Sumários

Realismo acerca de objectos ficcionais II

8 Outubro 2015, 15:00 António José Teiga Zilhão

Nova motivação para o realismo acerca de objectos ficcionais: exemplos de frases intuitivamente verdadeiras acerca de objectos ficcionais que, prima facie, não se deixam capturar pela estratégia fregeana de análise. 
Formas de realismo: I - O Meinonguianismo. Os objectos ficcionais como reais e actuais embora não existentes. As quatro teses nucleares (ontológicas e semânticas) da posição meinonguiana. As principais vantagens do meinonguianismo. Objecções ao meinonguianismo: i) o problema da contradição; ii) o problema da criatividade; iii) o problema da ficção ou da alucinação dentro da ficção (por exemplo, em Hamlet e Macbeth); iv) o problema de como dar conta de negações de existência dentro da ficção; v) o problema dos objectos intencionais inespecíficos (por exemplo, a chalupa de Quine).


 


Realismo acerca de objectos ficcionais I

1 Outubro 2015, 15:00 António José Teiga Zilhão

Caracterização geral da posição realista acerca de objectos ficcionais. Motivações para o realismo acerca de objectos ficcionais: 1) A semântica dos nomes próprios de Mill (teoria da referência directa): apresentação geral da mesma e da sua conexão com a posição realista. 2) A existência de frases intuitivamente verdadeiras acerca de objectos ficcionais. Objecções: 1) A semântica fregeana - apresentação geral da mesma e do seu tratamento dos nomes próprios, o qual permite que nomes próprios tenham sentido mesmo não tendo referência. 2) A ideia de que frases intuitivamente verdadeiras acerca de objectos ficcionais contêm um operador implícito que introduz um contexto opaco.  


Apresentação

24 Setembro 2015, 15:00 António José Teiga Zilhão

Apresentação do programa, bibliografia, formas de avaliação e regimento do seminário