Sumários
EXPLICAÇÃO DE TEXTO
29 Setembro 2017, 10:00 • Adriana Veríssimo Serrão
EXPLICAÇÃO DE TEXTO
A EXPLICAÇÃO DE TEXTO
- O sentido do texto é imanente ao texto. Deverá limitar-se ao texto e não sair dele (não introduzir elementos estranhos).
- Deverá tornar explícitas todas as noções, conceitos, temas e teses centrais.
- Deverá mostrar a articulação dessas noções e teses numa síntese completa e redigida em linguagem clara e concisa. - É preciso explicar todo o texto, mas apenas o texto.
- Recorde-se de que a sequência dos enunciados (a "ordem da exposição") pode não coincidir com a ordem das razões.
Texto de trabalho
I. Kant, Informação acerca da orientação dos seus cursos no semestre de Inverno de 1765-1766.
1. Complete a referência bibliográfica do texto de Kant.
Kant, Informação acerca da orientação dos seus cursos no semestre de Inverno de 1765-1766.
Tradução de Leonel Ribeiro dos Santos a partir da Akademie-Ausgabe dos Kants gesammelte …………………………………………………………..
2. Identifique os conceitos filosóficos centrais.
3. Identifique as teses (afirmações) mais estruturantes do texto.
4. Reconduza-as a uma única tese central.
5. Proponha um título.
6. Justifique a sua escolha.
7. Deverá mostrar a articulação dessas noções e teses numa síntese completa e redigida em linguagem clara e concisa (10 linhas).
8. Aprender a filosofar é, segundo Kant, aprender a usar a razão. Quais as características do pensar racional?
9. Registe alguns conceitos (ou outros elementos) que permanecem ainda obscuros após a explicação e carecem de esclarecimento "fora do texto".
Bibliografia secundária
Leonel Ribeiro dos Santos, "Kant e o Ensino da Filosofia"……………pp. 125-135.
Próxima aula: Texto de Descartes distribuído. “O método cartesiano: O caminho para o conhecimento”…………………..
Apresentação
27 Setembro 2017, 17:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº2 (27/ 09/ 17)
Filosofia: para que te quero? Reflexão introdutória.
Apresentação do programa: os conteúdos programáticos; os textos de uso lectivo; a composição das aulas; a bibliografia e a orientação dos trabalhos.
Avaliação
A classificação final é a média das classificações obtidas nos dois seguintes elementos obrigatórios:
1) Um trabalho escrito individual (7p.), previamente orientado, sobre uma das questões da filosofia, discriminadas no ponto 1. do programa, e a partir de um dos textos escolhidos a propósito. Entrega: até 5 /01/18 (6ª feira); discussão final: 16 e 17 /01/18 (3ª e 4ª feira).
Critérios de avaliação: clareza, organização e correcção da expressão escrita, com espírito crítico.
2) Participação nos exercícios práticos na aula, incluindo um exercício de apresentação oral de um texto de uso lectivo e um exercício de arguição de uma apresentação. Os textos são escolhidos da colecção disponível de textos de uso lectivo, constituída a partir da bibliografia do programa. Os exercícios são marcados em cada aula para a aula seguinte.
Critérios de avaliação: clareza, organização e correcção da expressão oral, com espírito crítico.
Sítio electrónico de apoio aos alunos: www.mlx.webnode.com
TEMAS E TÉCNICAS DA FILOSOFIA : APRESENTAÇÃO
22 Setembro 2017, 10:00 • Adriana Veríssimo Serrão
Caros Alunos
Agradeço que usem este endereço: adrianaserrao@fl.ul.pt
1.Nome da unidade curricular
(100 caracteres, incluindo espaços)
TEMAS E TÉCNICAS DA FILOSOFIA / O ESTUDO DA FILOSOFIA
THEMES AND TECHNIQUES OF PHILOSOPHY
2.Ciclo de estudos
(indicar 1.º, 2.º ou 3.º)
1.º
3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)
(1000 caracteres, incluindo espaços)
ADRIANA VERÍSSIMO SERRÃO
Horas de contacto: 45 TP
4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular
(1000 caracteres, incluindo espaços)
Não se aplica
5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
(1000 caracteres, incluindo espaços)
A unidade curricular de TEMAS E TÉCNICAS DA FILOSOFIA, obrigatória para alunos do 1.º ano, visa dois objectivos complementares: 1) constituir uma introdução à filosofia através da compreensão dos seus problemas, métodos de pensamento e estilos de escrita; 2) fornecer o conhecimento e a prática dos instrumentos e técnicas de investigação conducentes à elaboração de trabalhos científicos.
Confrontados com o amplo campo temático da filosofia e com a pluralidade de respostas possíveis a um mesmo problema, os alunos poderão ampliar o seu campo de conhecimentos, bem como desenvolver o espírito crítico e a capacidade argumentativa. Especial atenção será dada ao exercício de leitura aprofundada, incentivando a análise de textos e o rigor da expressão escrita e oral.
Procura-se ainda que cada aluno saiba percorrer as diversas fases da investigação e esteja apto a elaborar, no final do semestre, um ensaio filosófico com requisitos técnicos e científicos.
5.Learning outcomes of the curricular unit
(1000 caracteres, incluindo espaços)
The curricular unit THEMES AND TECHNIQUES
OF PHILOSOPHY, mandatory for students of 1st year, pursues two complementary
objectives: 1) provide an introduction to philosophy through the understanding
of their problems, methods of thinking and writing styles; 2) provide knowledge
and practice of the instruments and techniques of research leading to the
development of scientific essays.
Faced with the broad subject field of philosophy and the plurality of possible
answers to the same problem, students can expand their field of knowledge, and
develop critical thinking and argumentative capacity. Special attention will be
given to reading exercises, encouraging the analysis of texts and the accuracy
of written and oral expression. It is aim of the unit that each student is able
to perform the various stages of research and to write, at the end of the
semester, a philosophical essay with technical and scientific requirements.
6.Conteúdos programáticos
(1000 caracteres, incluindo espaços)
I. A filosofia e as filosofias. 1. Perenidade ou historicidade da filosofia. 2. A filosofia e a diversidade das filosofias. 3. O estilo de um filósofo: a especificidade do modo de pensamento e da linguagem. 4. Expressões do filosofar: o ensaio, o sistema, o aforismo, diálogo, carta, conferência, mítico…, poético….
II. Compreender um texto filosófico. 1. A leitura como experiência e como exercício. 2. O acto de traduzir como via de acesso às ideias do autor. 3. A explicação na imanência do texto. 4. O comentário como restituição de sentido. 5. A interpretação como integração e explicitação. 6. Níveis de contextualização de um texto.
III. Metodologia do trabalho em filosofia. 1. A investigação e os instrumentos de pesquisa. 2. O estudo dirigido. 3. A concepção de um trabalho. 4. A redacção e as exigências da escrita. 5. Funções e critérios da citação. 6. Funções e critérios da bibliografia. 7. Escrever filosofia em português.
6.Syllabus
(1000 caracteres, incluindo espaços)
I. Philosophy and philosophies. 1. Perenity or historicity of philosophy. 2. Philosophy and the diversity of philosophies. 3. The style of a philosopher: the specificity of thought and language mode. 4. Expressions of philosophizing: the essay, the system, the aphorism.
II. To understand a philosophical text. 1. Reading as experience and exercise. 2. The act of translating as a gateway to the author's ideas. 3. The explanation in the immanence of text. 4. The comment as discovery of sense. 5. Interpretation as integration and discovery of sense. 6. Contextualization levels of a text.
III. Methodology of philosophical work. 1. Research and research tools. 2. Directed study. 3. The design of an essay. 4. The drafting and writing requirements. 5. Functions and quotation criteria. 6. Functions and bibliography criteria. 7. Writing philosophy in Portuguese.
7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
(1000 caracteres, incluindo espaços)
No ponto I. A filosofia e as filosofias são tratadas questões relativas: à essência da filosofia, tais como: a unidade e pluralidade dos problemas; o carácter perene ou histórico dos temas filosóficos; a singularidade de uma doutrina: modo pessoal de problematizar e estilo filosófico individual; a diversidade da linguagem e dos modos filosóficos de comunicação.
No ponto II. Compreender um texto filosófico são exemplificados procedimentos de análise textual e princípios hermenêuticos, tais como: métodos de leitura; exercícios de tradução; a distinção entre explicar, compreender e interpretar.
No ponto III. Metodologia do trabalho em filosofia são ensinadas técnicas de investigação ajustadas a um nível inicial e dirigidas para a elaboração de diversos tipos de trabalho académico: comentários, fichas de leitura e ensaios críticos. Particular atenção é dada à articulação entre pensamento e linguagem, fomentando o rigor da expressão em língua portuguesa.
7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives
(1000 caracteres, incluindo espaços)
In Section I. The philosophy and the philosophies issues are addressed to: the essence of philosophy, such as the unity and plurality of the problems; the perennial or historical character of philosophical themes; the uniqueness of a doctrine: the personal way to put the problems and individual style; the diversity of languages and philosophical modes of communication.
In Section II. Understand a philosophical text are exemplified procedures of textual analysis and hermeneutical principles such as: reading methods; translation exercises; the distinction between to explain, to understand and to interpret.
In Section III. Work methodology in philosophy are presented investigative techniques set at an initial level and directed to the development of various types of academic work: reviews, analytical reports, and critical essays. Particular attention is given to the relationship between thought and language, promoting the most adequate expression in Portuguese.
8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
(1000 caracteres, incluindo espaços)
As aulas serão de carácter teórico-prático. A vertente teórica incide na leitura, comentário e interpretação de textos seleccionados sobre a essência da filosofia e noções de teoria do texto, teoria da interpretação e hermenêutica filosófica.
A vertente prática consiste na realização de múltiplos exercícios de carácter metodológico: a) a nível do texto: análise conceptual e análise estrutural; b) a nível do ensaio: definição do tema, elaboração do projecto e da estrutura, organização da bibliografia.
A classificação final é ponderada a partir das classificações obtidas nos elementos obrigatórios:
Realização de vários exercícios práticos, incluindo a apresentação oral do projecto de trabalho final sobre textos de uso lectivo.
2) Um trabalho escrito individual (7 pp.), previamente orientado, sobre o tema e os textos seleccionados.
Na classificação final serão tidos em conta o acompanhamento da matéria e a participação activa nas aulas.
8.Teaching methodologies (including evaluation)
(1000 caracteres, incluindo espaços)
Teaching methodologies will be theoretical and practical.
The theoretical aspect focuses on reading, comment and interpretation of selected texts on the essence of philosophy and introduces text theory notions, interpretation theory and philosophical hermeneutics. The practical part consists in multiple methodological exercises: a) at the level of the text: conceptual analysis and structural analysis; b) at the level of the essay: theme definition, project planning and structure, organization of bibliography.
The final grade is the average of the marks obtained in the following two mandatory elements: 1) Participation in practical exercises in class, including an oral presentation of the final essay about selected texts and its argumentation. 2) An individual written paper (7p.), previously guided, on one of the topics detailed in section 1.
The final classification will consider the follow-up of contents and the active participation in class.
9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
(3000 caracteres, incluindo espaços)
Dado o carácter de disciplina introdutória à filosofia e ao trabalho filosófico, a unidade curricular de TEMAS E TÉCNICAS DA FILOSOFIA deve conciliar a exposição de conteúdos com a prática de requisitos formais inerentes. Ambas as vertentes terão em conta o nível de preparação de alunos, todos principiantes no ensino superior.
As metodologias usadas serão:
1. A exposição por parte do docente. Esta deve enquadrar a leitura de textos e a análise conceptual; o comentário como restituição de sentido; a interpretação como identificação e articulação de teses estruturantes.
2. Promoção da dinâmica do trabalho em aula, orientando a prática de discussão e da
argumentação. Sempre que se afigure necessário, será promovido o trabalho em grupo.
3. Exemplificar e acompanhar as metodologias conducentes à elaboração de trabalhos científicos, tais como, a delimitação do tema; a elaboração do plano geral, incluindo as articulações internas e as conclusões previstas; a dilucidação de conceitos; a identificação de argumentos; a análise crítica da bibliografia secundária; a prática de escrita argumentativa.
Os alunos são incentivados a realizar alguns exercícios fora do espaço de aula, sendo todas as fases desse trabalho objecto de acompanhamento e apreciação.
Procura-se criar nos alunos o hábito de consulta e frequência de materiais bibliográficos existentes nas bibliotecas. Serão organizadas, em colaboração com os técnicos da Biblioteca da FLUL, sessões informativas sobre o uso de meios de pesquisa bibliográfica, presencial ou electrónica.
9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
(3000 caracteres, incluindo espaços)
Given the nature of a introductory course to philosophy and philosophical work, the unit of THEMES AND TECHNIQUES OF PHILOSOPHY must reconcile the scientific contents with the practice of inherent formal requirements of philosophical work. Both aspects will take into account the level of preparation of the students, all beginners in higher education.
The methodologies used are:
1.
The presentation by the teacher. This should fit the reading of texts and
conceptual analysis; the comment as discovery of sense; interpretation as identification
and conection of structuring theses.
2. Promotion of work dynamics in class, guiding the practice of discussion and
argumentation. Where it appears necessary, it will be promoted group work.
3. Demonstrate and monitoring methodologies leading to the preparation of scientific papers, such as the delimitation of the subject; the preparation of the overall plan, including internal joints and expected findings; the elucidation of concepts; identifying arguments; the review of secondary literature; the practice of argumentative writing.
Students are encouraged to carry out some exercises out of classroom space, and all phases of this task are subject to monitoring and evaluation.
Students are strongly recommanded to consult bibliographic materials in libraries. Information sessions on the use of means of literature, in paper or electronically, will be organized in collaboration with the technicians of the Library of FLUL.
10.Bibliografia
(1000 caracteres, incluindo espaços)
Bibliografia essencial:
Os textos de trabalho serão seleccionados das seguintes Antologias disponíveis em língua portuguesa:
Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, coord. M. José Vaz Pinto e M. Luísa Ribeiro Ferreira, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.
Ensinar e Aprender Filosofia num mundo em Rede, coord. M. Luísa Ribeiro Ferreira, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.
A bibliografia de apoio consta de diversas obras introdutórias relativas à metodologia do trabalho científicos, entre as quais:
Júlio Fragata, Noções de Metodologia para a Elaboração de um Trabalho Científico, Porto, Livraria Tavares Martins, 1973
José H. Silveira de Brito, Introdução à Metodologia do Trabalho Científico, Braga, Universidade Católica de Braga, 2001.
Umberto Eco, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Lisboa, Editorial Presença, 1980.
11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours
(1000 caracteres, incluindo espaços)
1h semanal de atendimento personalizado e tutoria
1h weekly personal tutoring
|
|
22 SETEMBRO |
|
29 SETEMBRO |
|
6 OUTUBRO |
|
13 OUTUBRO |
Exercício 1: Explicação e comentário de texto |
20 OUTUBRO |
10h: Lição Inaugural do Departamento de Filosofia 12-13: Aula |
27 OUTUBRO |
|
3 NOVEMBRO |
|
10 NOVEMBRO |
Exercício 2: Estudo de conceitos e pesquisa de obras instrumentais |
17 NOVEMBRO |
|
24 NOVEMBRO |
|
1 DEZEMBRO Feriado |
Exercício 3: Preparação do projecto de trabalho |
8 DEZEMBRO Feriado |
Exercício 3: Preparação do projecto de trabalho |
15 DEZEMBRO |
|
|
|
Férias de Natal |
|
8 de JANEIRO 2018 |
Entrega do trabalho final, juntamente com todos os exercícios realizados, incluindo outros, de livre iniciativa. |
10 de JANEIRO 2018 |
Avaliação individual do trabalho na cadeira/ lançamento das notas. |
TEMAS E TÉCNICAS DA FILOSOFIA / O ESTUDO DA FILOSOFIA
Prof.ª Adriana Veríssimo Serrão
TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS
I. Associe o nome de cada filósofo a uma corrente de pensamento: fenomenologia, filosofia da Natureza (Naturphilosophie), filosofia transcendental, empirismo, teoria das formas, sofística, estoicismo, hermenêutica.
Kant _________________ Platão ____________Husserl ________________ Marco Aurélio ________________ David Hume _________________ Protágoras ______________
Paul Ricœur___________________ Schelling ____________________
II. Situe cada um dos pensadores na respectiva época histórica:
Freud, Epicuro, David Hume, Aristóteles, Santo Agostinho, John Locke, Paul Ricœur, Jean-Paul Sartre, Heidegger, Kant, Tomás de Aquino, Pedro Hispano, Nietzsche, Karl Marx, Schelling, Henri Bergson, Sócrates, Descartes, Hobbes, Emmanuel Levinas.
Época Antiga .........................................................................................
Época Medieval ....................................................................................
Época Moderna .....................................................................................
Século XIX ............................................................................................
Século XX ..............................................................................................
III. Identifique o autor de cada uma das seguintes obras:
Carta sobre a tolerância ................ Fundamentação da metafísica dos costumes ...................... República ......................... Monadologia ........................ Confissões............................... O nascimento da tragédia .................Metafísica .......................... A Essência do Cristianismo .......................... Proslogion ............................. Ser e Tempo ......................... Discurso do Método ..................... O existencialismo é um humanismo ........................... Ciência da Lógica ………………….
IV. Sublinhe os termos e conceitos que, no seu entender, não são óbvios e carecem de explicação: "O início da cultura e do trabalho para sair da imediatez da vida substancial deverá fazer-se sempre pelo adquirir de conhecimentos de princípios e pontos de vista universais, pelo elevar-se em primeiro lugar somente ao pensamento da Coisa em geral, não menos pelo sustentá-la ou refutá-la com razões, pelo apreender, segundo as determinidades, a plenitude concreta e rica, e pelo saber dar sobre ela uma informação adequada e um juízo sério. " Hegel, Fenomenologia do Espírito.
V. Indique três conceitos fundamentais do texto: "Por uma crítica assim, não entendo uma crítica de livros e de sistemas, mas da faculdade da razão em geral, com respeito a todos os conhecimentos a que pode aspirar, independentemente de toda a experiência; portanto, a solução do problema da possibilidade ou impossibilidade de uma metafísica em geral e a determinação tanto das suas fontes como da sua extensão e limites; tudo isto, contudo, a partir de princípios." (Kant, Crítica da Razão Pura, AXII).
VI. Verta para português o seguinte excerto: "Aesthetics is the area of philosophy that concerns our appreciation of things as they affect our senses, and especially as they affect them in a pleasant way. As such it frequently focuses primarily on the fine arts, the products of which are traditionally designed to please our senses. However, much of our aesthetic appreciation is not confined to art, but directed toward the world at large." (Allen Carlson).
____________________________________________________________________________________se ocupa / diz respeito/ concerne às belas-artes concebidos….
/ _______________________________________________________________
VII. Verta para português o seguintes excerto: "Le bon sens est la chose du monde la mieux partagée: car chacun pense en être si bien pourvu, que ceux mêmes qui sont les plus difficiles à contenter en toute autre chose, n'ont point coutume d'en désirer plus qu'ils n'en ont." (Descartes).
O bom senso é a coisa mais bem distribuída / repartida do mundo: pois cada um julga estar tão bem provido dele/disso, que até msmo aqueles que são mais difíceis de contentar em qualquer outra coisa, não têm qualquer costume de desejar mais dele do que aquele que têm.
VIII. Verta para português o seguinte excerto: "Die Gesetzgebung der menschlichen Vernunft (Philosophie) hat nun zwei Gegenständen, Natur und Freiheit, und enthält also sowohl das Naturgesetzt, als auch das Sittengesetzt, anfangs in zwei besondern, zuletzt aber in einem einzigen philosophischen System." (Kant).
_______________________________________________________________________________A legislação da razão humana (Filosofia) tem dois objectos, Natureza e Liberdade, e contém, por isso, tanto a lei natural quanto a lei moral, primeiro em dois sistemas filosóficos particulares, mas por fim num único sitema.
IX. Verta para português o seguinte excerto: "La filosofía no se puede nunca dar por supuesta; en la medida en que así acontece, deja de funcionar como filosofía. [...] A la filosofía se llega; en rigor, se está siempre llegando." (Julian Marías).
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Próxima aula: Texto de trabalho
I. Kant, Informação acerca da orientação dos seus cursos no semestre de Inverno de 1765-1766.
Abertura Solene do Ano Lectivo - Sunset Party (Alameda da UL)
20 Setembro 2017, 17:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Abertura Solene do Ano Lectivo - Sunset Party (Alameda da UL)