Sumários

Feriado nacional

5 Outubro 2016, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Feriado nacional


Fases da Explicação de texto

3 Outubro 2016, 11:00 Adriana Veríssimo Serrão

Próximo texto:

Epicuro, Carta a Meneceu, M. José Vaz Pinto e M. Luísa Ribeiro Ferreira (coords.), Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 21-31.

 

 

 

 

1. Complete a referência bibliográfica do texto de Kant.

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2. Identifique  5  conceitos filosóficas centrais.

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3. Identifique 5 teses (afirmações) mais estruturantes do texto.

 

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4. Reconduza-as a uma única tese central.

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5. Proponha um título.

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6. Justifique a sua escolha.

 

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6. Aprender a filosofar é, segundo Kant, aprender a usar a razão. Quais as características do pensar racional?

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7. Registe alguns conceitos (ou outros elementos) que permanecem ainda obscuros após a explicação e carecem de esclarecimento "fora do texto".

 

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Bibliografia secundária

Leonel Ribeiro dos Santos, "Kant e o Ensino da Filosofia", pp. 125-135.

 

 

 

 


A filosofia e as suas questões: dos princípios do ser ao saber

28 Setembro 2016, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº2 (28/ 09/ 16)

A filosofia e as suas questões. Começar pelo princípio: a questão dos princípios, do ser ao saber.

Textos de uso lectivo: José BARATA-MOURA, “Traços do pensar filosófico”, Philosophica 45 (Lisboa, 2015) pp.8-15. Apresentações do texto por Ana Luísa Silva e Maria de Lurdes Xavier Garcia; arguições por Manuel Simões e Cláudia Sintra.

Organização de um trabalho escrito a partir do texto.


A EXPLICAÇÃO DE TEXTO

26 Setembro 2016, 11:00 Adriana Veríssimo Serrão

EXERCÍCIO: EXPLICAÇÃO DE TEXTO

 

 

Texto de trabalho

I. Kant, Informação acerca da orientação dos seus cursos no semestre de Inverno de 1765-1766.

 

 

 

A EXPLICAÇÃO DE TEXTO

- O sentido do texto é imanente ao texto.

- Deverá limitar-se ao texto e não sair dele (não in­troduzir elementos estranhos).

- Deverá tornar explícitas todas as noções, conceitos, temas e teses centrais.

- É preciso explicar todo o texto, mas apenas o texto.

 

 

Fase 1. Analítica

Dividir o texto em partes.

Encontrar a tese e os conceitos centrais de cada parte.

Reproduzir a tese e os conceitos por palavras próprias.

 

Fase 2. Sintética

 

- Mostrar a articulação dessas noções e teses numa síntese completa e redigida em linguagem clara e concisa.

-  Ter em conta que a sequência dos enunciados (a "ordem da exposição") pode não coin­cidir com a ordem das razões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMAS E TÉCNICAS DA FILOSOFIA / O ESTUDO DA FILOSOFIA  -

Prof.ª Adriana Veríssimo Serrão

 

TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS

 

I. Associe o nome de cada filósofo a uma corrente de pensamento: feno­me­no­lo­gia, filosofia da Natureza (Naturphilosophie), filosofia transcendental, empirismo, teoria das formas, sofística, estoicismo, hermenêutica.

Kant _________________ Platão ____________Husserl ________________ Marco Aurélio ________________ David Hume _________________ Protágoras ______________ 

Paul Ricœur___________________ Schelling ____________________

 

II. Situe cada um dos pensadores na respectiva época histórica:

Freud, Epicuro, David Hume, Aristóteles, Santo Agostinho, John Locke, Paul Ricœur, Jean-Paul Sartre, Heidegger, Kant, Tomás de Aquino, Pedro Hispano, Nietzsche, Karl Marx, Schelling, Henri Bergson, Sócrates, Descartes, Hobbes, Emmanuel Levinas.

Época Antiga .........................................................................................

Época Medieval ....................................................................................

Época Moderna .....................................................................................

Século XIX ............................................................................................

Século XX ..............................................................................................

 

III. Identifique o autor de cada uma das seguintes obras:

Carta sobre a tolerância ................ Fundamentação da metafísica dos costumes ...................... República ......................... Monadologia ........................ Confissões...............................

O nas­ci­men­to da tragédia .................Metafísica .......................... A essência do cris­tia­nismo .......................... Proslogion ............................. Ser e Tempo ......................... Dis­curso do Método ..................... O existencialismo é um hu­manismo ........................... Ciência da Lógica ………………….

 

IV. Sublinhe os termos e conceitos que, no seu entender, não são óbvios e ca­recem de maior ex­pli­ca­ção:

"Toda a instrução da juventude tem em si o inconveniente de sermos obrigados a antecipar-nos aos anos com uma perspectiva orientadora [Einsicht] e, sem esperarmos pela maturidade do entendimento, temos de dar conhecimentos tais que, segundo a ordem natural, só poderiam ser compreendidos por uma razão mais exercida e experiente.”

Kant, Informação acerca da orientação dos seus Cursos no Semestre de Inverno de 1765-1766.

 

 

V. Indique três conceitos fundamentais do texto:

"Por uma crítica assim, não entendo uma crítica de livros e de sistemas, mas da faculdade da razão em geral, com respeito a todos os conhecimentos a que pode aspirar, in­depen­den­temente de toda a experiência; portanto, a solução do problema da possibilidade ou im­pos­si­bi­li­da­de de uma metafísica em geral e a determinação tanto das suas fontes como da sua extensão e limites; tudo isto, contudo, a partir de princípios." (Kant, Crítica da Razão Pura, AXII).

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VI. Verta para português o seguinte excerto:

"Aesthetics is the area of philosophy that concerns our appreciation of things as they affect our senses, and especially as they affect them in a pleasant way. As such it frequently focuses primarily on the fine arts, the products of which are traditionally designed to please our senses. However, much of our aesthetic appreciation is not confined to art, but directed toward the world at large." (Allen Carlson).

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VII. Verta para português o seguintes excerto:

"Le bon sens est la chose du monde la mieux partagée: car chacun pense en être si bien pourvu, que ceux mêmes qui sont les plus difficiles à contenter en toute autre chose, n'ont point coutume d'en désirer plus qu'ils n'en ont." (Descartes).

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VIII. Verta para português o seguinte excerto:

"Die Gesetzgebung der menschlichen Vernunft (Philosophie) hat nun zwei Gegenständen, Natur und Freiheit, und enthält also sowohl das Na­tur­gesetzt, als auch das Sittengesetzt, anfangs in zwei besondern, zuletzt aber in einem einzigen philosophischen System." (Kant).

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IX. Verta para português o seguinte excerto:

"La filosofía no se puede nunca dar por supuesta; en la medida en que así acontece, deja de funcionar como filosofía. [...] A la filosofía se llega; en rigor, se está siempre llegando." (Julian Marías).

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 Próximo texto:

Epicuro, Carta a Meneceu, M. José Vaz Pinto e M. Luísa Ribeiro Ferreira (coords.), Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 21-31.

 

 


Apresentação

21 Setembro 2016, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº1 (21/ 09/ 15)

Filosofia: para que te quero? Reflexão preliminar.

Apresentação do programa: os conteúdos programáticos; os textos de uso lectivo; a composição das aulas; a bibliografia e a orientação dos trabalhos.

Avaliação

A classificação final é a média das classificações obtidas nos dois seguintes elementos obrigatórios: 

1) Um trabalho escrito individual (7p.), previamente orientado, sobre uma das questões da filosofia, discriminadas no ponto 1. do programa, e a partir de um dos textos escolhidos a propósito. Entrega: até 4/01/17; discussão final: 11/01/17.

Critérios de avaliação: clareza, organização e correcção da expressão escrita, com espírito crítico.

2) Participação nos exercícios práticos na aula, incluindo um exercício de apresentação oral de um texto de uso lectivo e um exercício de arguição de uma apresentação. Os textos são escolhidos da colecção disponível de textos de uso lectivo, constituída a partir da bibliografia do programa. Os exercícios são marcados em cada aula para a aula seguinte.

Critérios de avaliação: clareza, organização e correcção da expressão oral, com espírito crítico.

Sítio electrónico de apoio aos alunos: www.mlx.webnode.com