Sumários

Contexto financeiro e monetário internacional e europeu e primeiros passos da cooperação e integração monetária n(a parte ocidental d)o continente europeu: o Sistema Monetário Internacional e sua crise nos anos setenta do séc. XX e projetos europeus de cooperação e integração monetária desde então

10 Março 2025, 15:30 José Renato Gonçalves

Contexto financeiro e monetário internacional e europeu e primeiros passos da cooperação e integração monetária n(a parte ocidental d)o continente europeu: o Sistema Monetário Internacional e sua crise nos anos setenta do séc. XX e projetos europeus de cooperação e integração monetária.

O primeiro projeto de União Económica e Monetária europeia (Plano Werner) e os Acordos de Basileia de cooperação monetária europeia (1972).
A criação do Sistema Monetário Europeu, em 1979, e seus elementos principais.


Início das apresentações pelos alunos de temas do Programa selecionados e distribuídos para promover a aquisição e o aprofundamento dos conteúdos do programa.

6 Março 2025, 15:30 José Renato Gonçalves

Início das apresentações pelos alunos de temas do Programa selecionados e distribuídos para promover a aquisição e o aprofundamento dos conteúdos do programa.

Questões sobre as apresentações e seu esclarecimento.


(Cont.:) Principais etapas do processo de integração ou «construção» europeia e implicações ("custos" e "vantagens") para os Estados e povos participantes: expansão e consolidação da prosperidade e da democracia. Em especial, a entrada de Portugal para as Comunidades Europeias (em 1986) e suas principais consequências

27 Fevereiro 2025, 15:30 José Renato Gonçalves

(Cont.:)

Principais etapas do processo de integração ou «construção» europeia e implicações ("custos" e "vantagens") para os Estados e povos participantes: expansão e consolidação da prosperidade e da democracia.
Em especial, a entrada de Portugal para as Comunidades Europeias (em 1 de janeiro de 1986) e suas principais consequências (políticas, económicas, sociais).
Participação dos alunos: questões e esclarecimentos


Principais etapas do processo de integração ou «construção» europeia e implicações ("custos" e "vantagens") para os Estados e povos participantes: expansão e consolidação da prosperidade e da democracia. Em especial, a entrada de Portugal para as Comunidades Europeias (em 1 de janeiro de 1986) e suas principais consequências

24 Fevereiro 2025, 15:30 José Renato Gonçalves

Principais etapas do processo de integração ou «construção» europeia e implicações ("custos" e "vantagens") para os Estados e povos participantes: expansão e consolidação da prosperidade e da democracia.

Em especial, a entrada de Portugal para as Comunidades Europeias (em 1 de janeiro de 1986) e suas principais consequências (políticas, económicas, sociais)


(Cont.:) A União Económica e Monetária enquanto objetivo essencial do processo de integração europeia e seus principais antecedentes: das Comunidades Europeias, criadas nos anos cinquenta do séc. XX, à atual União Europeia.

20 Fevereiro 2025, 15:30 José Renato Gonçalves

(Continuação e consolidação da aula teórica anterior:) 

A União Económica e Monetária enquanto objetivo essencial do processo de integração europeia e seus antecedentes: das Comunidades Europeias, criadas nos anos cinquenta do séc. XX, à atual União Europeia.
Contexto histórico e político, após a Segunda Guerra Mundial, na Europa Ocidental.
Propostas de cooperação e de integração económica internacional. 
A Declaração Schuman de 9 de meio de 1950 e os Tratados que criaram as Comunidades Europeias: o Tratado de Paris que criou a CECA (1952) e os Tratados de Roma que criaram a CEE e a CEEA (1957-1958).
Alargamentos dos 6 Estados fundadores para 9, 10, 12, 15, 25, 27, 28 e a saída do Reino Unido.
A União Europeia.