no início ou no fim.

INTRODUÇÃO

APRESENTAÇÃO

Deve definir com prec­isão o con­teúdo do trabalho (o tema).

- Deve identificar com pre­ci­são o problema.

É a apresentação geral do problema em grandes linhas (o ideal será que o tema seja um problema preciso, for­mu­lado como problema filo­só­fico). Levanta interrogações e anuncia o caminho que vai ser seguido ("intro-duzir": "in­­s­­e­rir dentro de", "fazer en­trar em"). Dei­xa as so­lu­ções "em aberto".

Po­de ser escrita no final.

 

DESENVOLVIMENTO

A sequência das partes deve se­­guir uma progressão e manter a con­­tinuidade.

Deve ser progressivo e con­tínuo.

 

O problema deve ser re­par­tido em grandes sub-pro­ble­mas, correspondendo cada um a uma das partes, que de­vem ser numeradas (1, 2, 3..., A, B, C..., I, II, III... Cada parte de­ve ter um título.

Estas partes podem ser por sua vez divididas (pa­rá­gra­fos..., ), mas num tra­ba­lho pe­­­­que­no será de evitar mui­tas divi­sões.

 

CONCLUSÃO

Sintetiza o caminho per­cor­rido, o ponto a que se che­gou, realça as conclusões, as res­postas às perguntas feitas.

 

Encerra este caminho, nunca de­­fi­nitivamente terminado. Apresenta o "saldo" da re­fle­xão.

Torna o texto completo em si mesmo.

BIBLIOGRAFIA

 

Organizada por secções.

Seguir as normas indicadas.

Só inclui o que foi efec­tiva­men­te lido ou consultado.

 

 

Princípios gerais a observar

- Partir sempre do comentário de texto e do diálogo com os filósofos/autores estudados.

- Localizar  todas e sempre as citações.

- Distinguir o que é uma ideia do(s) autor(es) ou uma posição nossa.

- Exprimir-se com rigor conceptual e clareza de linguagem.

- Recusar o dogmatismo e o pedantismo.

 

A revisão

– Tão importante como a elaboração do texto é a revisão.

– O seu texto destina-se a ser lido. Colocar-se no papel do potencial leitor.

– Rever cuidadosamente o português: conferir a ortografia (não são admitidos erros or­to­­gráficos!) e cuidar da sintaxe (a correcção da "letra" é condição da intel­i­gi­bili­dade das ideias).

– "Limpar" as repetições.

– Conferir cuidadosamente as citações.

– Cuidar do aspecto formal (itálicos, aspas - quando abertas, devem ser fe­cha­das -, no­tas de rodapé…).

– Cuidar da apresentação. Escolher um tipo de letra sóbrio, o espaçamento (1,5 ou 2 linhas). Evitar "infantilidades": imagens, desenhos meramente decorativos.

 

 

UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE LETRAS

Departamento de Filosofia

 

 

 

TÍTULO

E SUBTÍTULO DO TRABALHO

 

 

Nome completo do aluno:–––––

Número:––––

 

Cadeira:–––-

Professor:–––

Data:––––

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 DEZEMBRO

Um trabalho escrito individual (até 7 pp.), previamente orientado, sobre o tema e os textos seleccionados.

Exercício 3: Apresentação  do projecto (tema e plano) do trabalho final

 

14 DEZEMBRO

Exercício 3: Apresentação do  projecto (tema e plano) do trabalho final

 

21 DEZEMBRO

Exercício 3: Apresentação do  projecto (tema e plano) do trabalho final

Férias de Natal

 

 

4 de JANEIRO até às 17h

(Na funcionária do Departamento de Filosofia)

O horário das Entrevistas Finais (obrigatórias) deverá ser preenchido por cada aluno no acto de entrega do trabalho.

Entrega do trabalho final, juntamente com todos os exercícios realizados, incluindo outros, de livre ini­cia­tiva.

7 de JANEIRO/ Manhã e Tarde

Entrevistas Finais (obrigatórias) Apreciação individual dos Trabalhos.

No gabinete do dep. Filosofia

 

Até 9 de JANEIRO 2019

Lançamento das notas

 

14  de JANEIRO 2019

15h – 17 h (prova escrita)

 

Avaliação final alternativa

 

 

Critérios de avaliação

Correcção dos aspectos formais

Coerência da estrutura

Profundidade da explicação e do comentário de texto

Rigor dos conteúdos

Qualidade da escrita.

Na classificação final serão tidos em conta o acompanhamento da matéria e a participação activa nas aulas.

 

 

Próxima aula

Apresentação dos  projectos restantes.

Indicação dos alunos com frequência na cadeira

 

 

 

 

 


A filosofia e a escrita

12 Dezembro 2018, 17:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº13 – 12/ 12/ 18 

A filosofia e a escrita. A questão do valor da escrita em filosofia: revisitando o Fedro de Platão.

Exercícios de apresentação oral de temas filosóficos com base em textos de uso lectivo: Liliana Santos, Laura Green, João Ferreira, Manuel Moita.


Elaboração de um trabalho / ensaio temático

7 Dezembro 2018, 10:00 Adriana Veríssimo Serrão

Elaboração de um trabalho / ensaio temático

Depois de ter definido o projecto de trabalho (plano geral), que incidirá sobre dois textos de dois autores, e de o ter discutido com a pro­fes­so­ra, iniciará a fase seguinte: de investigação, elaboração de um plano por­me­no­rizado e re­dacção.

- Elaboração de um plano pormenorizado: Depois de ter delimitado o tema e os textos de tra­balho, de ter escolhido a bi­blio­gra­fia de apoio e de ter realizado as leituras es­­sen­ciais, e antes de iniciar a redacção, deverá elaborar um plano que permitirá or­denar (dar or­dem) os con­teú­dos de modo coerente.

- Investigação: uma pesquisa bibliográfica sobre o tema (tema geral ou /e temas es­­­pecíficos, e/ou conceitos). O seu trabalho deverá integrar, pelo menos, dois estudos (livros, partes de li­­vros, artigos de revista) pertinentes para o tema e duas obras ins­tru­men­tais (enciclopédias, di­cio­nários, voca­bu­lários de Filosofia).

- O plano constitui a estrutura essencial, o "esqueleto" que vai permitir "arrumar" as ideias, distinguir o essencial e o acessório e conferir ao texto final coerência con­cep­tual, clareza discursiva e vivacidade argumentativa. Sem o plano podemos uma ideia va­ga do tema a tratar, mas dificilmente a trans­for­ma­remos num "todo articulado" (Kant).

Um bom plano permite avançar com segurança. Evita repensar constantemente o ca­minho, errar, vaguear, cair em sucessivas repetições. Protege-nos das situações-li­mi­te: "não tenho nada para dizer" ou "o que tenho para dizer não cabe em X páginas".

- Um plano-tipo não existe; depende do tema e também do método utilizado. Em ge­ral, é composto de uma estrutura central e de articulações (como um tronco des­do­bra­­­­do em ramos). As divisões correspondem aos grandes temas que devem ser des­ta­ca­dos e iden­tifi­ca­dos.

 

Apresentação dos temas