Sumários
A filosofia e as suas questões. Da origem das ideias aos princípios da acção
9 Novembro 2016, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº7 (9/ 11/ 16)
A filosofia e as suas questões. Da questão da origem das ideias à questão dos princípios da acção.
Textos de uso lectivo sobre a ética: M. C. Patrão Neves e W. Osswald, Bioética Simples, Lisboa, Verbo, 2008, pp.8-9; Cristina Beckert, “Ética animal: uma contradição nos termos?”, in C. Beckert (Coord.), Ética Ambiental. Uma Ética para o Futuro, Lisboa, CFUL, 2003, p.65. Apresentação por André Crispim e Madalena Quintela.
EXEMPLIFICAÇÃO a partir de dois textos “Nietzsche – O filósofo como educador” (1873-1876), “Ludwig Feuerbach – O ensino da filosofia como prática dialógica”
7 Novembro 2016, 11:00 • Adriana Veríssimo Serrão
EXEMPLIFICAÇÃO a partir de dois textos:
Textos de trabalho: “Nietzsche – O filósofo como educador” (1873-1876), op. cit., pp. 178-187.
“Ludwig Feuerbach – O ensino da filosofia como prática dialógica” (1839), op. cit., pp. 174-177.
Comparação:
A. Semelhanças
B. Diferenças
Conceitos: ?????????????????
Teses:
O jovem aspira à liberdade.
Este caminho não está pronto: “No mundo existe apenas um caminho que só tu poderás percorrer.”
E não tem uma meta pré-determinada.
Liberdade é “encontrar-se a si mesmo” (conhecer-se a si mesmo).
A via não é a introversão até ao “poço do seu ser”.
É voltar-se para a sua vida anterior e perguntar: “Que amaste tu verdadeiramente até agora?”
Identificar e comparar os objectos que atraíram a alma.
Captar nessa série “a lei fundamental do teu verdadeiro Eu.”
“a tua verdadeira essência não está escondida […] em ti, está colocada infinitamente acima de ti”.
O educador é aquele que liberta o educando.
Teses centrais:
Liberdade é encontrar-se a si mesmo, através da extirpação de falsos valores.
Os verdadeiros educadores (formadores) contribuem para esta libertação. São reveladores de um caminho.
Encontramo-nos a nós próprios mediante o exemplo e a recordação dos nossos mestres.
Questão: Quem foram os educadores de Nietzsche?
Schopenhauer: através da leitura das obras, interrog.. apresentando outra realidade, “despertando de um sono dogmático”, mostra “o que ele pode vir a ser”, para além das modas do tempo, da opinião,
reformular a nossa mundividência
“ver sem ser com os meus olhos”
Experiência que transforma …
Uma experiência estética que não conseguimos explicar…
Devir, futuro.
Feuerbach
Conceitos: ?????????????????
Teses:
Ensinar é apelar a uma faculdade activa (do aluno, do leitor, do ouvinte).
Esta faculdade pressupõe a razão, uma “medida comum”.
Ensinar é demonstrar, e demonstrar é exprimir um pensamento através da linguagem.
A linguagem é o meio pelo qual o meu pensar se converte em pensar do outro, ou “uma mediação do Eu e do Tu”.
“O impulso para a comunicação é um impulso originário”.
Teses centrais:
Uma concepção intersubjectiva (ou dialógica) da verdade: “Pensamento verdadeiro é aquele no qual Eu e Tu se unem”.
A estreita correlação entre pensamento e linguagem: as formas da razão são formas de expressão.
Apresentação dos textos de Santo Agostinho e de Espinosa.
A filosofia e as suas questões. As três questões kantianas da filosofia
2 Novembro 2016, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº6 (2/ 11/ 16)
A filosofia e as suas questões. As três questões kantianas da filosofia: organização de um trabalho escrito a partir dos textos (de uso lectivo) de Kant e sobre Kant.
Questionando a dúvida e a certeza, com um texto de uso lectivo (conclusão): Ludwig WITTGENSTEIN, Da Certeza, §§61-65, 121-131, 140-144, 220-225, 291-299, Edição bilingue, trad. Maria Elisa Costa, rev. António Fidalgo, Lisboa, Edições 70, 1990, pp.31, 47-49, 53, 69-71, 87. Apresentação por Camões Gabriel e arguições por Beatriz Faria e Frederico Carvalho.
Textos de uso lectivo sobre os bens: PLATÃO, República II, 357 b – 358 a (Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1976², pp.53-54); BOÉCIO, Consolação da Filosofia, IV, P.3 (Tradução de Luís M.G. Cerqueira, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2011, pp.137-138). Apresentação por Carolina Couto e Gonçalo Gomes e arguições por Maria Garcia e Inês Corte Real.
Preparação do 2.º Exercício Estudo de conceitos e pesquisa de obras instrumentais
31 Outubro 2016, 11:00 • Adriana Veríssimo Serrão
PREPARAÇÃO DO TRABALHO DE TTF/EF
– Escolha de dois autores/ dois textos, um dos quais do livro Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, coord. M. José Vaz Pinto e M. Luísa Ribeiro Ferreira, Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.
O 2.º texto pode ser de escolha livre.
Aconselha-se dois textos curtos.
– Escolha de um tema que permita estabelecer uma comparação entre ambos.
Este tema será desejavelmente um (ou mais) conceitos, ou um problema, filosoficamente relevantes e sugeridos pelos textos.
Para aprofundar o tema e adquirir novos conhecimentos que o auxiliem na boa direcção da interpretação, dispõe de bibliografia especializada:
-- OBRAS INSTRUMENTAIS:
- Vocabulários e Dicionários de conceitos filosóficos.
- Enciclopédias de Filosofia.
- Histórias da Filosofia.
(Estas obras têm diferentes níveis de complexidade, sendo conveniente começar pelas mais simples e ir avançando para as mais elaboradas).
Recomendados para um trabalho de 1.º ano (todos existentes na Biblioteca da FLUL):
Logos. Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia, Lisboa, Editorial Verbo.
José Ferrater Mora, Dicionário De Filosofia, trad. port. Lisboa: Dom Quixote, 1978.
Nicola Abbagnano, Dicionário De Filosofia, São Paulo: Martins Fontes, 1998.
-- BIBLIOGRAFIA SECUNDÁRIA:
Estudos especificamente dedicados ao(s) tema(s) e ao(s) autor(es).
Ex: a Contextualização e o Comentário à Informação … de Kant ou à Carta de Epicuro.
Estudos cada vez mais especializados, consoante a exigência da investigação.
Preparação do 2.º Exercício
Estudo de conceitos e pesquisa de obras instrumentais
Entrega: 14 de Novembro
Seleccione o conceito que irá servir de base ao seu trabalho final.
Com o auxílio de duas obras instrumentais de Filosofia (vocabulários, dicionários ou enciclopédias) existentes na Biblioteca da Faculdade, pesquise alguns significados marcantes desse conceito.
Elabore uma pequena síntese da pesquisa (2 pp.)
Indique a referência bibliográfica completa das obras consultadas.
A filosofia e as suas questões, com Ludwig Wittgenstein
26 Outubro 2016, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº5 (26/ 10/ 16)
A filosofia e as suas questões. Questionando a dúvida e a certeza, com um texto de uso lectivo: Ludwig WITTGENSTEIN, Da Certeza, §§61-65, 121-131, 140-144, 220-225, 291-299, Edição bilingue, trad. Maria Elisa Costa, rev. António Fidalgo, Lisboa, Edições 70, 1990, pp.31, 47-49, 53, 69-71, 87. Apresentação por Joaquim Silva.
Sessão de informação e formação inicial para utilização dos recursos digitais da FLUL, pela Drª. Isabel Rebolho.